A MAN Truck & Bus considera que o hidrogénio é uma boa opção complementar como combustível alternativo para o transporte de longa distância, e está, por isso, a trabalhar nesse sentido.
Os projectos estão em curso e a marca espera ter já construídos, durante o próximo ano, os veículos protótipos. Em testes está tanto a utilização de uma célula de combustível como de um motor de combustão H2.
Uma vez que emitem apenas vapor de água, as células de combustível apresentam-se como uma alternativa amiga do ambiente. Além disso, a autonomia de aproximadamente 800 km já permite o transporte de longa distância, com uma elevada carga útil.
O motor de combustão a hidrogénio, por outro lado, oferece uma solução mais prontamente disponível e robusta graças à conhecida tecnologia de base.
Os ensaios práticos, em cooperação com clientes seleccionados, estão já previstos para 2023/24. O objectivo é testar todo o eco-sistema do hidrogénio na logística dos transportes. Está ainda prevista a cooperação com universidades.
"Levamos muito a sério a nossa responsabilidade para com o ambiente e a sociedade, pelo que a MAN Truck & Bus está a utilizar muita energia para o desenvolvimento de sistemas de transmissão alternativos", salienta o Dr. Frederik Zohm, membro do Conselho Executivo para a Investigação e Desenvolvimento da MAN Truck & Bus. "O hidrogénio pode ser uma solução interessante, mas depois as infra-estruturas precisam de ser significativamente expandidas. Estamos felizes por dar o nosso contributo, desenvolvendo os veículos certos - como demonstramos com o nosso roteiro".