eVito e eSprinter já à venda

02 novembro 2020
5min.

As versões 100% eléctricas dos furgões de média e grande dimensão da Mercedes-Benz já estão a ser comercializadas.

---

Apresentam-se como soluções ideais para o transporte urbano de mercadorias e em zonas de emissões reduzidas e já podem ser encomendadas no mercado nacional. Por fora, mantém o aspecto visual do Vito e do Sprinter de motor a combustão, mas por baixo do capot está a cadeia cinemática elétrica (eATS), que transmite força motriz às rodas dianteiras com uma potência de até 85 kW (116 cv). A bateria de iões de lítio que armazena a energia elétrica está localizada sob o piso do veículo, não afetando a zona de carga. A bateria de alta tensão é constituída por um conjunto de três baterias com uma capacidade de armazenamento útil de 35 kWh e permite uma autonomia eléctrica combinada de 150 quilómetros no eVito e de 118 quilómetros no eSprinter com uma velocidade máxima, de 80 km/h de série ou de 100 km/h ou 120 km/h em opção.

No eSprinter existe como opção uma bateria de alta tensão com maior capacidade (conjunto de quatro baterias), com uma autonomia eléctrica combinada de 156 quilómetros. O eSprinter Furgão está disponível com uma variante de carroçaria enquanto que o eVito Furgão está disponível na variante Standard e Longo.

eVito_01

As primeiras unidades de lançamento vão chegar aos concessionários durante este mês. Ambos os modelos incluem contrato de Manutenção programada, válido durante 4 anos / 4 Serviços (o que ocorrer primeiro) e já estão disponíveis para encomenda em Portugal:

- eVito Furgão a partir de 40.570 € (preço sem IVA)

- eSprinter Furgão a partir de 52.850 € (preço sem IVA)

Ambos os modelos eVito Furgão e eSprinter Furgão, beneficiam da fiscalidade portuguesa para veículos 100% eléctricos, com destaque para o facto de não estarem sujeitos a alguns impostos a que estão sujeitas as viaturas com motor de combustão interna, nomeadamente o ISV e o IUC.

 eSprinter_01

Carregamento rápido e gestão inteligente

O Mercedes-Benz eVito Furgão e o Mercedes-Benz eSprinter Furgão integram um Carregador de Bordo de corrente alternada com uma potência de 7,4 kW, com arrefecimento através de líquido de refrigeração. Desta forma estes novos modelos estão preparados para o carregamento com corrente alternada numa wallbox ou nos postos de carregamento públicos, permitindo carregar a bateria em 6 horas (conjunto de 3 baterias) e em 8 horas (conjunto de 4 baterias). O carregamento é realizado através da tomada de carregamento, ligando o cabo de carregamento na tomada localizada no pilar B, do lado do condutor (eVito Furgão) ou na grelha dianteira (eSprinter Furgão). No caso do eSprinter esta tomada também permite carregar com corrente contínua (C.C.).

Graças à potência máxima de carregamento de 80 kW (disponível em opção), num posto de carregamento rápido (C.C.) é possível carregar a bateria de alta-tensão do eSprinter Furgão desde 10% até 80 % em aproximadamente 20 minutos (3 baterias) ou 25 minutos (4 baterias).

Os Mercedes-Benz eVito e eSprinter possuem uma estratégia de funcionamento inteligente, fazendo com que estes modelos carreguem as respectivas baterias durante a condução. Assim, em modo de desaceleração ou em travagem, a energia mecânica resultante do movimento de rotação é transformada em energia eléctrica e utilizada para carregar a bateria de alta tensão (recuperação). O condutor tem uma influência importante no processo de recuperação de energia. O condutor pode regular a intensidade da recuperação de energia conforme necessário através das patilhas disponíveis atrás do volante. Além disso, três programas da transmissão no eVito Furgão e quatro programas da transmissão no eSprinter Furgão, ajudam o cliente a escolher individualmente entre o máximo conforto e a máxima autonomia durante a condução, com o simples pressionar de um botão. Com alguma prática e condução cuidada, é possível não só recuperar alguma energia de volta para as baterias, como atingir uma significativa poupança no desgaste dos componentes do sistema de travagem.

 eVito_02

O eVito Furgão e o eSprinter Furgão possuem um amplo nível de equipamentos de série, como por exemplo, a Conectividade Mercedes PRO ou o peso bruto de 3.200 kg (eVito Furgão) ou de 3.500 kg (eSprinter Furgão) e vários sistemas de assistência e de segurança, como o Assistente de Vento Lateral, Cruise Control (eVito Furgão), Attention Assist (eSprinter Furgão), Sistema de assistência no arranque e Luzes de Circulação Automáticas.

Para mais informações aceda AQUI.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.