Novo Zafira-e Life para viagens com emissões zero

19 junho 2020
4min.

Maior segurança, múltiplos sistemas de assistência à condução e um sem número de inovações relativas à conectividade, é o que a Opel oferece ao mercado com a nova Zafira-e, um veículo totalmente eléctrico direccionado para viagens com emissões zero.

---

A Opel dá continuidade ao programa de electrificação da sua gama de produtos, agora com o anúncio de uma variante totalmente eléctrica do emblemático monovolume Zafira Life, a referência entre os modelos de passageiros com múltiplos bancos. Com capacidade até nove lugares e disponível em três comprimentos de carroçaria, o novo Zafira-e Life oferece todos os benefícios das versões com motores a combustão deste “Lounge Sobre Rodas” da marca alemã, acrescentando-lhe, agora, a cada vez mais agradável capacidade de viajar em total silêncio e sem emissões. Sublinhe-se que a maioria das versões do Zafira-e Life tem uma altura inferior a 1,90 metros o que lhes permite aceder a garagens subterrâneas convencionais, algo que é de importância significativa, por exemplo, no domínio dos “shuttles” de hotelaria. A opção de gancho de reboque permite que o Zafira-e Life possa atrelar reboques com capacidade até 1000 kg.

06-Opel-Zafira-e-512197

Com 100 kW de potência (136 cv) e 260 Nm de binário máximo obtidos do sistema de propulsão eléctrica, o Zafira-e Life proporciona ‘performances’ superiores à da maioria dos veículos multiusos eléctricos. Controlada electronicamente, a velocidade máxima de 130 km/h permite cumprir com as limitações das autoestradas, preservando, também, a autonomia eléctrica do modelo.

Dependendo da utilização a que se destine, o Zafira-e Life pode ser equipado com uma bateria de iões de lítio com 75 kWh2 de capacidade, que lhe confere uma autonomia referencial na classe até 330 quilómetros (ideal para as grandes férias em família) ou com uma bateria de 50 kWh para uma autonomia até 230 km (valores de acordo com a norma WLTP1). As baterias compõem-se de 18 e 27 módulos, respectivamente. Integradas sob o compartimento de carga, sem comprometer a volumetria do habitáculo e da bagageira, as baterias contribuem para baixar o centro de gravidade do veículo, beneficiando a estabilidade com vento e em curvas, tornando as viagens mais agradáveis.

04-Opel-Zafira-e-512196

Um sofisticado sistema de travagem regenerativa, através do qual se recupera a energia produzida em travagem ou desaceleração, aumenta ainda mais a eficiência do sistema de propulsão eléctrica do novo Zafira-e Life.

Quanto aos serviços electrónicos “OpelConnect”, com diferentes opções de carregamento, facilitam a “e-mobilidade”.

Para facilitar a utilização, sistemas como o “OpelConnect”, a “app myOpel” e o “Free2Move Services” – marca de mobilidade do Groupe PSA – providenciam soluções especiais abrangentes destinadas a todos os modelos eléctricos da Opel, incluindo o Zafira-e Life. Os serviços estão acessíveis através de aplicações dedicadas.

Com as funções de controlo remoto electrónico “OpelConnect” é possível utilizar um ‘smartphone’ para verificar o estado de carga da bateria ou pré-programar a ligação do sistema de ar condicionado e os tempos de carregamento. Para além disso, a oferta integrada no sistema "OpelConnect" varia das chamadas de emergência eCall e de avaria a inúmeros outros serviços, como informações sobre o estado do veículo. O sistema LIVE Navigation3 dá informações de tráfego “online” em tempo real.

Leia o Nº116 da Revista Eurotransporte AQUI

 


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.