MAN prepara oficinas para veículos eléctricos

28 setembro 2020
5min.

Até ao final de 2021 serão preparadas 170 oficinas, com uma ampliação abrangente de competências e da rede de serviços, com vista à e-mobilidade.

Oficina MAN
Oficina MAN 2

Oficina MAN

A transição para a mobilidade eléctrica exige uma série de alterações não só no serviço mas também no mercado pós-venda. Assim, a MAN Truck & Bus tenciona preparar 110 pontos de serviço na Europa para dar assistência a veículos eléctricos até ao final deste ano. Até ao final do próximo, serão ainda adaptadas outras 60 oficinas, de maneira a assegurar que os actuais e os futuros clientes de camiões eléctricos, autocarros e carrinhas tenham acesso a uma rede de serviços abrangente na Europa.

Os procedimentos de preparação das oficinas de serviço MAN existentes foram divididos em três fases, com um nível de supervisão definido para as respectivas oficinas de serviço - incluindo o apoio de peritos com sistemas de reparação de alta tensão, qualificações para que as oficinas se possam especializar em e-mobilidade, e ajuda a certas oficinas com especialização na reparação de baterias de alta tensão (por exemplo, em caso de acidente). Os conhecimentos especializados serão inicialmente acumulados em locais onde já existe um volume elevado de veículos eléctricos. Prevê-se que redes de serviço seleccionadas em áreas urbanas estejam disponíveis para a reparação de veículos de alta tensão até ao final de 2021. A MAN irá também formar uma equipa de peritos para poder trabalhar com baterias ao vivo para quase todos os mercados na Europa.

Para além de desenvolver as competências dos profissionais nas oficinas, a MAN também equipará as oficinas com ferramentas especiais para lidar com sistema de alta tensão. A empresa implementará também novos processos e práticas de trabalho, a fim de garantir que os veículos eléctricos sejam tratados com segurança. Cada um dos parceiros de serviço seleccionados da MAN também receberá pelo menos dois especialistas eléctricos formados para a tecnologia de veículos. Desta forma, a MAN assegura que, em cada área urbana, existam especialistas formados em lidar com veículos eléctricos e que possam também repará-los profissionalmente. 

O conceito de mobilidade eléctrica MAN para oficinas também tem em consideração a devolução, substituição e reparação de baterias de alta tensão instaladas em veículos eléctricos. A estas baterias aplicam-se normas particulares de segurança no que diz respeito ao armazenamento e transporte. Uma vez que as quantidades ainda são baixas e os custos relativamente elevados, o conceito não prevê o armazenamento ou reparação de baterias dentro das próprias oficinas. Em vez disso, de acordo com as normas de segurança, as devoluções serão centralizadas. Assim, quando se prevê a substituição de uma bateria, esta será enviada para a fábrica.

A MAN Truck & Bus está a preparar não só as oficinas de serviço, mas também os clientes e motoristas para as especificidades de lidar com camiões eléctricos, autocarros e carrinhas. Cada cliente recebe um guia completo de entrega-verificação que contém informações e notas de segurança sobre o seu veículo quando adquire um veículo eléctrico MAN. Além disso, os clientes e os seus motoristas têm a oportunidade de completar um curso de formação técnica específico MAN ProfiDrive que fornece informações ainda mais aprofundadas sobre como lidar com veículos elétricos de forma segura e económica.

A MAN Truck & Bus já tem uma gama de e-mobilidade dentro de todos os seus segmentos de veículos. Por exemplo, a carrinha eTGE totalmente eléctrica está disponível para produção em série desde a IAA Veículos Comerciais de 2018. Os clientes têm vindo a realizar testes práticos do autocarro urbano MAN Lion's City E eléctrico em toda a Europa desde o final de 2019. A produção em série terá início no quarto trimestre de 2020. Finalmente, a produção em pequenas séries do camião de distribuição eTGM tem tido lugar desde o início deste ano e já foi vendido a vários clientes na Europa.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.