Mercedes-Benz eVito Tourer chega ao mercado

04 setembro 2020
11min.

O novo eVito Tourer já está à venda, com o mesmo design visual familiar do Vito com motor de combustão, agora, em modo eléctrico e sem emissões. As primeiras unidades chegam em Novembro.

---

O novo Mercedes-Benz eVito Tourer possui o design visual familiar do Vito equipado com motor de combustão, contudo, por debaixo do capot encontra-se a cadeia cinemática eléctrica (eATS), que transmite força motriz às rodas dianteiras com uma potência de até 150 kW (204 cv). A energia eléctrica é armazenada numa bateria de iões de lítio na secção inferior do piso do veículo, cuja profundidade e posicionamento central traduz-se num efeito positivo na estabilidade de condução do eVito Tourer. A sua bateria tem uma capacidade de armazenamento útil de 90 kWh e permite uma autonomia eléctrica combinada de 358 quilómetros na versão Portuguesa, com uma velocidade máxima, de 140 km/h de série ou de 160 km/h em opção, assegura deslocações rápidas, mesmo fora das zonas urbanas. Está disponível em duas variantes de carroçaria com diferentes comprimentos: Standard (5.140 mm) e Longo (5.370 mm). O novo eVito Tourer incluiu contrato de Manutenção programada incluído, válido durante 4 anos / 4 Serviços (o que ocorrer primeiro) e já está disponível para encomenda em Portugal a partir de 58.600 € (preço sem IVA), sendo que as primeiras unidades de lançamento chegarão aos Concessionários no mês de Novembro 2020.

eVito Tourer  (2)

Os destaques do eVito Tourer:

  • Cadeia cinemática 100% eléctrica com uma autonomia de 358 quilómetros e sem emissões poluentes locais.
  • Carregamento rápido por corrente contínua (C.C.) 50 kW (110 kW disponível em opção)
  • Carregamento por corrente alternada (C.A.) até 11 kW.
  • Contrato de Manutenção programada incluído, válido durante 4 anos / 4 Serviços (o que ocorrer primeiro).
  • Baterias montadas sob o piso, não restringindo o espaço interior.
  • Aspecto familiar da Gama Vito, no interior e exterior com lotação até 9 Lugares.
  • Emissões de ruído muito reduzidas durante a condução e ausência de ruído enquanto parado.
  • Baixos custos operacionais comparativamente à alternativa de motor de combustão interna.

Com o lançamento no mercado nacional do eVito Tourer, do EQV, do eVito Furgão e do eSprinter Furgão em 2020, a Mercedes-Benz Vans inicia a sua estratégia de lançamento de veículos sem emissões de gases locais nos segmentos de Mid-Size Vans e Large Size-Vans. Com o inicio de comercialização do novo eVito, os clientes já podem encomendar um veículo com produção no 4º trimestre de 2020. O novo eVito Tourer atinge uma nova dimensão no segmento de veículos ligeiros eléctricos para o transporte de passageiros até 9 lugares no que diz respeito a autonomia, em qualquer situação: seja numa utilização privada, no serviço de transporte pendular de um hotel, como táxi de elevada capacidade ou em serviços de transporte partilhado.

O novo eVito Tourer irá beneficiar da fiscalidade Portuguesa para veículos 100% eléctricos, destacando-se neste caso a não sujeição a alguns impostos a que estão sujeitas as viaturas com motor de combustão interna, nomeadamente: o ISV, IUC, Tributação Autónoma (no caso de pessoas coletivas ou singulares da categoria B com contabilidade organizada).

Carregamento rápido e gestão inteligente

O Mercedes-Benz eVito Tourer integra um Carregador de Bordo de corrente alternada com uma potência de 11kW, arrefecido a líquido de arrefecimento. Isto significa que está preparado para o carregamento com corrente alternada numa wallbox ou nos postos de carregamento públicos. O carregamento é realizado através da tomada de carregamento CCS, ligando o cabo de carregamento no lado esquerdo do para-choques dianteiro.

Esta tomada também permite carregar o eVito Tourer com corrente contínua (C.C.). Graças à potência máxima de carregamento de 110 kW (disponível em opção), num posto de carregamento rápido (C.C.) é possível carregar a bateria de alta-tensão do eVito Tourer desde 10% até 80 % em aproximadamente 45 minutos.

Graças à sua estratégia de funcionamento inteligente, o Mercedes-Benz eVito Tourer também carrega a sua bateria durante a condução. Em modo de desaceleração ou em travagem, a energia mecânica resultante do movimento de rotação é transformada em energia elétrica e utilizada para carregar a bateria de alta tensão (recuperação). O condutor tem uma influência importante no processo de recuperação de energia. O condutor pode regular a intensidade da recuperação de energia conforme necessário através das patilhas atrás do volante. Um estilo de condução particularmente eficiente e confortável é ativado através de uma nova funcionalidade do eVito Tourer: o nível de recuperação D. De acordo com a máxima "conduza por antecipação e poupe energia", a informação dos sistemas de protecção é interligada e a intensidade da recuperação de energia é ajustada em função da situação, em tempo real. Além disso, três programas da transmissão ajudam o cliente a escolher individualmente entre o máximo conforto e a máxima autonomia durante a condução, com o simples pressionar de um botão.

