Grupo Renault acelera estratégia de electrificação

09 março 2020
6min.

Ao Clio E-TECH 140cv e ao Captur E-TECH Plug-in 160cv, junta-se o Mégane E-TECH Plug-in 160cv. Estes três modelos, “full hybrid” (Clio) e “plug-in hybrid” (Captur e Mégane), completam a vasta oferta eléctrica da gama Renault, ao lado de modelos 100% eléctricos, como o ZOE, Twingo Z.E. e Kangoo Z.E.

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O Grupo Renault é pioneiro e especialista na mobilidade eléctrica que é, de resto, a pedra angular do compromisso do Grupo francês no desenvolvimento da mobilidade sustentável acessível a todos. Há mais de 10 anos que o Grupo Renault acumula experiência e conhecimento nos automóveis eléctricos. Esses conhecimentos são agora aplicados na criação de motores híbridos mais dinâmicos e mais eficientes.

Graças ao trabalho realizado no desenvolvimento de motores híbridos multimodais, os motores E-TECH garantem: um arranque sistemático em modo 100% eléctrico; prazer de condução em todas as circunstâncias e um excelente rendimento energético. Tudo isto graças à inovadora caixa de velocidades inteligente multimodo, à eficiente travagem regenerativa e à elevada capacidade de recarregamento de bateria.

O Clio E-TECH pode assegurar até 80% do tempo de circulação em cidade, em modo totalmente eléctrico, o que representa um ganho nos consumos, face a um motor a gasolina, que pode atingir os 40% em ciclo urbano. O Novo Captur E-TECH Plug-in e o Novo Mégane E-TECH Plug-in, dispõem de uma autonomia que lhes permite rolar 50 km em modo 100% eléctrico, a uma velocidade de 135 km/h, em utilização mista (WLTP), e até 65 km em utilização urbana (WLTP City).

Tecnologia inovadora

O grupo motopropulsor, com base em motores híbridos, usado na gama Renault, é modular com duas variantes: E-TECH (HEV ou “híbrido”) e E-TECH Plug-in (PHEV ou “híbrido recarregável”).

Integrar esta nova tecnologia nos novos modelos foi fácil, graças às novas plataformas modulares CMF-B e CMF-C/D, que foram concebidas para alojar sistemas electrificados e pelas características da tecnologia E-TECH, que pode ser alojada no compartimento do motor de um automóvel compacto como o Clio.

Os engenheiros da Renault desenvolveram uma solução híbrida inovadora (com mais de 150 patentes), original e exclusiva, baseada numa arquitetura híbrida “serie-paralela”, para garantir o mais alargado leque de combinações e as mais baixas emissões de CO2.

Os modelos híbridos de produção partilham e beneficiam de tecnologias originalmente desenvolvidas para a Fórmula 1.

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Otimização da energia

Desde 2013, que o Renault F1 Team e a engenharia da Renault têm partilhado “know-how” em matéria de gestão de energia. E graças a essa partilha de conhecimento, os motores E-TECH combinam prazer de condução, com alta eficiência, em termos de velocidade de regeneração e uso de energia.

Quer nos motores de F1, quer nos motores de série, existe um regime de rendimento ideal (produção térmica usada, face à quantidade de combustível utilizada). Em ambos os casos, as leis de gestão de energia são desenhadas para utilizar este regime, optimizado para promover o recarregamento da bateria sempre que a energia gerada exceda o necessário.

Tal como na F1, a energia cinética pode ser recuperada na desaceleração ou na travagem e transformada em energia eléctrica para recarregar a bateria. Nos modelos de série, e especialmente em autoestrada, o sistema de gestão de energia intervém, forçando o motor a operar neste regime ideal de rendimento, de forma a promover o recarregamento da bateria. Esta energia adicional armazenada poderá então ser usada para ajudar o motor de combustão nas acelerações mais fortes, ou para assegurar uma viagem 100% eléctrica, quando o itinerário planeado percorre zonas urbanas.

Nos automóveis de série com motores E-TECH Plug-in, o modo SPORT, do sistema MULTI-SENSE, permite que toda a potência térmica e eléctrica seja usada em simultâneo, garantindo mais prazer de condução e eficiência em aceleração.

Inovadora caixa de velocidades

A arquitetura do grupo motopropulsor do motor Renault E-TECH baseia-se, também, nos mesmo princípios aplicados nos monolugares da Fórmula 1. Um motor de combustão combinado com dois motores eléctricos e uma bateria central. Esta arquitetura está emparelhada com uma caixa de velocidades multimodo de “carretos direitos”. 

Esta caixa de velocidades, sem embraiagem, permite um arranque 100% eléctrico, e reduz significativamente a quebra entre passagens de caixa, o que melhora o conforto de condução e a performance em aceleração.

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Renault E-TECH, uma dupla motorização

Os motores Renault E-TECH (híbridos e híbridos recarregáveis) e Plug-in híbridos foram desenvolvidos e patenteados pela engenharia Renault e utilizam componentes desenhados no seio da Aliança, como o motor de nova geração a gasolina de 1.6 litros, que foi retrabalhado, especificamente, para o efeito. A este motor adicionam-se dois motores eléctricos – um de tipo HSG (High-Voltage Starter Generator) – e uma inovadora caixa de velocidades multimodo sem embraiagem.  A associação destes dois motores eléctricos e da caixa de velocidades optimizam e tornam mais fluídas as passagens de caixa (este tipo de arquitetura é reconhecido por proporcionar o melhor rendimento energético e deriva diretamente da vasta experiência do Renault F1 Team).

 


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