Arrancou a expansão do Terminal XXI em Sines

10 agosto 2020
1min.

A PSA Sines, concessionária do Terminal de Contentores do Porto de Sines (Terminal XXI), lançou o concurso para a expansão desta infraestrutura portuária. A fase da ampliação compreende a construção de mais 204 metros de cais por forma a dotar o terminal de um cais corrido com 1.150 metros.

---

O Terminal XXI está inserido nas principais rotas marítimas internacionais nas quais estão alocados os maiores navios de contentores do mundo em operação, sendo que este investimento vem reforçar a capacidade do terminal em receber vários navios megacarriers em simultâneo e assim aumentar a sua oferta operacional.

Recorde-se que em Outubro de 2019 a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e a PSA Sines celebraram um aditamento ao contrato de concessão que permite a realização de novos investimentos referentes à expansão do cais e redimensionamento e modernização do terminal, projectando o aumento da capacidade de movimentação anual de 2,3 para 4,1 milhões de TEU (contentores de 20 pés).

Já em Fevereiro do presente ano a APS consignou a empreitada da 3.ª Fase de Ampliação do Molhe Leste do Porto de Sines, num montante de cerca de 72 milhões de euros, compreendendo a extensão do molhe em 750 metros, que permitirá reforçar a protecção da zona leste do Porto de Sines onde se localiza o Terminal XXI. Esta obra integra um projecto aprovado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e beneficiará de financiamento comunitário, através do Fundo de Coesão, em cerca de 25 milhões de euros.

 

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.