Este SUV “full-size” combina um estilo desportivo com versatilidade para uma utilização quotidiana. Em combinação com uma gama abrangente de opções de carregamento para casa e em movimento, os clientes podem desfrutar de condução totalmente eléctrica sem comprometer a mobilidade. Chega agora a Portugal, com um preço a partir de 84.251 euros.
A Audi não inventou o veículo eléctrico. O que a Audi fez foi algo radicalmente diferente: para criar uma nova tecnologia de vanguarda, colocou tudo em causa, realizou inúmeros testes e contou com uma experiência de 110 anos em engenharia automóvel. E assim criou o primeiro veículo eléctrico com ADN Audi.
O e-tron é o primeiro veículo totalmente eléctrico que corresponde aos mais elevados padrões de exigência da marca. Seja bem-vindo a uma nova era da mobilidade. Na vanguarda da técnica, com uma nova geração do sistema quattro, agora com tracção integral eléctrica, com uma conectividade sem precedentes.
O primeiro Audi totalmente eléctrico combina o notável comportamento dinâmico da tração quattro com a deslocação suave, silenciosa e sem emissões de um veículo elétrico. Graças a uma autonomia máxima de 417 km (ciclo WLTP), cada destino torna-se uma inspiração que pode ser concretizada espontaneamente.
Os dois motores eléctricos do Audi e-tron, juntamente com a tracção integral eléctrica, proporcionam
performances incríveis e um comportamento dinâmico ágil. A bateria de alta tensão de grande capacidade é a base para uma autonomia que combinada com uma gama abrangente de opções de carregamento em casa e na estrada, permite usufruir de uma condução totalmente eléctrica sem compromissos.
O Audi e-tron é um desportivo SUV eléctrico para a família e momentos de lazer. Tem um comprimento de 4901 milímetros, uma largura de 1935 milímetros e uma altura de 1616 milímetros, oferecendo o espaço e o conforto de um modelo típico da marca nesta categoria. Com uma distância entre eixos de 2928 milímetros, tem espaço para cinco ocupantes, juntamente com as suas bagagens. A volumetria total da bagageira é de 660 litros (60 litros no compartimento dianteiro), enquanto a capacidade de reboque é de 1.8 toneladas. Com o rebatimento do banco traseiro, a capacidade de carga é ampliada para 1725 litros.
Dinâmica potente com propulsão eléctrica, em qualquer tipo de estrada, e o novo e excepcional sistema
de tracção quattro
O e-tron oferece eficiência e prestações, com dinâmica de excepção. Equipado com dois motores eléctricos potentes, livres de emissões poluentes e quase silenciosos, disponibiliza uma potência total de 300 kW/408 cv) e um binário máximo de 664 Nm, disponível praticamente desde o arranque. No modo de condução “D”, a potência nos dois eixos é de 265 kW/360 cv, podendo ser desenvolvida durante
um período máximo de 60 segundos (o motor dianteiro tem 125 kW/170 cv e 247 Nm, e o traseiro 140 kW/190 cv e 314 Nm. Para atingir os 408 cv durante um período máximo de oito segundos, há que selecionar o modo de condução “S”. Neste caso, o motor dianteiro desenvolve uma potência de 135 kW/184 cv e o traseiro de 165 kW/224 cv, valores que permitem acelerar o SUV elétrico de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Este valor é obtido em “boost”, sendo que a potência permanente é de 265 kW (360 cv), distribuindo-se na frente 15 kW adicionais e atrás mais 20 kW. A velocidade máxima está eletronicamente limitada a 200 km/h.
O novo sistema eléctrico de tracção integral proporciona uma tracção e dinâmica otimizadas em todas as situações de condução. Assim, o Audi e-tron não só é funcional para uma utilização diária, como também é muito maneável e ágil em offroad. O sistema quattro é acionado sempre que necessário – os resultados são uma distribuição do binário diferente conforme a situação, e puro prazer de condução em qualquer tipo de terreno.
O sistema regula de forma contínua e totalmente variável a distribuição ideal do binário entre os dois eixos, em milésimos de segundo. Na maioria dos casos, o e-tron usa principalmente o seu motor eléctrico traseiro, para obter a mais elevada eficiência – o binário é geralmente distribuído com prevalência no eixo traseiro. Se o condutor pretende obter mais potência do que o motor eléctrico traseiro pode fornecer, a tracão eléctrica nas quatro rodas redistribui o binário ao eixo dianteiro, conforme necessário. Esta distribuição também acontece de forma preventiva, antes que a viatura derrape em piso escorregadio ou em curvas a alta velocidade, ou se o carro entrar em subviragem ou sobreviragem. As suas qualidades dinâmicas sobressaem especialmente quando se circula em pisos de pouca aderência, como neve e gelo.
