Porto de Leixões comemora aniversário online

21 setembro 2020
1min.

A edição 2020 do “Dia do Porto de Leixões” assinalou-se este sábado, 19 de Setembro, com uma programação totalmente digital.

Vista do porto de Leixões
Porto de Leixões

Vista do porto de Leixões

A transmissão online aconteceu como medida de prevenção e contenção da COVID-19. Ao longo do dia,
nas plataformas digitais da infraestrutura portuária, foram transmitidas cerca de duas dezenas de filmes que desvendaram curiosidades, histórias e partilharam memórias dos mais de 130 anos daquela que é uma das principais portas de entrada e saída de mercadoria nacional.

Os conteúdos continuam disponíveis no Facebook do Porto de Leixões para todos os que pretendam ver ou rever.

A programação dividiu-se em diferentes rubricas, que cruzam todas as áreas de intervenção do Porto de Leixões: operação portuária, investimentos previstos; movimentação de carga; Plataforma Logística; Terminal de Cruzeiros; ambiente e responsabilidade social. Também o CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), cujas instalações se localizam dentro da infraestrutura portuária, tiveram lugar de destaque nos filmes transmitidos.

Entre as diferentes reportagens partilhadas ao longo de todo o sábado, podem relembrar-se momentos passados como a inauguração da Doca 1 do Porto de Leixões, que aconteceu há 80 anos, e a visita de Américo Tomás à infraestrutura portuária, que ocorreu em 1968.

Desvendar o processo de movimentação de mercadoria, ver golfinhos ao largo de Leixões ou descortinar as mais-valias das obras previstas para os próximos anos, na infraestrutura portuária, são outros dos conteúdos que celebraram aquele que é o principal porto exportador nacional.

Recorde-se que a APDL comemora o “Dia do Porto de Leixões” desde 2009, realizando-o anualmente no terceiro sábado de Setembro.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.