A Siemens e a VDL Bus & Coach (VDL), fabricante holandês de autocarros, uniram esforços para encontrar soluções inovadoras de carregamento flexível e eficiente de autocarros e veículos utilitários eléctricos.
Os centros de competência de Microredes e Armazenamento de Energia e de Carregamento de Veículos Utilitários, que a empresa tem localizados em Portugal, também participaram no desenvolvimento deste projecto.
Visto que o número de veículos eléctricos está a aumentar no mercado, também aumentam os requisitos para uma infraestrutura de carregamento robusta.
Portanto, no Centro de Testes de Carregamento da VDL vão ser testadas diferentes tecnologias para autocarros e camiões eléctricos, com estações de carregamento e um sistema de armazenamento de energia. Mas primeiramente, vão ser submetidos a ensaios em condições reais, com o propósito de garantir a sua funcionalidade em operação comercial.
Já a cargo da Siemens Portugal ficou o desenvolvimento, instalação e um sistema de carregamento de até três veículos, com integração de um armazenamento de energia.
Em destaque está o uso de baterias reutilizadas, cujo sistema de controlo, arquitectura e software foi também totalmente desenvolvido no nosso país.
As baterias em segunda mão são utilizadas em vez das soluções de armazenamento standard, como baterias industriais novas. Neste projecto, as baterias são recolhidas dos autocarros da VDL e a sua reutilização possibilita a valorização e extensão do seu período de vida útil.
As tecnologias de carregamento eléctrico
Para este centro foi desenvolvida uma matriz de comutação especial, que permite combinar, de forma flexível, a capacidade das várias estações de carregamento.
A configuração é controlada por uma aplicação de gestão que funciona no MindSphere, o sistema operativo aberto para a IoT baseado na nuvem da Siemens.
A VDL aproveitará esta tecnologia para realizar testes de interoperabilidade, que consiste em que tecnologias de diferentes fabricantes, tanto a bordo do veículo como na infraestrutura de carregamento, consigam interagir e trocar informações. Vão ocorrer também ensaios de funcionamento em veículos eléctricos, tais como autocarros e veículos utilitários.
A funcionalidade veículo-rede integrada numa das estações de carregamento permite o carregamento bidireccional dos veículos. Isto significa que os veículos não só podem obter energia da rede e do sistema de armazenamento, como podem devolver energia a estes sistemas. Na prática os veículos eléctricos podem comunicar com a rede e devolver energia em caso de restrições de capacidade ou de picos de procura de energia.
A infraestrutura modular instalada neste centro demonstra que os sistemas de carregamento podem expandir-se por um longo período sem necessidade de ajuste de capacidade ou de alterações na ligação à rede.
Ao associar um sistema de armazenamento de energia às estações de carregamento e a um sistema de gestão, a capacidade pode ser ajustada de acordo com as necessidades actuais e futuras. Este projecto vai permitir obter dados importantes, que contribuirão para a electrificação do sector dos transportes e para uma transição energética bem-sucedida.