Português integra formação que o leva a viajar pela Europa

07 março 2019
4min.

O jovem de 21 anos, de Famalicão, foi o seleccionado pela ONE Portugal. Nos próximos dois anos, usufruirá de cursos de Shipping pela Shipping College UK e viajará por países como Bélgica, Espanha, França, Holanda, Itália, Polónia, Reino Unido e Suécia.

Copy of Copy of ONE_cut-02
Copy of _MG_1131

Copy of Copy of ONE_cut-02

A OCEAN NETWORK EXPRESS (ONE) Portugal, empresa de transporte de contentores que surge na sequência da fusão de três importantes armadores japoneses – KAWASAKI KISEN KAISHA (K. LINE), MITSUI O.S.K. LINES (MOL) e NIPPON YUSEN KABUSHIKI KAISHA (NYK) – lançou recentemente um programa de recrutamento e formação de talento, designado SAIL – Shipping Apprenticeship and International Learning Program. Além de cursos na área do Shipping, o programa proporcionará ao candidato selecionado a oportunidade de viajar por toda a Europa nos próximos dois anos.

“Numa empresa que elege entre os seus valores o trabalho de equipa, a satisfação do cliente, a qualidade e a fiabilidade, uma política de Recursos Humanos centrada no respeito pela individualidade que cada ativo para criar uma equipa que, a partir de vários pontos do mundo, trabalhe como uma só, é fundamental. Este programa insere-se nessa estratégia. Face à nossa dimensão e presença global conseguimos oferecer um ambiente para lançar carreiras que favoreçam o crescimento pessoal e profissional das nossas pessoas. Captar e reter os melhores é o nosso objectivo”, explica Isabel Azeredo, country head da ONE Portugal.

Eduardo Costa Rebelo tem 21 anos, é natural de Famalicão e licenciou-se em Marketing pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Desinibido, descontraído, bom ouvinte e com facilidade de arranjar soluções, tem como ambições um dia chegar a director ou responsável de um departamento, ou até mesmo, a criar o seu próprio negócio. Foi ele o seleccionado para integrar o programa.

O SAIL permitirá a Eduardo Costa Rebelo continuar a sua educação e, simultaneamente, iniciar a sua carreira na área do shipping. O programa tem uma componente teórica e uma prática. A primeira será leccionada via online pela Shipping College UK, que, no final, atribuirá o Maritime Shipping Foundation Certificate e o Maritime Shipping Diploma Course. Esta formação contempla vários cursos e workshops relacionados com este sector de actividade que é responsável por 95% do movimento de cargas em todo o mundo, abordando temas como introdução ao shipping e respectiva terminologia, comércio internacional, contentorização, tipos de navios e de cargas, alfândegas, documentos usados no transporte marítimo, entre outros. Já a componente prática prevê a passagem do candidato seleccionado por todos os departamentos da ONE Portugal, do Serviço ao Cliente ao Departamento de Operações, passando pelos departamentos Financeiro e de Vendas, só para mencionar os principais, onde será treinado para absorver o máximo da área de atividade em que agora inicia a sua carreira profissional.

Atendendo a que o negócio do shipping é na sua essência internacional, a ONE acredita que os candidatos seleccionados no âmbito deste programa nos vários países em que o mesmo se está a realizar devem ter a oportunidade de ganhar experiência internacional. Assim, além de alguns trabalhos que Eduardo Costa Rebelo terá de realizar em cooperação com outros colegas “sailors” integrados em outras filiais europeias da ONE, o programa inclui formação e integrações de curto prazo (de algumas semanas) em países como Bélgica, Espanha, França, Holanda, Itália, Polónia, Reino Unido e Suécia.
“ONE shipping, até há bem pouco tempo uma desconhecida, mas, de agora em diante, uma parte bastante importante na minha vida. Tenho a certeza que poder ser o primeiro ‘sailor’, o primeiro português a pertencer a este projeto é uma honra e um prazer enorme e, apesar de esta experiência ainda estar a começar, sei que é uma oportunidade única, tanto a nível pessoal como profissional. É impossível colocar um preço no impacto que isto terá no futuro da minha carreira”, reconhece Eduardo Costa Rebelo.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.