 

Tão prático quanto o modelo equipado com motor convencional a combustão e com um custo total de posse comparável

O eVito Tourer está disponível em duas diferentes versões de comprimento: Standard, com um comprimento total de 5.140 milímetros e Longo, com 5.370 milímetros. Ao dispor da bateria de alta-tensão localizada na secção inferior do piso da carroçaria, o espaço interior mantem-se disponível e sem restrições. Desta forma, o eVito Tourer cumpre os mais elevados requisitos no que diz respeito a funcionalidade e versatilidade, nos vários domínios do transporte de passageiros.

Os clientes beneficiam de uma ampla gama de configurações de bancos:

  • Com dois bancos corridos no compartimento dos passageiros traseiros, o eVito Tourer torna-se um veículo de transporte pendular confortável que cumpre todos os requisitos de transporte moderno de passageiros, com uma experiência de condução ágil e particularmente silenciosa.
  • Graças à flexível configuração dos bancos, pode ser equipado, por exemplo, com até nove lugares ou com bancos traseiros face-a-face.

O eVito Tourer será integrado no processo normal de produção em série da fábrica de Vitoria, no norte de Espanha, onde o Mercedes-Benz Vito, o Mercedes-Benz Classe V e o Mercedes-Benz EQV são também produzidos. Esta integração permite uma produção flexível e sinérgica, em correlação direta com os requisitos dos clientes.

O eVito Tourer possui um leque elevado de equipamentos de série, como por exemplo, as jantes de 17 polegadas ou o aquecimento do banco do condutor e vários sistemas de assistência e de segurança, como  Active Brake Assist, Attention Assist, Luzes de Circulação Automáticas e o Cruise Control. Pela primeira vez e único neste segmento, o eVito Tourer tem disponível em opção o sistema de suspensão pneumática AIRMATIC. As vantagens deste sistema são o maior conforto de condução, o menor ruído, bem como o menor consumo de energia quando conduzido a maiores velocidades.

Especificações Técnicas AQUI.

Equipamento de série do Mercedes-Benz eVito Tourer (mercado Português)

Chassis

  • Direcção eléctrica
  • Active Brake Assist
  • Suspensão reforçada
  • Pneus 245/55 R17
  • Jantes de liga leve 7 J x 17, com 20 raios
  • Roda de reserva
  • Sistema de monitorização da pressão dos pneus

Motor

  • Motor eléctrico 150 kW/bateria de alta-tensão de 90 kWh (utilizável)
  • Carroçaria e elementos
  • Retrovisores aquecidos e regulação eléctrica
  • Regulação do alcance dos faróis
  • Faróis de halogéneo
  • Luzes interiores na traseira
  • Luz ambiente, porta traseira
  • Luzes de travagem de emergência
  • Retenção activa de carga na porta de correr
  • Porta de correr do lado direito
  • Sistema de segurança para crianças nas portas traseiras
  • Pega auxiliar na entrada lateral direita
  • Pegas auxiliares na entrada das portas dianteiras
  • Vidros eléctricos dianteiros "conforto"
  • Vidro traseiro com limpa vidros
  • Vidros isolantes
  • Vidros escurecidos
  • Para-choques pintado na cor do veículo
  • Equipamento interior
  • Aquecimento do banco do condutor
  • Banco duplo do passageiro
  • Banco de 3 lugares na 1ª fila com banco rebatível
  • Banco de 3 lugares na 2ª fila
  • Apoios de braços nos bancos de passageiros
  • Sistema de fixação rápida dos bancos p/ 2 filas
  • Airbag para o condutor e para o passageiro
  • Sidebag para o condutor
  • Airbags cortina (condutor e passageiro)
  • Porta-luvas com fechadura
  • Dois porta copos
  • Pontos de fixação na estrutura do tejadilho
  • Volante em pele
  • Pegas de apoio para os passageiros
  • Aquecimento do habitáculo com o motor a frio
  • Conduta de ar para o compartimento traseiro
  • Ar condicionado TEMPMATIC
  • Bancos em tecido Caluma preto

 

 

Instrumentação, rádio e equipamento eléctrico

  • Rádio Digital Áudio 10
  • Altifalantes dianteiros e traseiros de 2 vias
  • Cabo de carregamento modo 3 (tipo 2, 3x32A) 4m
  • Carregamento em C.A. 11 kW/ C.C. 50 kW
  • Tomada de 12V
  • Painel de instrumentos Highline
  • Gerador de som de aproximação do veiculo
  • Indicador do nível do liquido limpa-vidros
  • Volante multifunções, ajustável em altura e profundidade
  • Indicador de temperatura
  • Sensor de chuva
  • Módulo de comunicação (LTE)
  • ATTENTION ASSIST
  • Assistente de faróis
  • Fecho conforto das janelas
  • Imobilizador
  • Limitador de velocidade 140 km/h
  • Sistema de assistência no arranque
  • Chamada de emergência Mercedes-Benz
  • Gestão de avarias

Para mais informações, visite www.mercedes-benz.pt.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.