Groupe PSA e Nidec em joint-venture

21 dezembro 2017
4min.

O Groupe PSA e a holding Nidec Leroy-Somer do fabricante japonês com o mesmo nome decidiram juntar forças no campo dos motores eléctricos através de um acordo que localiza em França as fases de concepção e produção dos componentes principais da cadeia de tracção eléctrica.

Logo PSA Nidec Timeline

A associação entre a Nidec Leroy-Somer e o Groupe PSA apresenta-se como uma mais-valia para ambos os parceiros para enfrentar os desafios tecnológicos do futuro, permitindo-lhes desenvolver uma gama de motores eléctricos na vanguarda da tecnologia, com vista à sua aplicação em veículos electrificados (veículos semi-híbridos, híbridos recarregáveis e elétricos). Objectivo: responder às necessidades do Groupe PSA, mas também às de outros construtores.

A joint-venture resultante desta parceria será responsável pela P&D, fabrico e comercialização de motores eléctricos no mais alto patamar do mercado, principalmente para o Groupe PSA, mas também para outros fabricantes, apoiando-se nos pontos fortes do construtor automóvel PSA e na experiência da Nidec Leroy-Somer no campo de motores e equipamentos elétricos.

Contexto e objecto da operação

No âmbito da transição energética rumo a uma mobilidade sustentável, a electrificação é essencial tanto para a resolução do problema do aquecimento global, como para o controlo da qualidade do ar, assegurando um conjunto de boas decisões, tendo em conta todas as partes interessadas na abordagem “poço à roda” (“well to wheel“). A electrificação do automóvel está em plena expansão, esperando-se uma duplicação do número de motores eléctricos no mercado automóvel até 2030, atingindo-se 6 biliões de ienes (45.000 milhões de euros). A Nidec também desempenha um papel importante neste processo de desenvolvimento, concebendo produtos com base no seu conhecimento em matéria de excelência de motores.

O grupo japonês está activamente a desenvolver uma nova plataforma de crescimento, especialmente centrada no automóvel. De acordo com os seus objectivos estratégicos a médio prazo “Visão 2020”, a Nidec visa alcançar em 2020 um volume de negócios entre os 700 e os 1.000 milhões de ienes (5.400 a 7.600 milhões de euros) no sector automóvel.

Resultante da aquisição da Leroy-Somer pela Nidec em fevereiro, de 2017, a Nidec Leroy-Somer é o principal fabricante francês de motores elétricos. É conhecida pelos seus produtos de qualidade, proporcionando aos clientes de todo o setor industrial, a melhor relação qualidade/preço.

O Groupe PSA posiciona-se no 2º lugar do mercado europeu e acelera a sua transição para as tecnologias elétricas (modelos semi-híbridos, híbridos recarregáveis e eléctricos). No âmbito do processo de transição energética e em coerência com a ofensiva tecnológica inerente ao plano “Push to Pass”, o Groupe PSA diversifica a sua oferta tecnológica através do desenvolvimento de motores híbridos recarregáveis a gasolina e uma nova geração veículos eléctricos.

Informações sobre a joint-venture:

Criação: 1º trimestre de 2018 

Sede: Carrières-sous-Poissy, França

P&D: Carrières-sous-Poissy, França

Produção: Trémery, França

Acionistas: Holding Nidec Leroy-Somer (50%) / Groupe PSA (50%)

Investimento: 220 milhões de euros

Como é procedimento habitual, este acordo de joint-venture será objecto de análise pelas autoridades competentes em matéria de concorrência e de uma consulta com representantes dos trabalhadores.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.