“Polícias” da Europa elegem eléctricos Hyundai

22 junho 2020
6min.

À medida que cada vez mais se preocupam com o ruído no centro da cidade e com a poluição do ar, várias forças policiais europeias estão a recorrer a soluções de mobilidade ecológica que atendam às suas necessidades.

---

Um número crescente de forças policiais na Europa estão a recorrer aos veículos eléctricos da Hyundai para utilizar nas suas frotas. Entre as preocupações crescentes sobre a poluição do ar nos centros das cidades, os veículos com 0% de emissões, quer BEV quer FCEV, representam uma solução atractiva para as necessidades de mobilidade policiais. Longas autonomias, poupança no combustível e – no caso dos veículos a fuel cell – curtos tempos de reabastecimento contribuem para a popularidade dos veículos entre as forças da ordem.

“A notoriedade dos veículos Hyundai com 0% de emissões presentes nas frotas policiais europeias demonstra a qualidade e versatilidade dos mesmos”, afirma Andreas Christoph Hofmann, Vice-Presidente de Marketing & Produto na Hyundai Motor Europe. “O facto dos nossos veículos ecológicos serem capazes de responder às necessidades de civis e de entidades públicas mostra que os nossos produtos podem ajudar a tornar as ruas mais seguras e mais limpas”, referiu.

Kauai Electric: Popular entre polícias e civis

O SUV 100% eléctrico da Hyundai, Kauai Electric, é uma escolha comum para frotas policiais em países como Suíça, Holanda, Espanha e Reino Unido.

Há um ano, a força policial do cantão de St. Gallen, na Suíça, adicionou 13 unidades do Kauai Electric à sua frota – cinco como veículos policiais e oito como veículos civis. A força policial de St. Gallen queria efectuar a transição para uma mobilidade ecológica com o intuito de reduzir o ruído e as emissões no cantão. O Kauai Electric foi o único EV que cumpriu com os seus rigorosos requisitos: potência superior a 100 kW, autonomia superior a 400 km, custos de aquisição inferiores a 50.000 francos suíços e disponibilidade.

Na Holanda, as forças policiais em Amsterdão, Holanda Ocidental e Holanda Central estão a testar também a aptidão do Kauai Electric como uma viatura policial. A sua longa autonomia e o carregamento rápido fazem dele uma escolha atractiva para as necessidades das forças de segurança. Quando conectado a um carregador rápido de 100 kW, a bateria pode ser carregada até 80% em aproximadamente 54 minutos. Esta funcionalidade é válida para as versões com bateria de 39 kW e 64 kW.

O Kauai Electric pode também ser encontrado nas frotas das polícias de Valencia, em Espanha, nas versões de 39 kW e 64 kW. No Reino Unido, a polícia de Sussex e a polícia do Norte do País de Gales também tem um Kauai Electric em cada uma das suas frotas. Adicionalmente, a polícia de Hampshire encomendou nove unidades do Kauai Electric para a sua frota.

Mobilidade a Hidrogénio

A segunda geração do veículo fuel cell da Hyundai, o Hyundai NEXO, está a ser utilizado pelas forças policias de Inglaterra e, mais recentemente, da Alemanha. A polícia de Surrey, no sudoeste de Inglaterra possui um NEXO na sua frota. Entretanto, a força policial de Osnabrück, na Alemanha, também adquiriu recentemente um NEXO, tornando a sua mobilidade cada vez mais verde.

A polícia de Bolzano, em Itália, já está a utilizar o antecessor do NEXO, o ix35 fuel cell como carro de patrulha. Mais recentemente, adicionaram uma frota composta pelo NEXO para patrulhar, sem emissões, a poluída Autoestrada de Brenner.

As pilhas de combustível do Nexo são alimentadas somente a hidrogénio e emite apenas vapor água. Com um reduzido tempo de reabastecimento e uma autonomia de até 666 km, este é perfeitamente capaz de atender às necessidades das forças policias e, em simultâneo, proteger o meio ambiente. O NEXO é alimentado através de uma pilha de hidrogénio de 95 kW e alcança uma velocidade máxima de 179 km/h.

Na estrada sem emissões

O Hyundai IONIQ foi o primeiro veículo da Hyundai a estar disponível em três motorizações ecológicas: Hybrid, Plug-in Hybrid e Electric. Hoje em dia, o conhecido EV chegou às forças policias em Guadalete e Bilbau, em Espanha. A presente geração do Hyundai IONIQ sofreu um aumento na capacidade de energia de 36% face à versão anterior e uma autonomia real de 311 km, graças à sua bateria de 38,3 kWh.

ECO Mobilidade

Com o desenvolvimento de modelos eléctricos como o Kauai Electric, NEXO, IONIQ e ix35 Fuel Cell, a Hyundai Motor estabeleceu-se como líder na área da ECO Mobilidade. A Hyundai tem como objectivo estar entre os três principais fabricantes de veículos eléctricos a nível global até 2025, sendo que actualmente a marca sul coreana oferece a gama mais diversificada de motorizações electrificadas do mercado. A ECO Mobilidade reflete o compromisso da Hyundai em progredir e tornar o mundo num lugar melhor. Até 2025, a marca ambiciona vender 670.000 veículos eléctricos por ano.

Leia o Nº116 da Revista Eurotransporte AQUI

 


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.