Carácter desportivo e suspensão pneumática adaptativa
Um factor-chave para o seu carácter desportivo e excelente dinâmica transversal é a posição baixa e central na qual os componentes estão instalados. O sistema de bateria de alta tensão está perfeitamente adaptado às dimensões do Audi e-tron e está localizado entre os eixos, num largo e plano bloco sob o habitáculo. Isso faz com que o centro de gravidade do e-tron seja semelhante ao de uma limousine. A distribuição da carga entre os eixos é perfeitamente equilibrada em praticamente 50:50.
A suspensão pneumática adaptativa consoante a velocidade é um dos elementos de série no e-tron, contando com um sistema de vectorização de binário para a melhoria da condução integrado no próprio
controlo da suspensão, distribuindo a potência com uma ligeira predilecção ao eixo traseiro. É o controlo do sistema de tracção que avalia o escorregamento das rodas em milésimos e promove a distribuição da potência de forma imediata, num conceito de tracção eléctrica integral. Para dinamismo específico, a Audi disponibiliza ainda um controlo electrónico de estabilidade de quatro fases, com modos “Sport” e “Offroad”.
Nos modos de condução do Audi drive select, o condutor pode variar as características do e-tron entre sete perfis ao alcance de um comando – do mais desportivo ao mais eficiente –, dependendo da situação de condução, condições da estrada ou preferências pessoais. A actuação de elementos como a direção ou a suspensão é alterada pelo modo escolhido. Por exemplo, a altura ao solo pode variar até 76 mm, entre o máximo e o mínimo. Caso seja necessário enfrentar troços fora de estrada, a distância ao solo aumenta 35 mm face ao nível base, enquanto uma função “Lift” permite incrementar mais 15 mm essa mesma altura.
Soluções inteligentes para casa ou na estrada: os conceitos de carregamento
A Audi oferece várias soluções para carregamento em casa. O e-tron é proposto de série com um
equipamento de carregamento que admite potências até 11 kW (até oito horas e meia de tempo de carga) de base, ou de 22 kW opcionalmente, com o módulo Connect (reduzindo o tempo necessário para a carga total para as 4,5 horas, graças a um segundo carregador integrado). Isto significa que o condutor terá mais de 65.000 postos de carregamento públicos à sua disposição na Europa, num número que irá ainda aumentar.
De início, a marca vai lançar um único cartão para aceder a cerca de 80% destes postos, sejam em AC, DC, 11 kW ou 150 kW, devendo o cliente fazer o registo no portal myAudi e concluir um contrato individual. A interface myAudi permite uma utilização mais eficiente e com o máximo de comodidade dos inovadores serviços Audi e-tron, através do smartphone, tablet ou PC. No futuro, porém, a simplificação será ainda maior, com a funcionalidade Plug & Charge, que elimina a necessidade de ter um cartão – o próprio carro autoriza o carregamento e desbloqueia a estação de carga.
O sistema de carregamento móvel, de série, pode ser usado numa tomada doméstica de 230 volts ou numa tomada trifásica de 400 volts. O sistema opcional de carregamento "connect" duplica a potência de carregamento até 22 kW. Combinado com um sistema de gestão de energia em casa, oferece funções inteligentes, como o carregamento quando a electricidade é mais económica ou com electricidade solar, se a casa estiver equipada com um sistema foto-voltaico. O cliente pode controlar todos os métodos de carregamento, bem como o pré-aquecimento/pré-arrefecimento, através do seu smartphone com a app myAudi.
Durante o carregamento a 11 kW de potência, quando a capacidade da bateria é inferior a 85%, cada hora de carga equivale a acrescentar cerca de 33 quilómetros de autonomia (em estrada e com condições favoráveis). Com essa potência, chega a 85% da bateria em cerca de 7 horas. Para casas particulares com uma instalação eléctrica monofásica, a Audi oferece dois tipos de carregadores portáteis. Um deles utiliza uma ficha tipo “Schuko” – a denominação técnica das fichas domésticas –, que só pode carregar com uma intensidade de 10 ampere (2,3 kW de potência), sendo necessárias cerca de 40 horas para realizar um carregamento completo. O outro carregador requer a instalação de uma ficha industrial monofásica, que permite carregar até uma potência de 7,2 kW.
