Kia apresenta estratégia e conceito “além da mobilidade”

22 janeiro 2024
11min.

Conferência de Las Vegas (CES 2024) integrou modelos e soluções personalizadas que aumentam a versatilidade e abrem possibilidades ilimitadas que a marca diz responder às mais diversas exigências dos segmentos particular e empresarial

---

A Kia já revelou a sua estratégia futura para o segmento PBV (‘Platform Beyond Vehicle’) na edição de 2024 do Consumer Electronics Show (CES), que se realizou em Las Vegas entre 9 e 12 de janeiro. Um dos pontos altos desta participação foi a estreia de cinco conceitos PBV - PV7, PV1 e três variantes do PV5, modelo que iniciará produção em 2025.

O desenvolvimento do conceito PBV, que corporiza uma visão de futuro, baseia-se num plano multifaseado, que permitirá não só revolucionar a indústria da mobilidade, mas também contribuir para o cumprimento das ambições da H.M.G. em matéria de robótica, Mobilidade Aérea Avançada (AAM) e condução autónoma.

Os PBV da Kia constituem uma solução de mobilidade total, que conjuga veículos elétricos feitos por medida com soluções de software avançadas, baseadas na estratégia “software-to-everything”, ou SDx, do H.M.G. Os modelos da Kia surgidos no âmbito do projeto PBV abrirão a porta a novas atividades comerciais e estilos de vida, através de uma redefinição do conceito de espaço, fruto dos seus interiores avançados e adaptados às necessidades do cliente, que fornecem novos níveis de liberdade e flexibilidade.

kia concept-pv5h2

“O negócio PBV da Kia representa o nosso desejo de ir mais além do conceito tradicional de automóveis, ao satisfazer as necessidades de diversos clientes e comunidades através de modelos e serviços otimizados, que são direcionados para circunstâncias de mercado e de negócio específicas”, explicou Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia.

“Os PBV da Kia serão um fator de favorecimento da inovação nos negócios, graças ao nosso sistema de gestão centrado no cliente e à nossa especialização na produção em série de EV, bem como à estratégia SDx do H.M.G., que se encontra em rápido crescimento, e aos negócios relacionados que surgirão no futuro. Queremos afirmar que estamos totalmente preparados para nos tornarmos no primeiro impulsionador do mercado global de PBV”, acrescenta o responsável.

Uma visão para a mobilidade do futuro

Com o lançamento da sua área de negócios PBV, a Kia compromete-se em fornecer uma gama variada de modelos personalizados, destinados a corresponder às necessidades específicas de cada um dos seus clientes. Determinada em ir além da oferta restritiva e unidimensional das gamas de produtos da indústria automóvel da atualidade, a marca acredita que a sua nova abordagem aos PBV pode ajudar a resolver os desafios de mobilidade de pessoas e organizações, que se deparam atualmente com opções de transporte limitadas.

A oferta de PBV da Kia é a materialização de uma abordagem verdadeiramente centrada no cliente, e será construída com base num sistema de negócio dedicado, que integrará veículos, software e tecnologias futuras de alto valor acrescentado. Dividido em três fases, o programa PBV da Kia ilustra bem a forma como os modelos a que vai dar origem serão fundamentais para a materialização da visão SDx do H.M.G., enquanto soluções adaptadas ao padrão de utilização de cada cliente.

kia concept-pv51

Na primeira fase, será lançado o Kia PV5, um EV versátil otimizado para tarefas como o transporte individual de passageiros, as entregas e as utilidades, que apresenta capacidades de conversão de acordo com diferentes necessidades dos clientes. A melhoria ao nível da conectividade de dados entre veículos, bem como dos dados externos, como por exemplo informações de rota ou de entrega, permite operar comodamente diversos veículos, em frotas definidas por software. Este surgimento de frotas de negócios personalizadas e de soluções específicas para PBV significa menos tempo de paragem e maior eficiência em termos de custos.

