DB Schenker irá operar um cargueiro autónomo de emissões zero

11 maio 2022
4min.

Através de uma forte rede de parceiros, o fornecedor de logística oferecerá uma solução inovadora para um transporte marítimo mais sustentável e rentável.

---

A DB Schenker, um dos principais fornecedores de logística do mundo, revelou os seus planos para operar um navio cargueiro inovador com zero emissões na Noruega. O navio, inteiramente elétrico, tem um design único que o torna no primeiro do seu género no mundo. Após a assinatura de um acordo de Prestudy, a DB Schenker e os seus parceiros de cooperação - o gigante do mobiliário Ekornes e o designer de navios Naval Dynamics, juntamente com a KONGSBERG e a Massterly - deram os primeiros passos num ambicioso projeto conjunto para substituir os tradicionais navios de carga utilizados na costa norueguesa em torno de Ikornnes e Ålesund.

O novo cargueiro marítimo autónomo e elétrico de curta distância aproveita o conceito NDS AutoBarge 250 da Naval Dynamics, desenvolvido em colaboração com a KONGSBERG e a Massterly. O navio operará entre o porto de Ekornes, Ikornnes, e o porto de Ålesund, que serve os principais portos de carga marítima da Europa. O navio completará a viagem de 43 km (23 NM) em três horas, a uma velocidade de 7,7 nós.

Quanto às suas características, o navio terá 50 metros de comprimento e será capaz de transportar 300 toneladas de peso bruto. Foi concebido desde a quilha para funcionar de forma autónoma e com emissões zero, e funcionará sem tripulação, mas será monitorizado e controlado pelo pessoal do Centro de Operações Remotas (ROC) da Massterly, cuja equipa inclui navegadores e engenheiros navais certificados. A solução planeada de transmissão de dados bidirecional entre a embarcação e o ROC está destinada a mudar as regras de jogo no setor do transporte marítimo.

Knut Eriksmoen, Diretor Geral da DB Schenker na Noruega, afirmou que, “estamos orgulhosos por continuar a intensificar uma relação que já era sólida com o nosso cliente Ekornes. Este projeto único marca mais um passo importante em direção de cadeias de abastecimento mais ecológicas, e também se enquadra perfeitamente na nossa agenda de sustentabilidade no transporte marítimo, onde estamos a assumir uma liderança ambiciosa graças aos nossos parceiros”.

Schenker_Ekornes_Autobarge_250+copyright+Naval+Dynamics_1_Geiranger

Por seu lado, Roger Lunde, diretor geral da Ekornes AS, assegurou que, “trabalhamos continuamente para o nosso objetivo de nos tornarmos o principal fabricante mundial de mobiliário premium sustentável. Com este projeto de referência, cumpriremos os nossos objetivos de sustentabilidade, utilizando a tecnologia mais inovadora disponível. A utilização de contentores autónomos para a recolha direta dos nossos produtos Stressless, na nossa própria doca em Ikornnes, significa que a nossa pegada total de carbono será reduzida significativamente. Ganharemos também melhor controlo e maior flexibilidade com a nossa própria logística”.

Por último, Geir Håøy, diretor geral da KONGSBERG ASA, declarou que, “estamos a começar a assistir a uma mudança generalizada do transporte rodoviário de mercadorias para o transporte marítimo de curta distância, limpo e eficiente em termos energéticos. Dadas as nossas décadas de experiência na criação e aperfeiçoamento de sistemas para as operações de navios em todos os contextos, estamos numa posição única para realizar um trabalho pioneiro neste projeto. A KONGSBERG está atualmente envolvida em várias operações de navios totalmente elétricos e autónomos, tais como Yara Birkeland e ASKO. Estamos ansiosos por contribuir com o nosso conhecimento e experiência para esta nova parceria com a DB Schenker e a Ekornes”.

Esta parceria trará inúmeros benefícios, incluindo emissões zero, transportes mais rápidos e mais eficientes, bem como a redução do tráfego nas estradas. Ao liderar o caminho para a neutralidade climática, é do interesse comum das partes lançar este navio pioneiro na Noruega e, mais tarde, obter a aprovação da Autoridade Marítima Norueguesa e possivelmente incentivos governamentais para os aspetos de sustentabilidade e tecnologia.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.