DB Schenker vai ter 36 FUSO eCanter

14 outubro 2020
5min.

A empresa é o maior cliente da frota eléctrica da FUSO, com um total de 41 eCanter, e reforça assim a estratégia de sustentabilidade com uma logística urbana sem emissões e CO2 em 11 países europeus.

---

A DB Schenker (líder mundial de serviços logísticos), e a FUSO (uma marca da Daimler Trucks), estão a expandir a parceria pioneira no campo da e-mobilidade. Nos próximos meses, a DB Schenker terá mais 36 novos veículos FUSO eCanter em 11 países europeus.

A DB Schenker já utiliza o FUSO eCanter em Berlim desde 2018, distribuindo mercadorias embaladas no centro da cidade. Em 2019, a empresa acrescentou novos veículos às suas frotas de Paris, Frankfurt e na zona de Estugarda. 

20C0590_2

Sem emissões e sem ruído em 20 cidades europeias

A FUSO está actualmente a produzir os 36 novos veículos para a DB Schenker na sua fábrica Europeia no Tramagal, em Portugal. Nas próximas semanas, serão equipados com carroçarias de caixa e plataformas elevatórias de vários fabricantes de carroçarias, tornando-os assim ideais para a distribuição de mercadorias embaladas. Para o mercado alemão, por exemplo, as carroçarias são construídas pela Spier em Steinheim, que já tem uma estreita colaboração com a FUSO e com o eCanter. As entregas finais dos veículos FUSO eCanter à DB Schenker terão início de forma sucessiva antes do final do ano, nas várias localizações da empresa de logística.

A DB Schenker utilizará os camiões ligeiros 100% eléctricos com uma potência de 129 kW e uma carga útil de até 3,2 toneladas para a distribuição urbana de percursos curtos nas principais cidades europeias como Oslo, Copenhaga, Madrid, Salzburgo, Viena, Hamburgo, Roma e Milão. No total, os camiões ligeiros eléctricos da DB Schenker fazem entregas de forma quase silenciosa e com zero emissões a clientes em localizações centrais em 20 cidades europeias na Alemanha, Finlândia, Dinamarca, Reino Unido, França, Irlanda, Holanda, Noruega, Áustria, Espanha e Itália. Isto também significa que o FUSO eCanter fará a sua entrada no mercado na Finlândia, Áustria, Espanha e Itália.

Os veículos pesados de 7,49 toneladas têm uma autonomia de pelo menos 100 quilómetros e podem assim cobrir sem problemas as necessidades da DB Schenker na distribuição de curtas distâncias no interior da cidade. Os veículos são recarregados de forma simples durante a noite com carregadores de corrente alternada ou de corrente contínua, dependendo da disponibilidade. O carregamento pode ser reduzido para cerca de 90 minutos se for utilizado um carregador de alta velocidade.

A experiência adquirida com o eCanter da FUSO até à data tem sido muito positiva. Os condutores elogiam a aceleração suave e instantânea e agilidade da condução eléctrica, bem como a ausência de ruído ou vibração no habitáculo. Para a DB Schenker, o FUSO eCanter provou a sua fiabilidade em operações reais ao longo dos últimos dois anos e oferece uma solução de mobilidade ecológica para a sua frota de camiões, enquanto um componente importante da sua estratégia de sustentabilidade.

20C0590_4 (kopia)_max4mb

Mais de 200 veículos FUSO eCanter em utilização no mundo inteiro

O FUSO eCanter é o primeiro camião ligeiro da Daimler Trucks totalmente eléctrico na produção de pequenas séries. A FUSO celebrou o lançamento no mercado deste veículo comercial para distribuição em percursos mais curtos em 2017. Desde então, o FUSO eCanter tem sido entregue a numerosos clientes na Europa, Japão e EUA. Com a conclusão da entrega destes novos 36 veículos à DB Schenker, mais de 200 veículos FUSO eCanter estarão em operação diária em 14 países. A frota global de eCanter da FUSO ultrapassou mais de 2,5 milhões de quilómetros percorridos localmente, sem emissões.

Actualmente, os engenheiros da Daimler estão continuamente a recolher dados e feedback com base no funcionamento diário do veículo, perfis de rota e características de carregamento, em conjunto com os clientes. Esta informação é direccionada para o desenvolvimento contínuo da próxima geração do FUSO eCanter. A produção em série do FUSO eCanter da próxima geração com uma gama e tecnologia melhoradas é esperada na primeira metade desta década. A FUSO é assim uma parte essencial da estratégia de sustentabilidade da Daimler Truck AG, que pretende ter todos os novos veículos na Tríade (Europa, América do Norte e Japão) "tank-to-wheel" neutro em CO2 até 2039.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.