IVECO BUS expõe oferta de eletromobilidade no UITP em Barcelona

06 junho 2023
13min.

A IVECO BUS está presente no “UITP Global Public Transport Summit”, de Barcelona, evento que se realiza de 5 a 7 de junho, confirmando, assim, o seu empenho para com a sustentabilidade no transporte de passageiros, ali expondo dois modelos da sua oferta de eletromobilidade.

---

Marca líder no setor dos transportes públicos da Europa, a IVECO BUS está a fazer uma forte declaração sobre o seu compromisso pioneiro para com os transportes sustentáveis na “UITP Global Public Transport Summit” (“Cimeira Global de Transportes Públicos da UITP”), em Barcelona, com a apresentação, no seu stand, da sua completa gama de soluções de eletromobilidade, e com a participação em mesas redondas e fóruns.

Durante a cimeira, a empresa irá apresentar a sua abordagem multi-energética única de apoio aos operadores de transportes no seu processo de transição energética, com especial destaque para a eletromobilidade. O fabricante pode contar com os seus mais de 20 anos de experiência adquirida no domínio das transmissões elétricas para o desenvolvimento dos seus autocarros e veículos interurbanos elétricos a bateria.

As soluções de mobilidade zero emissões da IVECO BUS encontram-se em exposição num stand de 400 m² (6E100), onde a marca expõe o seu novo autocarro suburbano 100% elétrico CROSSWAY Low Entry de 13 metros e um autocarro médio E-WAY, também a bateria, de 9,5 metros. Por seu turno, a FPT Industrial irá expor, no seu stand, um pack de baterias de design exclusivo, mostrando-se o conceito Energy Mobility Solutions num espaço dedicado, composto por serviços digitais e de gestão de frotas, fornecidos pelo fabricante.

Os representantes da IVECO BUS irão contribuir com a sua experiência e conhecimentos no sector para uma série de debates a realizar durante a Cimeira: Jean-Marc Boucheret, Diretor de Mobilidade Sustentável, representará os Fabricantes de Equipamentos Originais (OEM) na mesa-redonda sob o título "Abordar o Interesse Público na Vida dos Autocarros Elétricos", que terá lugar amanhã (dia 6). Antes, já hoje, este responsável irá intervir, no Spotlight Fórum "Acelerar a Implementação de Autocarros com Emissões Zero - Parte II”. Já Philippe Grand, Gestor de Produto de Serviços Digitais, participará no debate sobre "Sistemas de Transporte Público Seguros: Enfrentar os Ciberataques", no Fórum Spotlight de dia 7 de junho (quarta-feira).

CROSSWAY LE ELEC (Low Entry Electric), um novo ativo para a mobilidade suburbana sem carbono

Com o CROSSWAY LE ELEC, exibido em BARCELONA na sua versão de 13 metros de comprimento, a IVECO BUS está a dar novo passo em frente no apoio à transição energética em missões suburbanas e interurbanas. O modelo está disponível em versões de 12 e 13 metros de comprimento, na sua variante urbana (Classe I) e numa versão interurbana (Classe II).

O novo CROSSWAY LE ELEC está equipado com um motor elétrico central (330 kW de potência, para um binário máximo de 2.200 Nm) alimentado por um conjunto de baterias de lítio NMC montado pela FPT. Este conceito de bateria modular de última geração oferece excelentes níveis em termos de densidade energética e de capacidade de carga. Os packs de 5, 6 ou 7 baterias, distribuídos entre o tejadilho e o compartimento traseiro, garantem 346, 416 e 485 kWh, respetivamente, para a versão de Classe I e 416 e 485 kWh para a variante de Classe II.

O CROSSWAY LE ELEC pode ser recarregado em 5 horas na central de autocarros, com recurso a uma tomada COMBO CCS2 individual, estando, também, disponível com carregamento opcional por pantógrafo, ascendente ou descendente. Oferece um elevado desempenho, com uma autonomia de cerca de 400 km, suficiente para assegurar, em pleno e sem emissões locais, as missões para lá dos limites das cidades.

