Porto de Lisboa com maior volume de mercadorias desde 2011

22 janeiro 2018
1min.

O Porto de Lisboa movimentou em 2017 mais de 12,1 milhões de toneladas de carga, o que representa uma subida de 19 por cento face ao ano anterior. Nos contentores, a subida é de 26 por cento, para 493.253 TEU*.

porto de lisboa

Estes indicadores significam que o Porto de Lisboa atinge o maior volume de mercadorias desde 2011, depois de registar a maior taxa de crescimento dos portos nacionais em 2017.

Os Granéis Sólidos obtiveram o melhor resultado dos últimos 10 anos, com mais de 5,3 milhões de toneladas, enquanto que os Granéis Líquidos invertem a tendência de descida resgistada desde 2009 e sobem 15 por cento.

O embarque de mercadorias cresce 33 por cento face a 2016 e já representa 42 por cento da totalidade da carga movimentada.

Lídia Sequeira, Presidente da Administração do Porto de Lisboa, sublinha que “estes números são muito encorajadores, sobretudo porque demonstram o acerto da estratégia adoptada, com foco no crescimento, sustentado na paz social no porto.”

*TEU: Medida padrão utilizada para calcular o volume de um contentor (unidade equivalente a 20 Pés (em inglês: Twenty-foot Equivalent Unit ou TEU)

PR

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.