Além destes dois tipos de carregamento, o cliente pode adquirir para o seu e-tron um cabo Tipo 2 (Mennekes), para poder utilizar os pontos de carga públicos que possuem este tipo de ligação, e que se
encontram na via, em hotéis e estacionamentos de centros comerciais. Este tipo de pontos de carga não está geralmente equipado com cabos, pelo que o proprietário terá de ter o seu próprio. Opcionalmente, a Audi disponibiliza também um carregador (com ligação para ficha trifásica) que permite carregar a 22 kW de potência. Com este tipo de carregador, a bateria pode ser quase totalmente recarregada em 5 horas. Para poder aproveitar este carregador de 22 kW, também é necessário equipar o e-tron com um segundo carregador interno, que seja capaz de aplicar e gerir esta potência.
Para um carregamento rápido, geralmente não há necessidade de parar nas estações de carregamento
durante a condução do dia a dia. Em viagens longas, como nas deslocações para férias, os clientes podem usar estações de recargas rápidas para carregar com corrente contínua (DC) até 150 kW. O e-tron é o primeiro automóvel de produção em série com esta opção. Isso significa que o Audi e-tron está pronto para seguir viagem em aproximadamente meia hora.
A tampa da tomada do carregador do e-tron tem accionamento eléctrico.
Nova rede de carregamento IONITY
Entre os pontos de destaque do novo e-tron quattro está também a capacidade de poder já carregar a 150 kWh, sendo o primeiro modelo a dispor desta funcionalidade de “High Performance Charging”. Essa é uma das capacidades da nova rede de carregamento IONITY, que está a ser desenvolvida a nível europeu por um consórcio composto por alguns dos maiores fabricantes automóveis (Grupo Volkswagen, incluindo Audi e Porsche, BMW Group, Daimler AG e a Ford Motor Company), prevendo assim a criação de corredores electrificados de alta potência, para retirar a pressão das redes normais de cada país.
Antevendo a evolução dessa mesma rede, a Audi trabalha já na possibilidade de efetuar carregamentos a 350 kW como visão do futuro. A IONITY terá 400 postos no final de 2020 em toda a Europa, alguns dos quais em Portugal. Podendo carregar a 150 kW em meia hora, o e-tron pode receber até 80% da carga.
Controlo total no Audi virtual cockpit
Através do Audi virtual cockpit, tem acesso aos dados mais importantes e pode ver serviços específicos do e-tron, como, por exemplo, o nível atual da carga na bateria, a autonomia e o tempo de condução, bem como a distância percorrida. No Audi MMI, pode programar um temporizador para carregar a bateria do automóvel.
Motores, desaceleração e recuperação de energia
A Audi utiliza motores assíncronos, com rotores de alumínio. O motor posterior, o mais potente, é o que se utiliza principalmente para recuperar energia durante as desacelerações, mas, sempre que necessário, o e-tron utiliza os dois.
O Audi e-tron pode percorrer mais de 400 quilómetros com uma única carga (ciclo WLTP). A longa autonomia deve-se principalmente ao inovador sistema de recuperação de energia. Ao travar desde 100 km/h, por exemplo, o e-tron pode recuperar a energia eléctrica num máximo de 300 Nm/220 kW, valor responsável por 30% do total da autonomia. Nenhum outro modelo de produção em série alcança tal valor de recuperação.
Até 0.3 g de desaceleração, este SUV eléctrico recupera unicamente através dos motores eléctricos. O sistema de travagem hidráulico é aplicado sempre que a desaceleração é superior a 0,3 g.
O e-tron quattro pode recuperar energia quando vai em modo de roda-livre ou pela travagem. Quando o travão é accionado, o sistema eletrónico do veículo analisa a quantidade de pressão necessária para aquela função específica. Consoante a situação, o sistema de gestão da travagem decide se usa os motores eléctricos como alternadores (para recarregar a bateria) ou se os travões de fricção. Em mais de 90% das situações de condução, o SUV trava apenas através dos motores eléctricos.
