APDL conclui intervenção no cais do Douro

22 setembro 2020
1min.

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) terminou as obras de melhoria do canal e dos cais de espera a jusante da eclusa da Valeira, na Via Navegável do Douro (VND), que envolveram um investimento de 500 mil euros.

Porto de Viana do Castelo

A obra teve como objectivo melhorar a segurança e a fluidez de um local que estava, até então, interdito a embarcações com mais de 20m de comprimento. A empreitada veio criar pontos de paragem para todo o tipo de embarcações, que agora se poden cruzar à saída da eclusa da Valeira. Isto significa uma redução para metade dos anteriores tempos de espera.

Foi ainda restaurado o ponto de acostagem na Alegria, foram construídos os cais de São Martinho e Castelinho e reabilitado o cais da Boavista e Alegria, em Carrazeda de Anciães e São João da Pesqueira.

Este investimento veio otimizar os tempos de eclusagem – processo que permite a elevação de uma embarcação a uma barragem quando esta se situa num leito do rio de um nível mais baixo –, e aumentar a segurança nas áreas de espera deste troço.

Recorde-se que, até à data, a passagem simultânea de embarcações estava interdita entre o Pinhão e a Valeira, facto que provocava maiores tempos de espera pelo facto das embarcações terem de aguardar uma pela outra para poderem atravessar o troço.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.