O CROSSWAY LE ELEC é um autocarro interurbano 100% elétrico com grandes vantagens associadas:

Racionalização otimizada da autonomia, dos custos e da capacidade de transporte;
Com um máximo de 44 lugares na versão de 12 metros e 48 lugares na versão de 13 metros, o CROSSWAY LE ELEC é o autocarro ideal para missões suburbanas que exigem um compromisso entre passageiros sentados e de pé;
A sua estrutura, derivada da usada na variante GNC, mantém o baixo centro de gravidade e as excelentes caraterísticas de condução das versões térmicas;
Em conformidade com as normas de segurança mais rigorosas, como o Regulamento R118.

As entregas iniciam-se em meados de 2023.

Nova Geração E-WAY

E-WAY1a

A IVECO BUS está continuamente a desenvolver a sua gama de autocarros E-WAY para que possa oferecer, sempre, aos seus clientes o melhor em termos de eletromobilidade, contando agora com uma nova geração que representa o mais recente avanço rumo à mobilidade isenta de carbono. As soluções da IVECO BUS para a mobilidade elétrica urbana estão representadas no stand com o E-WAY de 9,5 metros, um autocarro médio (midibus) de duas portas, com capacidade para carregamento noturno e um sistema de retrovisores através de câmaras.

Uma das grandes novidades introduzidas nos modelos E-WAY regista-se na evolução do armazenamento de energia e do seu conceito modular. Com 5 a 9 packs, consoante a versão, a nova geração E-WAY poderá responder às necessidades mais exigentes dos operadores em termos de autonomia diária e capacidade de passageiros. Trata-se da mais recente tecnologia de baterias NMC, industrializada pela FPT especificamente para a IVECO BUS, cuja capacidade unitária atinge os 69,3 kWh.

Com esta tecnologia única, a IVECO BUS pode, a partir de agora, proporcionar carregamentos noturnos, para a versão articulada do E-WAY. Por seu turno, a capacidade alargada das baterias permitirá uma autonomia máxima de 400 km, em função das condições de operação.

A disponibilidade destas novas baterias, distribuídas pelo tejadilho e pelo compartimento traseiro, será gradualmente alargada a todas as versões:

Os autocarros médios E-WAY terão, para ambas as versões de 9,5 e de 10,7 metros de comprimento, um pack de 5 baterias para uma capacidade energética de 346 kWh, oferta complementada, para as versões de 10,7 metros, com um pack de 6 baterias e 416 kWh de capacidade. O carregamento faz-se através de uma tomada Combo 2 CSS.
Os autocarros E-WAY de 12 metros de comprimento estão disponíveis com 2 modos de carregamento, em função das missões: através de uma tomada Combo 2 CSS (no parque de recolha) ou carregamento de conveniência através de pantógrafo descendente ou ascendente. Uma combinação de 5 a 7 packs para uma capacidade total de 346, 416 ou 485 kWh, permitirá otimizar o seu desempenho.
As respetivas versões articuladas aceitam ambos os carregamentos, via ficha CSS Combo 2 ou com pantógrafo, descendente ou ascendente, e oferecem uma escolha de 6 a 9 packs de baterias para 416, 485, 554 ou 624 kWh de capacidade.
As variantes de 12 e 18 metros de comprimento continuarão a estar disponíveis nas versões BRT (Bus Rapid Service), denominando-se LINIUM.

Os autocarros E-WAY passam a estar equipados com o novo motor elétrico SIEMENS Elfa III com 185 kW de potência máxima (3000 Nm de binário) para as versões de 9,5, 10,7 e 12 metros de comprimento, e de 330 kW (5000 Nm de binário) para a versão articulada de 18 metros, bem como com um novo eixo dianteiro de 8,2 toneladas.

Os E-WAY de nova geração também apresentam novas proteções para as baterias no tejadilho, com um design em mosaico que permite o seu acesso. Isto resulta na vantagem de uma altura inferior a 3,3 metros.

Em termos de conforto térmico, a nova geração E-WAY também oferece uma bomba de calor de CO2 com um sistema de distribuição de ar melhorado.

Em comparação com a anterior geração do modelo, estas novas caraterísticas tecnológicas e as novas baterias, que oferecem a maior densidade energética (180 Wh/kg) do mercado e uma maior capacidade instalada, permitem otimizar o equilíbrio entre a capacidade de passageiros ou a energia oferecida a bordo.

