Da comitiva faziam parte Charlotte Bulliard, assessora diplomática, Florence Mangin, Embaixadora de França em Portugal. A comitiva portuguesa foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes, estando presentes ainda por parte do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, a sua Presidente Lídia Sequeira e o Vogal José Castel-Branco.
Esta visita inseriu-se no programa oficial do governante francês a Portugal e enquadrou-se na estratégia de promoção e desenvolvimento do Porto de Lisboa, dando a conhecer as valências de coordenação e controlo de tráfego e de segurança do ambiente portuário, integradas na Torre VTS.
O Centro de Coordenação e Controlo de Tráfego Marítimo e Segurança, coordena e controla a navegação dento da área de jurisdição da Administração do Porto de Lisboa, tendo como limite montante a Ponte Vasco da Gama e a jusante toda a área de aproximação ao porto de Lisboa, fornece informação e aconselha os navios que naveguem no estuário do Tejo e na aproximação a este, até um raio de 16,5 milhas náuticas, centrado no VTS - Lisboa.
A componente de controlo de tráfego marítimo (VTS Vessel Traffic Service), destina-se a promover o tráfego seguro e eficiente, contribuir para a melhoria das condições de segurança de navegação, controlar as entradas e saídas de navios na área portuária, planear estadias dos navios comerciais no porto, permitir o sistema de navegação assistida, colaborar na salvaguarda da vida humana no mar, em acções de protecção do meio ambiente portuário e na prevenção de actividades ilícitas.
PR