Fiat apresentou novo 500 eléctrico em Milão

06 março 2020
7min.

A Fiat apresentou em Milão o seu mais recente modelo eléctrico, o novo 500 sob o lema “está na hora de actuar para criar um futuro melhor.” Todos temos de nos comprometer e a Fiat aceitou o desafio oferecendo a sua jóia da coroa: o 500 modelo que muda quando as exigências sociais se alteram...

---

Apresentado esta semana (4 de Março) em Milão, o novo Fiat 500, o primeiro modelo da FCA totalmente eléctrico, vai fazer mudar as regras do jogo para as viaturas com zero emissões.

Para desenhar o futuro do 500, a Fiat partiu daquilo que fez do modelo aquilo que é. Isto foi aplicado também na primeira geração, que ofereceu mobilidade e liberdade nos anos sessenta. O 500 representou uma mudança radical, tendo-se tornado uma marca muito apreciada. Uma viatura que sempre esteve na crista da onda e que se afirmou como um ícone desde o seu lançamento, há 63 anos.

Com a segunda geração, apresentada em 2007, o Fiat 500 introduziu nos veículos citadinos o conceito de beleza e encanto, tendo-se tornado o símbolo de moda e de estilo italianos que conquistou o mundo.

Agora, em 2020, com a chegada de uma nova era, chega também a altura de o Fiat 500 utilizar a sua popularidade para inspirar a mudança, tornando-se parte da solução.

Já que se espera que a mobilidade seja mais sustentável, mais conectada e mais autónoma, com regras cada vez mais rigorosas, então, e mais uma vez, o Fiat 500 está no pelotão da frente, com uma terceira geração que traz consigo design e prazer de condução.

Esta visão é partilhada por outros intervenientes – Giorgio Armani, Bvlgari e Kartell, três icónicas empresas do mundo do Made in Italy que, aliando-se à Fiat, deram vida a uma estratégia em que a sustentabilidade está estreitamente interligada com a excelência no know-how, na criatividade e na inovação. Foi assim que nasceram os exemplares únicos, três interpretações únicas e exclusivas do Novo Fiat 500. Para criar estes modelos com a Armani, a Bvlgari e a Kartell, a Fiat tomou como ponto de partida os valores do icónico 500 combinando-o com os valores destas empresas, obteve três exclusivas versões do modelo, caracterizadas pelo estilo, pela criatividade e pela qualidade artesanal.

Autênticas obras-primas do génio italiano, equiparadas a grandes peças de arte, os três exemplares únicos foram produzidos com a vontade e o compromisso de recorrer mais a materiais sustentáveis, naturais e reciclados.

Esta estratégia, tendente a melhorar o Planeta, inclui também um leilão solidário. Todos os proventos resultantes da venda destes três exemplares únicos – o 500 Giorgio Armani, o B.500 “MAI TROPPO” da Bvlgari e o 500 Kartell – reverterão a favor de uma das organizações de defesa do ambiente de Leonardo DiCaprio.

Veja o vídeo que conta com a participação de Leonardo DiCaprio:

Os melhores níveis de autonomia, carregamento e condução 

Ao projectar o novo 500, os engenheiros começaram por uma folha de papel em branco, de modo a poderem debruçar-se sobre todos os aspectos com total atenção aos pormenores e escolher as melhores soluções.

A autonomia e o tempo de carregamento são dois elementos-chave para os clientes. As baterias de iões de lítio, com capacidade de 42 kWh, dão ao novo 500 autonomia até 320 km no ciclo WLTP.

Para otipmizar o tempo de carregamento, o novo 500 é equipado com um sistema de carregamento de 85 kW para carregar a bateria com grande rapidez. Por exemplo, são precisos apenas 5 minutos para constituir uma reserva de energia suficiente para viajar 50 quilómetros, mais do que suficiente para a utilização diária média. O carregador rápido pode também carregar a bateria a 80% em apenas 35 minutos. A tomada Combo 2, localizada no painel traseiro direito da viatura, fornece energia ao carregador rápido tanto em corrente AC como DC. Estão disponíveis, também, soluções de carregamento doméstico que inclui o sistema de carregamento doméstico Easy Wallbox™, que pode ser ligado a uma normal tomada de casa.

O novo 500 dispõe de três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados de forma a condizer com o estilo de condução.

Em concreto, o modo Sherpa otipmiza os recursos disponíveis para assegurar a chegada ao destino.

O modo “Normal” aproxima-se o mais possível da condução de um veículo com motor de combustão interna, enquanto o modo “Range” activa a função “one-pedal-drive”. Ao activar este modo, é praticamente possível conduzir o Novo 500 utilizando apenas o pedal do acelerador.

O motor debita 87 kW de potência, proporcionando uma velocidade máxima de 150 km/h (autolimitada) e uma aceleração de 0-100 km/h em 9,0 segundos e de 0-50 km/h em 3,1 segundos.

fiat

 

Interior elegante

O elegante interior do 500 eléctrico é completamente novo, com claras referências a elementos da primeira geração. Qual designer de interiores, o Centro de Estilo decorou o interior distribuindo os volumes de modo eficiente, com o objectivo de alcançar simplicidade de formas, beleza de acabamentos e claridade visual. Isto está patente no amplo e esbelto tabliê e nas soluções de arrumação modular entre os bancos dianteiros, onde originalmente estava colocada a alavanca de velocidades, melhorando significativamente o conforto percebido. Há mais espaço para os ombros e para as pernas, enquanto o fundo plano consegue albergar as baterias de iões de lítio sem comprometer a capacidade da bagageira, que permanece inalterada. O resultado é um ambiente bem concebido e mais desanuviado, com menos botões e com linhas alegres e harmoniosas que têm tudo a ver com sustentabilidade.

“Ícone Italiano e Membro Honorário”

A estreia mundial do novo 500 em Milão foi também a oportunidade ideal para anunciar a confirmação do Fiat 500 como “Ícone Italiano e Membro Honorário” da Altagamma, a associação que, desde 1992, reúne as melhores empresas da Alta-Costura e da Indústria Criativa que promovem a excelência e o lifestyle italianos em todo o mundo. De abrangência única, a Altagamma acolhe 107 marcas dos sectores da moda, do design, da joalharia, da gastronomia, da hospitalidade, da adrenalina e do bem-estar.

Com o novo estatuto, o Fiat 500 assume o seu lugar numa sólida colaboração de longa data entre a FCA e a associação, que já deu origem à inclusão de outras marcas do Grupo na Altagamma.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.