MAN aposta no hidrogénio

21 outubro 2020
2min.

A empresa está a celebrar várias parcerias com o propósito de promover a mobilidade livre de CO2 na estrada, com soluções eléctricas e a hidrogénio. 

---

A MAN Truck & Bus considera que o hidrogénio é uma boa opção complementar como combustível alternativo para o transporte de longa distância, e está, por isso, a trabalhar nesse sentido.

Os projectos estão em curso e a marca espera ter já construídos, durante o próximo ano, os veículos protótipos. Em testes está tanto a utilização de uma célula de combustível como de um motor de combustão H2.

Uma vez que emitem apenas vapor de água, as células de combustível apresentam-se como uma alternativa amiga do ambiente. Além disso, a autonomia de aproximadamente 800 km já permite o transporte de longa distância, com uma elevada carga útil.

O motor de combustão a hidrogénio, por outro lado, oferece uma solução mais prontamente disponível e robusta graças à conhecida tecnologia de base.

Os ensaios práticos, em cooperação com clientes seleccionados, estão já previstos para 2023/24. O objectivo é testar todo o eco-sistema do hidrogénio na logística dos transportes. Está ainda prevista a cooperação com universidades.

"Levamos muito a sério a nossa responsabilidade para com o ambiente e a sociedade, pelo que a MAN Truck & Bus está a utilizar muita energia para o desenvolvimento de sistemas de transmissão alternativos", salienta o Dr. Frederik Zohm, membro do Conselho Executivo para a Investigação e Desenvolvimento da MAN Truck & Bus. "O hidrogénio pode ser uma solução interessante, mas depois as infra-estruturas precisam de ser significativamente expandidas. Estamos felizes por dar o nosso contributo, desenvolvendo os veículos certos - como demonstramos com o nosso roteiro".


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.