Porto de Sines com mais carga contentorizada

03 novembro 2020
1min.

Os resultados do terceiro trimestre de 2020 solidificam o crescimento do porto face ao ano anterior.

---

De Janeiro a Setembro, Sines alcançou um aumento de 8,3% em relação ao mesmo período homólogo, com 1,17 milhões de TEU (contentores de 20 pés).
No que toca à movimentação total do porto, ainda que o penúltimo trimestre do ano assinale um crescimento de 32,7% comparativamente ao trimestre anterior, o Porto de Sines registou uma diminuição de 2,5% na movimentação acumulada, permitindo, ainda assim, ultrapassar os 30 milhões de toneladas movimentadas até Setembro.

A redução de mais de dois milhões de toneladas de carvão, motivado pelo encerramento das centrais termoeléctricas a carvão no âmbito da descarbonização energética em curso no nosso país contribuiu decisivamente para esta quebra.

Relativamente aos granéis líquidos, registou-se a manutenção dos volumes de movimentação do mesmo período do ano anterior (-0,9%), com o gás natural liquefeito a manter-se também nos mais de 3,1 milhões de toneladas movimentadas no período em análise. Por outro lado, o segmento da carga geral demonstrou um comportamento bem positivo, onde se inclui a carga contentorizada, que registou mais 12,1% em termos de tonelagem, em referência ao mesmo período do ano anterior.

A trajectória apresentada até ao final de Setembro permite perspcetivar um fecho de ano com sinal positivo, apesar do contexto pandémico. Todos os agentes económicos e autoridades com actividade em Sines têm contribuído decisivamente para colocar o Porto de Sines num patamar de excelência, garantindo o normal funcionamento da economia e o completo funcionamento das cadeias logísticas.
 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.