AD
AD
AD
AD

Ministro do Mar visita Lisnave e navio Vasco da Gama

05 julho 2021
3min.

Ricardo Serrão Santos foi acompanhado pelo Director-Geral da DGRM, José Carlos Simão, e pelo administrador da APSS, José Castel-Branco na visita ao estaleiro naval da Lisnave no Porto de Setúbal e o novo navio de cruzeiros “Vasco da Gama”.

---

A comitiva foi recebida pelo presidente da Lisnave, José António Rodrigues, e pelo empresário Mário Ferreira.

Na visita, o Ministro do Mar teve oportunidade de verificar as potencialidades do estaleiro localizado no estuário do rio Sado, dedicado à manutenção e reparação naval dos grandes navios da marinha mercante e de grandes estruturas marítimas para atividades offshore, onde dispõe de seis docas com capacidade até 700.000 dwt (Deadweight tonnage) e de todo um conjunto de oficinas e serviços para responder às mais variadas solicitações dos armadores. 

A Lisnave presta serviços especializados a uma alargada carteira de clientes de armadores de todo o mundo, tem apostado cada vez mais em trabalhos de navios complexos, como os de LNG, LPG ou cruzeiros, bem como nas novas vertentes de Green Shipping e de Economia Circular, como sistemas de controlo de emissões e de águas de lastro, ou mesmo projetos de vanguarda no controlo tecnológico e de digitalização. É disto exemplo o novo navio de cruzeiros da “Mystic Ocean”, o Vasco da Gama, que se encontra a finalizar a sua modernização na Mitrena e que o Ministro do Mar também visitou.

O navio Vasco da Gama foi a última aquisição do grupo Mystic, tem capacidade para mais de mil passageiros e cerca de 550 tripulantes, tem 210 metros de comprimento e 30 metros de boca.

Entre as várias intervenções de modernização, destaca-se a conversão das máquinas do navio para Tier III com emissões reduzidas, a reconversão dos sistemas de lastro, esgotos e gestão de resíduos, bem como uma nova eficiência energética global das máquinas e restantes equipamentos. Esta modernização permitirá que o navio possa navegar nas regiões do planeta com controlo de requisitos ambientais mais apertados, nomeadamente as Áreas de Controlo de Emissões e as zonas polares e Fiordes na Noruega.

Muito relevante nesta visita foi o destaque para o setor empresarial português. Desde logo, a visita ter acontecido a um estaleiro português de referência, a Lisnave, e ter sido visitado o maior navio de cruzeiros de bandeira portuguesa, navio do armador português Mário Ferreira.

Na modernização do navio Vasco da Gama, destaque ainda para a participação de empresas portuguesas nesta transformação, nomeadamente a empresa Tecnoveritas, responsável pelo projeto de evolução das máquinas para Tier III, com redução das emissões em 80%, bem como a nova pintura do navio com tintas de última geração antifouling, fornecidas pela empresa nacional Hempel.


Tags

Recomendamos Também

AD
AD
Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.