As entregas da nova geração de autocarros E-WAY irão iniciar-se no segundo semestre de 2024, com os modelos de 12 metros de comprimento.

Energy Mobility Solutions: um novo mundo de serviços adicionais na IVECO BUS

Como verdadeira consultora no domínio da eletromobilidade, a IVECO BUS quer apoiar os seus clientes na transição das suas frotas para as zero emissões, com a solução 100% elétrica mais eficiente, que corresponda perfeitamente à sua aplicação final.

Com a sua equipa dedicada, Energy Mobility Solution, a marca oferecerá aos operadores de transportes a gestão completa e otimizada do seu projeto de electromobilidade, desde a conceção dos seus veículos e instalações até à sua implementação.

A Energy Mobility Solutions identificará as melhores estratégias de carregamento, as especificações dos veículos, o dimensionamento das baterias, a configuração dos carregadores e as infraestruturas necessárias para uma solução integral e perfeitamente adaptada às missões dos veículos.

Através da Energy Mobility Solution, a IVECO BUS pretende cumprir o seu compromisso de satisfação dos clientes com um modelo consistente de soluções de mobilidade elétrica, que irá apoiar e facilitar a transição energética nos transportes públicos.

Uma solução sustentável para todas as missões de mobilidade

Altamente empenhada na mobilidade sustentável e no desenvolvimento de um sistema de Transportes Públicos com baixo teor de carbono, a IVECO BUS sempre antecipou as necessidades crescentes das autoridades, dos operadores e dos cidadãos por veículos mais limpos, que respeitem os recursos naturais, o ambiente e a saúde pública, oferecendo soluções de transporte maduras, virtuosas e ecologicamente responsáveis.

Quaisquer que sejam as suas missões e exigências, os veículos da gama IVECO BUS oferecem aos operadores soluções de transporte eficientes, fiáveis e respeitadoras do ambiente, apoiando-nos no seu processo de transição energética.

A gama de modelos IVECO BUS oferece um vasto mix energético (gás natural, 100% elétrico, híbrido, Euro VI-E HI-SCR) e inúmeros modelos – URBANWAY, E-WAY, STREETWAY, CROSSWAY, EVADYS, DAILY – que correspondem a todas as necessidades de mobilidade das pessoas, desde autocarros urbanos e interurbanos, a autocarros de turismo e miniautocarros. O seu portefólio permite uma escolha entre:

-Autocarros
-URBANWAY de 12 e 18 metros, em versões Diesel, XTL e híbridas;
-URBANWAY de 10,5, 12 e 18 metros, em versões CNG e HYBRID CNG, compatíveis com biometano;
-CREALIS de 12 e 18 metros, em versões Diesel, XTL, a Gás Natural e híbridas;
-E-WAY de 9,5 a 10,7 metros, de 12 e de 18 metros, em versões 100% elétricas;
-STREETWAY de 12 metros, em versões 100% elétricas;
-STREETWAY de 12 e 18 metros, em versões Diesel e CNG;
-CROSSWAY Low Entry (Classes I e II) de 10,8, 12, 13 e 14,5 metros, compatíveis com XTL;
-CROSSWAY Low Entry (Classe I) de 12 metros, em versões CNG e HYBRID CNG, compatíveis com biometano;
-CROSSWAY Low Entry (Classe II) de 12 e 13 metros, em versões CNG e HYBRID CNG, compatíveis com biometano;
-CROSSWAY de 10,8, 12, 13 e 14,5 metros, em versões compatíveis com XTL (Classe II);
-CROSSWAY (Classe II), de 12 e 13 metros a Gás Natural;
-EVADYS, de 12 e 13 metros, em versões Diesel e compatíveis com XTL;

-Miniautocarros:
-eDAILY, 100% elétricos, disponíveis em versões chassis;
-DAILY, em versões Diesel e CNG;
-DAILY Access urbanos, em versões Diesel e CNG

Adaptados a todos os tipos de missões, os modelos da IVECO BUS garantem uma solução tangível para a necessária transição energética.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.