Em combinação com um novo conceito de actuação electro-hidráulico utilizado pela Audi – sendo o primeiro construtor automóvel em todo o mundo a fazê-lo num veículo de produção em série com propulsão eléctrica –, o e-tron explora sistematicamente o seu potencial máximo de recuperação. Além disso, através das patilhas atrás do volante, é possível ao condutor alterar os parâmetros da regeneração (existem três), intensificando-a (e ao efeito de travagem) ou reduzindo-a (tornando a desaceleração menos intensa, mas menos eficaz na recuperação de energia).
Graças a este sistema sem contacto direto entre o pedal e o circuito dos travões, o tato do pedal é sempre constante, independentemente se o sistema recupera energia durantes as desacelerações o se actuam os discos de travagem.
O sistema de gestão térmico também garante que a bateria é mantida dentro da sua faixa ideal de eficiência – entre 25 e 35 ° Celsius, em todas as situações –, desde um arranque a frio no inverno até um tipo de condução rápida em autoestrada em dias quentes de verão.
Pack de baterias do e-tron conta com um total de 36 módulos de células
Tecnicamente, o facto de contar com um conceito de arrefecimento das baterias muito mais avançado
permite-lhe andar mais tempo em ritmos fortes, conforme adianta a Audi, que prevê utilização mais intensa contínua sem perda de eficácia das baterias. Com 2,28 metros de comprimento, 1,63 metros de largura e 34 cm de altura, o pack de baterias do e-tron conta com um total de 36 módulos de células dispostos em quadrados de alumínio, cada um deles do tamanho de caixas de sapatos. A bateria, fabricada pela LG (com um peso de cerca de 700 kg, incluindo todo o material acessório, como as cablagens e arrefecimento), situada sob o piso e entre os dois eixos, para melhor repartição do peso e baixo centro de gravidade, está envolta num gel de arrefecimento que lhe mantém a eficácia.
Uma moldura envolvente e uma estrutura estilo malha em alumínio protegem a bateria, enquanto uma
proteção inferior em alumínio protege a estrutura de pedras ou danos na zona inferior da carroçaria. A bateria está aparafusada ao e-tron em 35 pontos, o que aumenta a rigidez da estrutura em 27%.
Aerodinâmica sofisticada e peso reduzido
O coeficiente de penetração aerodinâmica apresenta um valor Cx de apenas 0.28 (Cx de 0.27 com espelhos retrovisores virtuais). Foram vários os elementos determinantes para se ter atingindo este valor: a grelha dianteira activa (que altera a abertura consoante as necessidades de arrefecimento), o revestimento inferior completo (com pequenas saliências para ajudar o fluxo do ar) ou os espelhos retrovisores virtuais opcionais (ver descrição em capítulo próprio). Também a protecção inferior em alumínio, que protege a bateria, conta com os buracos da conexão dos parafusos em “pratos” recuados que criam deliberadamente pequenas concavidades que ajudam o ar a fluir melhor. Este valor de Cx proporciona uma vantagem acrescida de aproximadamente 35 quilómetros por carga de bateria, em comparação com um veículo convencional com alimentação equivalente.
Por sua vez, o chassis também foi trabalhado para reduzir o peso, tirando partido da plataforma MLB já
existente para veículos de maiores dimensões do Grupo Volkswagen.
Electrificação visualizada: exterior e interior
O Audi e-tron espelha a proverbial filosofia de design da Audi, traduzida na era da electricidade por novos detalhes estilisticamente bem definidos. Como é típico nos modelos SUV da marca, o e-tron tem uma grelha Singleframe de design octogonal com lâminas verticais. Tem uma estrutura quase fechada e é proposta em cinzento platina – identificando-o como um modelo totalmente eléctrico.
A secção inferior frontal incorpora a marcante assinatura luminosa composta por cinco elementos em cada lado. Cada um deles combina uma unidade de iluminação LED com um elemento OLED (Organic Light Emitting Diode) bastante plano. Estes elementos OLED emitem uma luz homogénea, podem variar de intensidade e podem representar diferentes cenários luminosos. A utilização da tecnologia Audi Matrix laser OLED na parte dianteira do Audi e-tron é uma novidade mundial e representa a filosofia da marca “Na vanguarda da técnica” no capítulo da iluminação automóvel.
Também a envolvente linha de cintura é um importante elemento de design no perfil lateral. Estende-se ao longo da porta da bagageira, o que lhe transmite um desenho único. Ao longo desta linha está uma faixa de luzes em LED que une os faróis traseiros, destacando a largura do veículo e o baixo centro de gravidade. O tejadilho prolonga-se ao longo da musculada carroçaria, que exibe atributos claros de SUV, com os seus robustos pilares D e a protecção da parte inferior da carroçaria.