Na segunda fase, será completada a gama de modelos PBV dedicados, que evoluirão para unidades de mobilidade baseadas em Inteligência Artificial (IA), recorrendo a dados para interagir com os utilizadores e garantir que os seus sistemas se encontram permanentemente atualizados. Uma solução PBV integrada oferecerá uma experiência personalizada e ininterrupta entre dispositivos e software. Simultaneamente, surgirão novas formas de atividade comercial, ligadas à robótica e a outras tecnologias do futuro.

Por último, na terceira fase, os PBV da Kia evoluirão para soluções de mobilidade altamente personalizáveis e desenvolvidas à medida, graças à sua integração com o ecossistema de mobilidade do futuro. Os veículos de condução autónoma conectados serão geridos enquanto unidades de um único sistema operativo de cidade inteligente. Com o advento de um mundo “hiperconectado”, onde as pessoas, os PBV e a infraestrutura social estarão harmoniosamente interligados, será aberta uma porta para estilos de vida totalmente novos, através da criação de um ecossistema de PBV robusto e baseado nas futuras tecnologias do H.M.G. para a condução autónoma, a mobilidade aérea avançada, a robótica e a rede energética.

kia pv51

Inspiração torna-se realidade

Ao mesmo tempo que garante a consistência de design em todos os veículos, a Kia irá criar um ecossistema que favorece a interação entre os PBV. Oferecendo uma ampla modularidade, incluindo a capacidade de partilhar equipamentos entre todos os veículos, a nova plataforma reforçará a versatilidade, abrindo possibilidades ilimitadas para satisfazer as necessidades, quer de empresas, quer de particulares. Durante a Fase Um, serão disponibilizadas diversas versões do PV5, nomeadamente a Basic (básica), Van (carrinha), High Roof (tejadilho alto) e Chassis Cab (chassis cabina). Para o futuro, a Kia planeia também introduzir um modelo Robotaxi desenvolvido com a Motional – “joint-venture” entre a HMG e a Aptiv -, cujo objetivo é proporcionar aos utilizadores uma experiência de transporte individual de passageiros autónomo e inovador.
“Os PBV da Kia vão inaugurar uma nova era de soluções harmoniosas nos campos das atividades comerciais quotidianas e do estilo de vida. Esperamos facilitar e melhorar a vida dos nossos clientes, quer estes estejam parados ou em movimento, oferecendo-lhes níveis de flexibilidade, personalização e modularização excecionais”, esclarece Karim Habib, vice- presidente executivo e responsável de Global Design da Kia.

“Libertos de lugares fixos e das tradicionais restrições de espaço, os PBV da Kia oferecem aos utilizadores uma tela em branco para reinventarem os seus estilos de vida e de trabalho”, acrescenta Karim Habib.

“Para além da mobilidade”, de modo sustentável

Ao disponibilizarem níveis de flexibilidade sem precedentes, os modelos PBV da Kia redefinirão a forma como os clientes podem viver as suas vidas. O design “ultravanguardista” dará origem a novos habitáculos, contribuindo para um futuro melhor, e expandir-se-á tanto para os espaços móveis como estacionários, facilitando a vida quotidiana, o trabalho e o lazer.

Com o seu relançamento, em 2021, a Kia iniciou uma jornada de adaptação efetiva ao mercado em rápida mudança, através da estratégia “Plan S”. Com modelos premiados, como o EV6 e o EV9, a ajudarem a marca a estabelecer-se com sucesso na liderança na conceção e fabrico de EV, a Kia pretende consolidar a sua posição como um dos principais fornecedores de soluções de mobilidade sustentável até 2030 através do lançamento de outros modelos, como o EV3 e o EV4.

No decurso desta transformação, a Kia atingiu diversas metas de sustentabilidade importantes do seu percurso para se tornar um fornecedor de soluções de mobilidade sustentável, nomeadamente a implementação de dez artigos “amigos do ambiente”, a aplicar em todas as novas gamas da marca.

A estratégia PBV da Kia vem contribuir para o cumprimento das suas metas climáticas, ao permitir que os veículos que recorrem a esta plataforma forneçam hidrogénio e eletricidade gerados de forma responsável diretamente às infraestruturas de distribuição. Tal não só diminui o impacto ambiental associado às centrais elétricas tradicionais e aos combustíveis fósseis, mas também garante um abastecimento eficiente e fiável de energia elétrica à cidade.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.