Citroën Ami-100% ëlectric vence ‘Disruptor Award’

01 maio 2020
3min.

Vencedor do "Disruptor Award" nos ‘Electric Awards 2020’, da BBC Top Gear, o Ami-100% ëlectric, da Citroën, é inspirado no desejo de tornar a mobilidade urbana acessível para todos. Sem necessidade de carta de condução, o modelo tem propostas “à la carte” adaptadas às necessidades de cada um.

---

Poucas semanas após a sua revelação em Paris, no final de fevereiro, o Citroën Ami-100% ëlectric foi distinguido com o troféu "Disruptor Award" nos "Electric Awards 2020" da revista BBC Top Gear. O modelo eléctrico da marca francesa impressionou o painel de jurados da Top Gear pela sua abordagem singular e inovadora do futuro da mobilidade eléctrica em meio urbano.

Derivado do AMI ONE Concept, que foi mostrado pela primeira vez no Salão de Genebra, em Março do ano transacto, a versão de produção do Ami é uma resposta compacta e acessível às necessidades de mobilidade em constante evolução, nas cidades e centros urbanos. Este objecto de mobilidade de zero emissões está equipado com uma bateria de 5,5 kWh, com uma autonomia máxima de 70 km, que pode ser totalmente carregada em apenas 3 horas, a partir de uma tomada eléctrica doméstica padrão.

Com uma velocidade máxima de 45 km/h, o Ami - 100% ëlectric pode ser conduzido por qualquer pessoa a partir dos 16 anos de idade, sem carta de condução em alguns países europeus (14 anos em França), ajudando uma geração mais jovem a ter acesso mais fácil a uma mobilidade eléctrica em áreas urbanas.

Os jurados da BBC Top Gear também ficaram impressionados com o design do Ami e com o seu visual moderno. Com portas de abertura assimétrica e com espaço para dois passageiros no seu interior, o Ami pode ser personalizado através de 6 packs coloridos de acessórios. O Ami tem 2,41 m de comprimento, 1,39 m de largura e 1,52 m de altura, e dispõe de um ângulo de viragem ágil, o que o torna ideal para as ruas mais estreitas das cidades e para os lugares de estacionamento mais apertados.

Arnaud Belloni, Diretor Global de Marketing & Comunicação da Citroën, afirmou que o Ami dá “continuidade a uma longa tradição de veículos Citroën que sacudiram o mercado e introduziram uma nova maneira de pensar, pelo que conquistar o ‘Disruptor Award’ da BBC Top Gear é um grande testemunho do trabalho que fazemos para inovar e apresentar aos clientes soluções de mobilidade novas e entusiasmantes. Com o Ami, tornamos a mobilidade urbana mais fácil e acessível, sem exigência de carta de condução. Com esta solução 100% eléctrica, compacta e protectora, dirigimo-nos a uma nova geração de compradores de veículos eléctricos”, concluiu.

Leia o nº115 da Revista Eurotransporte AQUI


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.