Os “blisters” quattro sobre as rodas revelam a tração quattro elétrica. A área da soleira possui um contorno audaz e visualiza-se com as inserções pretas nos estribos das portas, na localização da bateria e, ainda, no centro de energia do Audi e-tron.
Destaque também para o visual exclusivo offroad. Há doze cores disponíveis para o Audi e-tron, incluindo a opção exclusiva Azul Antigua. Pinturas normais: Preto Lacado. Pinturas metalizadas: Azul Antigua; Azul Galáxia; Bege Siam; Branco Glaciar; Cinzento Manhattan; Cinzento Typhoon; Prata Floret; Preto Mythos; Vermelho Catalunha. O logótipo e-tron na tampa eléctrica de acesso à tomada de carregamento e as maxilas de travão destacam-se na cor laranja do símbolo de alta tensão (disponíveis em opção). As soleiras e protecções das cavas das rodas têm cor de contraste, de modo a enfatizar o visual offroad.
Detalhes que fazem a diferença
Com o Audi e-tron, a equipa de design transferiu a linguagem de design fundamental da marca para a era da electricidade, tanto por dentro como por fora. Novos detalhes estilisticamente bem definidos, como a assinatura especial da luz de circulação diurna, a tampa eléctrica de acesso à tomada de carregamento, a ausência de saídas de escape e as costuras dos estofos que fazem lembrar um circuito elétrico, transmitem um sinal claro de que o e-tron é totalmente eléctrico.
Destaques coloridos como estes também estão disponíveis para o interior espaçoso e arejado, cujo design incorpora desempenho, inteligência e leveza. O grande arco, no qual os espelhos retrovisores virtuais opcionais são integrados harmoniosamente, estende-se através do amplo painel de instrumentos até os acabamentos das portas esculpidas, levando a digitalização de carros a um nível totalmente novo.
Opção de luxo: espelhos retrovisores exteriores virtuais
Pela primeira vez num carro de produção em série, os espelhos retrovisores exteriores virtuais estão
disponíveis como opção no Audi e-tron. Não proporcionam apenas uma nova experiência tecnológica, mas também muitas vantagens práticas em termos de conforto e segurança.
Integrada na extremidade hexagonal dos seus suportes planos está uma pequena câmara, cujas imagens são processadas digitalmente e exibidas em displays OLED de 1280 x 800 pixels de elevado contraste, na transição entre o painel de instrumentos e a porta. São ajustáveis individualmente através do ecrã tátil do MMI ou OLED.
Câmaras de alta resolução substituem os retrovisores convencionais e transmitem uma imagem cristalina aos displays OLED de elevado contraste e qualidade. Para uma melhor visibilidade do rebordo do passeio no estacionamento, nos cruzamentos e autoestradas – mesmo face a condições climatéricas adversas. Graças à sua superfície plana, os retrovisores exteriores apresentam um reduzido coeficiente de resistência aerodinâmica, contribuindo assim para um desempenho mais eficiente do veículo.
Os monitores de 7 polegadas, cuja intensidade de brilho se ajusta automaticamente, são equipados com
sensores de proximidade. Se o condutor mover o dedo em direção à superfície, serão ativados símbolos com os quais pode mover a imagem. Uma função de comutação permite ao condutor também regular o espelho virtual do lado do passageiro.
Interior vanguardista e sistemas de informação e entretenimento topo de gama
O interior é inundado de luz e o espaço é generoso. Com uma longa distância entre eixos, o Audi e-tron
oferece um amplo espaço para cinco ocupantes e as suas bagagens. O comprimento interior, a altura do
habitáculo e o espaço para as pernas nos lugares traseiros são de primeira classe no segmento dos SUV de grandes dimensões.
A capacidade da bagageira é de 600 litros e o prático compartimento de arrumação por baixo do capô é
responsável por um acréscimo de 60 litros de capacidade. Aqui pode ser guardado o kit de ferramentas do veículo e o cabo do carregador móvel.
Materiais criteriosamente selecionados, acabamentos de primeira qualidade e espaço amplo e altamente
flexível. No Audi e-tron pode determinar a atmosfera mais conveniente para o seu bem-estar pessoal. Em termos visuais, dispõe de uma vasta gama de tecidos, couros e inserções decorativas, bem como de bancos.
