Bosch aumenta o tempo de vida das baterias dos carros eléctricos

15 julho 2019
6min.

Inteligência baseada em cloud e na recolha de inputs exteriores permite manter performance das baterias durante mais tempo.

---

O stress faz com que as células envelheçam mais rapidamente. Algo que os especialistas em genética demonstram há muito tempo, e que da mesma forma que se aplica ao corpo humano também é verdadeiro para as células de bateria de veículos eléctricos. Quanto mais velhas as baterias ficam, menor será o seu desempenho e capacidade, e consequentemente, menor será o alcance do veículo. Para ajudar as baterias a durarem mais tempo, a Bosch está a desenvolver novos serviços baseados em cloud que complementam os sistemas de gestão de baterias dos automóveis. “A Bosch está a conectar baterias de veículos eléctricos com a cloud. Os serviços que têm por base a recolha de dados permitem melhorar substancialmente o desempenho das baterias e prolongar a sua vida útil”, afirma MarkusHeyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH. As funções inteligentes do software na cloud analisam continuamente o status da bateria e tomam as medidas adequadas para evitar ou retardar o envelhecimento da célula. Essas medidas podem reduzir o desgaste da bateria, o componente mais caro de um veículo eléctrico, em até 20%. Dados em tempo real recolhidos do veículo e daquilo que o rodeia desempenham um papel fundamental neste cenário. Os serviços baseados na cloud utilizam esses dados para optimizar cada processo de recarga e fornecer ao condutor dicas de condução personalizadas e sobre como conservar a energia da bateria através de um painel digital. A Bosch chama ao novo serviço Battery in theCloud, e o seu primeiro cliente é a DiDi, fornecedor líder de serviços de mobilidade da China. A empresa está a equipar uma frota de veículos-piloto com serviços de bateria da Bosch na cidade de Xiamen.

Análise precisa e em tempo real

Segundo os especialistas, a vida útil média das actuais baterias de iões de lítio é de 8 a 10 anos ou entre 500 e 1.000 ciclos de carga. Os fabricantes de baterias geralmente garantem uma durabilidade que está entre os 100.000 e 160.000 quilómetros. Mas o carregamento rápido da bateria, o elevado número de ciclos de carga, um estilo de condução excessivamente desportivo e temperaturas ambiente extremamente altas ou baixas são fontes de stress para as baterias, o que provoca um desgaste mais rápido das mesmas. Os serviços baseados em cloud da Bosch são projectados para reconhecer - e combater - essas causas de stress. Todos os dados relevantes para a bateria - por exemplo, temperatura ambiente actual e hábitos de carregamento - são transmitidos em tempo real para a cloud, onde algoritmos de aprendizagem inteligente avaliam os dados. Com estes serviços, a Bosch não oferece apenas informações do estado actual da bateria, de forma constante, mas permite também que uma previsão fiável da vida útil e desempenho da bateria seja uma funcionalidade nos novos veículos eléctricos. Até à data, não era possível fazer uma previsão precisa da rapidez com que uma bateria de veículo eléctrico se desgastaria. “Baterias potentes com maior durabilidade vão tornar a electromobilidade ainda mais eficiente e eficaz”, conclui Heyn. Outra característica das funções do software inteligente é o uso do princípio do enxame: os algoritmos usados para análise avaliam os dados recolhidos numa vasta frota de veículos, incluindo outros que não o de uso individual. Este princípio é, por isso, a chave para identificar e analisar todos os factores de stress para este tipo de baterias.

Bosch

 

Proteger as células contra o envelhecimento

As informações obtidas através do status actual de uma bateria permitem que a Bosch a proteja activamente contra o envelhecimento. A título de exemplo: baterias totalmente carregadas envelhecem mais rapidamente em temperaturas ambiente particularmente altas ou baixas. Os serviços da Bosch, baseados na cloud, garantem que as baterias não são carregadas a 100% quando estas condições se verificam. Ao reduzir a carga da bateria em apenas alguns pontos percentuais, a bateria fica protegida contra o desgaste inadvertido. Os dados na cloud ajudam ainda a melhorar a manutenção e a reparação da bateria. Assim, no momento em que uma falha ou defeito deste equipamento é identificado, por exemplo, o condutor ou o operador da frota é notificado. Isso aumenta as probabilidades de uma bateria ser reparada antes dos danos se tornarem irreparáveis ou de parar de funcionar. Finalmente, os serviços da cloud também optimizam o próprio processo de carregamento, que é, aliás, um dos maiores obstáculos para a massificação da electromobilidade – potencia a perda permanentemente de parte do seu desempenho e capacidade. O software inteligente baseado na cloud pode calcular uma curva de carga individual para cada processo de carregamento, independentemente de ocorrer em casa ou noutro local. Isto significa que a bateria é sempre carregada no nível ideal, ajudando a conservar as células. Enquanto as aplicações existentes com temporizadores de carga só fazem a gestão do tempo de carga conforme o posto de carregamento, a solução da Bosch vai muito além, oferecendo um processo de carga especialmente desenvolvido como parte dos novos serviços disponibilizados. Para além da optimização do carregamento rápido e lento, controlam os níveis de electricidade e tensão durante todo processo de recarga, prolongando a vida útil da bateria.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.