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Sunsundegui faz acordo histórico com a Volvo

08 maio 2023
3min.

A empresa de Navarra, apoiada financeiramente pela Sodena, assumirá a partir de 2024 o fabrico de centenas de autocarros de última geração da marca sueca.

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A Sunsundegui acaba de assinar um acordo histórico com a Volvo que garante o seu futuro e a sua atividade para os próximos anos e que, além disso, envolverá a contratação de mais de 400 pessoas na fábrica de Alsasua nos próximos quatro anos. Desta forma, a fábrica passa dos 281 postos de trabalho previstos no final deste ano para ultrapassar os 700 em 2027 e chegar aos 737 em 2028.

De acordo com a declaração de intenções assinada entre ambas as partes, o fabrico da carroçaria dos autocarros topo de gama e de última geração da Volvo (Volvo 9700 e Volvo 9900) começará durante o próximo ano e os modelos chegarão ao mercado e às estradas ao longo de 2025. Sunsundegui recebeu um forte apoio do Governo de Navarra através da Sodena, que comprometeu cerca de 39 milhões de euros.

Na verdade, Sodena acompanha Sunsundegui desde 2010, quando assumiu o controlo da empresa por três anos. Foi finalmente vendido à equipa de gestão, chefiada por José Ignacio Murillo, e ao staff.

O acordo com a Volvo permitirá à Sunsundegui mais do que duplicar a sua atual capacidade de produção. A fábrica de carroçaria montará dois autocarros Volvo por dia durante o primeiro trimestre de 2025, o que significará adicionar 420 carros por ano, para que entre a Volvo e outros clientes Sunsundegui chegue aos 800 carros por ano. Entre três e quatro veículos por dia.

Anteriormente, e após a assinatura do acordo de transferência de tecnologia, prevista para o segundo trimestre deste ano, a Sunsundegui iria construir um veículo de demonstração no terceiro trimestre de 2023 e três protótipos no primeiro trimestre de 2024. O início da produção em série está previsto para maio de 2024.

Mais uma semana de trabalho
Para enfrentar com sucesso o desafio, que envolverá investimentos de cerca de 16 milhões de euros, a Sunsundegui, que arrasta problemas históricos de rentabilidade, tem de chegar a acordo com os seus quadros para aumentar o número de dias de trabalho para 219 (face aos atuais 212), com o tempo da sanduíche a cargo do trabalhador. A jornada efetiva de trabalho seria de 7,75 horas por dia.

Com tudo isto, a Sunsundegui passaria de faturar 50 milhões em 2023 para ultrapassar os 151 milhões em 2028, com um resultado líquido que seria multiplicado por dez: de 0,6 milhões este ano para 6,3 milhões em cinco anos. A margem bruta, de qualquer forma, permaneceria em modestos 7,3%, o que explicaria os ajustes na jornada de trabalho propostos pela administração da empresa.

A empresa também passou por dificuldades significativas nos últimos anos. A pandemia significou um colapso nas encomendas – o transporte rodoviário de passageiros sofreu uma crise semelhante à das companhias aéreas. Em 2019 treinou 462 unidades, enquanto no ano passado se manteve em apenas 160, com uma redução de força de trabalho de quase 100 pessoas.

 


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