Porto de Lisboa com novo recorde de navios de cruzeiro

26 janeiro 2018
1min.

Em 2017, o Porto de Lisboa bateu o recorde de navios de cruzeiro que escalaram a capital portuguesa, com um total de 123. Mais 3 do que o anterior recorde que vinha de 2013 e mais 9 do que em 2016. Estes 123 navios foram responsáveis por 330 escalas, o que significa um crescimento de 6% face a 2016.

Porto de Lisboa

 

As escalas em turnaround, ou seja, com os passageiros a poder iniciar e/ou terminar em Lisboa a sua viagem, subiram 12% e as escalas em trânsito aumentaram 6%.

O número de passageiros estabilizou acima dos 520 mil, apesar de em 2017 se ter registado um decréscimo marginal de -0,3% para os 521.042, o que se justifica pela redução da capacidade dos navios que realizaram operações de trânsito.

O ano de 2017 fica ainda marcado na história da atividade de cruzeiros do Porto de Lisboa pela inauguração do Terminal de Cruzeiros de Lisboa e pela atribuição, pelo 2º ano consecutivo, e pela terceira vez, do prémio de melhor porto de cruzeiros da Europa pelo World Travel Awards.

Se as estimativas para 2018 se vierem a concretizar, este pode vir a ser o melhor ano de sempre, com novos recordes de escalas e passageiros. Este é também o ano da realização, em Lisboa, da 12º edição da Seatrade Cruise Med, uma das maiores feiras de cruzeiros do mundo, que tem lugar a 19 e 20 de setembro de 2018. Espera-se que a organização deste evento tenha um efeito multiplicador na actividade de cruzeiros, como aconteceu no Porto de Marselha, onde o número de passageiros aumentou 63% depois de ter organizado a feira em 2012.

Perante os sucessos de 2017 e as previsões para o ano em curso, a Presidente da Administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira avança que “estamos no início de uma nova era para o turismo de cruzeiros em Lisboa, com perspetivas de grande crescimento, sobretudo agora que a capital portuguesa é uma das mais bem servidas por infraestruturas de apoio à atividade de cruzeiros.”
PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.