Honda vai electrificar toda a gama até 2025

07 março 2019
4min.

Esta nova ambição vem no seguimento do objectivo da marca para 2017 de ter dois terços das suas vendas electrificados até 2025 e coloca essa ambição bem no centro da vanguarda da electrificação global da Honda anunciada como parte da sua visão estratégica para 2030.

Honda compromete-se com a eletrificação total da sua gama até 2025

A Honda subiu ao palco no a para anunciar mais um impulso nas suas ambições de electrificação da sua gama. A empresa anunciou a sua intenção de aplicar motorizações eléctricas à totalidade das suas vendas de automóveis na Europa até 2025. 

Falando na conferência de imprensa, Tom Gardner, vice-presidente sénior da Honda Motor Europe, disse: “…desde que assumimos aquele primeiro compromisso em março de 2017, a mudança para a electrificação aumentou consideravelmente o seu ritmo. Os desafios ambientais continuam a impulsionar a procura por uma mobilidade mais limpa. A tecnologia avança implacavelmente e as pessoas começam a mudar a sua visão do que pode ser um automóvel.”

Honda E Prototype revelado

Uma outra prova da ambição de electrificação da Honda assume a forma do Honda E Prototype. Revelado pela primeira vez no Salão de Genebra, este veículo deixa antever como será o primeiro veículo eléctrico a baterias de produção da Honda para o mercado europeu. Posicionado como veículo utilitário para ambiente urbano, este veículo oferece uma autonomia muito competitiva superior a 200 km e uma funcionalidade de "carga rápida" que carrega as baterias a 80% da autonomia em apenas 30 minutos. O veículo possui a dinâmica de condução característica da Honda numa configuração desportiva de tracção às rodas traseiras. A versão de produção do Honda E Prototype será apresentada ainda este ano.

Maior implantação da tecnologia full hybrid

No início de 2019, a Honda lançou com sucesso o novíssimo CR-V Hybrid, equipado com tecnologia híbrida completa (full hybrid) i-MMD de motores eléctricos. A Honda espera que a tecnologia híbrida completa venha a ter um papel fundamental no cumprimento dos seus objectivos de 100% de electrificação da sua gama até 2025.

Honda vai desenvolver negócios de gestão de energia para a Europa

A Honda aproveitou a oportunidade desta conferência de imprensa no Salão de Genebra para partilhar os primeiros pormenores do seu negócio de soluções de gestão energética para o velho continente. Este anúncio vem no seguimento do conceito de carregamento bidirecional Power Manager apresentado pela primeira vez no Salão de Frankfurt de 2017.

A Honda pretende construir um portefólio de produtos e serviços de gestão de energia que possa oferecer uma solução abrangente para os clientes de veículos eléctricos e operadores de serviços na Europa.

Tom Gardner disse também: "Este é um passo significativo para a Honda, a nossa intenção é oferecer uma inovação líder no sector, lançando serviços de energia para criar valor acrescentado para os operadores de sistemas de energia e para os clientes dos veículos eléctricos".

A Honda tem trabalhado com a EV-TEC para continuar a desenvolver a sua tecnologia bidirecional Honda Power Manager (compatível com veículos eléctricos a bateria, tal com o protótipo Honda E) e planeia oferecer uma versão comercial nos próximos anos.

A Honda anunciou ainda um acordo de parceria com duas empresas externas:

- a Moixa, uma empresa especializada em tecnologias de "agregação de recursos", que permite aos clientes tirarem partido da partilha de controlo e capacidade das baterias dos seus veículos eléctricos, e

- a Ubitricity, um fornecedor líder de soluções de carga, incluindo uma abordagem inovadora para o carregamento na rua de veículos elétricos para as áreas urbanas.

O próximo passo será a realização de estudos de viabilidade destas tecnologias em Londres, Reino Unido e Offenbach, na Alemanha. Espera-se que sejam anunciados mais desenvolvimentos no final deste ano.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.