O padrão de conforto e bem-estar do Audi e-tron é o que se esperaria de um tradicional modelo da marca. O tecto solar panorâmico em vidro mantém o interior ainda mais desanuviado e intensifica a impressão de leveza e espaço. Como alternativa ao ar condicionado automático de duas zonas, de série, a Audi também propõe uma variante automática de quatro zonas e o pacote de qualidade do ar. Este último mantém a qualidade do ar através de um ionizador e de aromatização, cuja intensidade pode ser regulada em vários níveis. O sensor de qualidade do ar também deteta gases nocivos e ativa o modo de recirculação de ar conforme seja necessário.
Um “arco” envolve a parte superior do tablier, integrando nas portas os ecrãs do sistema opcional de espelhos retrovisores digital, enquanto o túnel central oferece uma série de espaços de arrumação, possibilitados pelo seu cariz eléctrico.
Os comandos e ecrãs interiores da consola central têm uma ligeira inclinação para o condutor. Com o MMI touch response e o Audi virtual cockpit (1920 x 720 pixels), o e-tron está preparado para o futuro digital. Para o efeito, estão disponíveis ecrãs táteis de alta resolução, de 10,1 e 8,6 polegadas, por meio dos quais poderá comandar, com um só toque, as funções dos sistemas de conforto e de Infotainment, assim como os sistemas de assistência à condução.
No Audi virtual cockpit plus pode optar pela representação clássica, desportiva ou específica dos modelos etron.
Pode utilizar os serviços específicos e-tron, como o programador de rotas ou as funções de carregamento inteligente de forma inovadora. Muitas das funções podem ser comandadas por voz, graças ao MMI de navegação plus e à interação de reconhecimento automático, ou ao assistente de voz Amazon Alexa.
O sistema MMI plus, de série, inclui o ponto de acesso LTE Advanced e Wi-Fi. O sistema de navegação faz sugestões inteligentes de destino com base nas rotas anteriores, complementadas de forma ideal pelo planeamento de rotas e-tron (exibe a rota adequada com os pontos de carregamento necessários) e pelos serviços de tráfego em tempo real fornecidos pela HERE.
Os serviços online da Audi podem complementar o leque de serviços digitais, até com a informação de pontos de carga AC/DC na Europa e informações decorrentes de troca de dados “Car-to-X”. O sistema de navegação considera não apenas a carga da bateria, mas também a situação do tráfego, e inclui o tempo de carregamento necessário no cálculo da hora de chegada.
Ao nível da segurança, o e-tron destaca o cruise control adaptativo, que auxilia o condutor na aceleração, travagem, manutenção de velocidade e das distâncias para o veículo da frente, mesmo em
congestionamento de tráfego. O sistema detecta marcações na estrada e veículos nas laterais, adaptando-se em conformidade, até mesmo em zonas de construção em autoestradas.
Em combinação com o adaptive cruise assist, o efficiency assist também pode travar e acelerar o SUV eléctrico de forma preditiva. O suporte aos sistemas de assistência é o controlador central de assistência ao condutor, que calcula continuamente um modelo exato do ambiente.
Quer seja a estacionar, a circular na cidade ou em viagens longas, o Audi e-tron também auxilia o condutorem muitas situações. Entre os sistemas que contribuem para isso estão o cruise control adaptativo, o assistente de eficiência, o assistente de cruzamento, o aviso de mudança de faixa de rodagem, o aviso de proximidade ao passeio e as câmaras de 360 graus. Dependendo do nível do equipamento, pode haver até cinco sensores de radar, seis câmaras, 12 sensores ultrassom e um scanner a laser.
Os elementos de conforto, combinados com materiais de alta qualidade e acabamentos de exceção, tornam a mobilidade eléctrica a bordo do e-tron numa experiência premium.
O Audi e-tron será o primeiro modelo da marca a permitir, a partir de meados de 2019, que os clientes
adicionem certas funções online quando sentirem necessidade. Por exemplo, os faróis de LED podem ser atualizados para faróis LED matriciais com feixes altos controlados de forma inteligente, e podem ser adicionados sistemas auxiliares ou adicionais de infoentretenimento, como rádio digital DAB + e a interface do smartphone Audi.
O modelo é produzido na fábrica da Audi em Bruxelas.
PR