Seis factores que influenciam a autonomia

07 setembro 2020
2min.

A autonomia dos veículos eléctricos é uma das principais preocupações de quem pretende comprar um automóvel com este tipo de tecnologia. A Hyundai indica quais os principais factores que influenciam a autonomia.

Hyundai apresenta 6 fatores principais que influenciam a autonomia (1)
Hyundai apresenta 6 fatores principais que influenciam a autonomia

Hyundai apresenta 6 fatores principais que influenciam a autonomia (1)

Exposição a temperaturas extremas

Os proprietários de veículos eléctricos devem evitar expor o automóvel a temperaturas muito elevadas ou baixas. Sempre que possível, o automóvel deve ser estacionado em locais que protejam o veículo da exposição directa ao sol ou à neve.

Carregamento da bateria

É recomendado carregar a bateria apenas até aos 80% de capacidade e evitar que se descarregue por completo. Caso aconteça, essa situação está a contribuir e a acelerar para a degradação da bateria. O ideal será sempre carregar o veículo até aos 80% e carregá-lo mesmo que o veículo ainda tenha bastante bateria, por exemplo 50%. Para além disto, é ainda preferível carregar a bateria nos postos de carregamento normais e evitar realizar muitos carregamentos nos postos de carregamento rápidos. Estas práticas ajudam também a preservar a vida útil da bateria.

Vida útil da bateria

Com o tempo, a bateria vai apresentando algum desgaste. Pelo que, quando o veículo é novo, apresenta uma autonomia de, por exemplo, 300 quilómetros. É natural que passados alguns anos a autonomia máxima seja ligeiramente inferior.

Estilo de condução

O estilo de condução afecta a autonomia no sentido em que velocidades elevadas, por exemplo, vão requerer que o veículo utilize uma maior quantidade de energia, acabando por a extinguir mais rapidamente.

As acelerações repentinas também irão contribuir para um gasto energético bastante superior. Neste aspecto, os veículos eléctricos podem ser equiparados aos carros a combustão.

Trajecto a percorrer

Outro factor que funciona da mesma forma que nos automóveis a combustão. A autonomia vai variar de acordo com a exigência que o próprio trajecto impõe ao motor. Como tal, é natural e expectável que a quantidade de energia necessária para o fazer mover numa descida seja inferior à quantidade de energia necessária para o fazer subir.

A utilização de determinados equipamentos no automóvel

Ao utilizar o ar condicionado, o cruise-control e modos de condução menos ecológicos, estes equipamentos estarão a contribuir para a diminuição da autonomia do veículo pois têm influência no gasto de energia.

Consulte em https://blueacademy.hyundai.pt/artigo/autonomia-dos-carros-eletricos/ o artigo por completo.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.