MAN Lion’s City E: Autocarro urbano totalmente eléctrico

17 setembro 2021
8min.

O fabricante prepara agora a estreia mundial do novo MAN Lion's Intercity LE.

---

Os autocarros inovadores do Grupo MAN mostram claramente que a equipa MAN tem uma excelente base para construir. E a liderar a linha está o totalmente eléctrico Lion's City E, a solução em série sustentável da MAN Truck & Bus para a mobilidade urbana que já se encontra na estrada. Há meses que o Lion's City E tem vindo a demonstrar quão bem lida com o tráfego urbano num número crescente de cidades europeias e quão facilmente pode ser integrada nos processos existentes. Para ajudar os operadores de transportes públicos a adaptar perfeitamente o seu autocarro elétrico à utilização específica, a MAN oferece agora duas estratégias diferentes de utilização de baterias para o Lion's City E: Juntamente com a estratégia experimentada e testada de "Alcance Confiável", existe agora também a estratégia de "Alcance Máximo", que oferece um alcance diário ainda maior.

Com a sua gama em particular, mas também com a sua fiabilidade, conforto e sustentabilidade, o autocarro eléctrico inspira tanto os operadores de autocarros, condutores, passageiros e peritos. "Os autocarros já são considerados o modo de transporte mais amigo do ambiente e mais rentável. Contudo, cabe aos operadores de transportes públicos e às autoridades locais reduzir ainda mais as emissões de CO2 e assim contribuir para a proteção do clima", diz Rudi Kuchta, Chefe da Unidade de Negócios Autocarros da MAN Truck & Bus, antes de acrescentar: "Cada vez mais empresas de transportes públicos estão a aceitar isto e a depositar a sua confiança exclusivamente nos autocarros urbanos movidos a bateria quando adquirem novos autocarros. Ou isso, ou estão a estabelecer datas-alvo claras para a conversão de toda a sua frota em unidades sem emissões".

Além disso, os clientes já estão a beneficiar de um conceito abrangente de e-mobilidade que reúne consultoria integral e soluções de mobilidade personalizadas e viradas para o futuro. Por exemplo, a MAN reestruturou recentemente os seus serviços MAN eManager para que os gestores de frotas possam gerir os seus veículos eléctricos da melhor forma possível. Com a ajuda da ferramenta digital na plataforma RIO, a plataforma TRATON cloud-based, a bateria, a temperatura ambiente e muitos outros parâmetros do veículo podem ser convenientemente controlados a partir da sua secretária.

O novo MAN Lion's Intercity LE faz a sua estreia mundial

O mais recente membro da família de autocarros MAN também exala espírito inovador: o novo MAN Lion's Intercity LE está agora a fazer a sua estreia mundial e a estabelecer padrões na classe de low-entry. Isto deve-se ao facto de o novo Lion's Intercity LE oferecer o melhor de dois mundos no segmento de crescimento rápido de low-entry: combina uma disposição optimizada de assentos com genes de piso baixo e conceitos de design interurbano num veículo moderno e atractivo. Isto significa que o MAN Lion's Intercity LE pode ser utilizado de uma forma versátil tanto para serviços de transporte urbano como interurbano. A nova série de modelos substitui três modelos de autocarros, e a partir de 2023 será também equipada com o comprovado MAN EfficientHybrid Drive da nova geração Lion's City. As duas versões interurbanas, nomeadamente o Lion's Intercity LE 12 e o Lion's Intercity LE 13, serão lançados em primeiro. A produção terá início no início de 2022.

NEOPLAN Cityliner: Evergreen do segmento de coaches faz 50 anos

O NEOPLAN Cityliner provocava alvoroço há cinco décadas atrás, e o mesmo ainda se passa hoje. Foi revelado pela primeira vez na lendária Semana Omnibus no Mónaco, em 1971. O seu conceito de design inconfundível tornou-se uma característica distintiva da marca, que é sinónimo de inovação e progresso de uma forma inigualável por qualquer outra marca de autocarros. Em 2006, a última geração foi lançada com base no ícone de design, o NEOPLAN Starliner, utilizando o inconfundível design de "corte afiado". Para assinalar o 50º aniversário do modelo de sucesso, existe agora uma "versão platina", modelada na lendária "Platinum Edition" de 1996. Foi lançada por ocasião do 60º aniversário da empresa.
"Quer se trate de um autocarro interurbano moderno, um autocarro luxuoso ou um autocarro urbano totalmente eléctrico - os empresários e as cidades encontrarão na nossa empresa o autocarro certo para cada finalidade", diz Rudi Kuchta. O extenso portfólio de produtos é também complementado pelos minibus MAN, que são utilizados como autocarros, para serviços de ligação ou como veículos de transporte de tripulações. A partir deste ano, os minibus, que se baseiam na bem sucedida carrinha MAN TGE, estão equipados com a nova geração de motores como padrão de acordo com a norma mais rigorosa de emissões, a Euro 6d - tornando-os ainda mais amigos do ambiente.

Ampla gama de sistemas melhoram a segurança para todos os utilizadores da estrada

Os objectivos operacionais dos grandes autocarros e minibus podem ser muito diferentes, mas todos eles marcam pontos quando se trata de conforto, da mais recente tecnologia e da sua gama de sistemas de segurança. Estes proporcionam aos condutores o maior apoio possível e protegem os passageiros e outros utilizadores da estrada. "Melhorar a segurança para todos é algo em que estamos sempre a pensar, e que nos leva para a frente. É por isso que temos vindo a juntar a nossa experiência e perícia no desenvolvimento de sistemas de assistência inovadores", diz Heinz Kiess, Diretor de Marketing de Produto de Autocarros da MAN Truck & Bus. Por exemplo, a MAN ComfortSteering - um sistema de direção assistida eletronicamente - estará disponível para autocarros/coaches MAN e NEOPLAN a partir de 2022. Isto torna todo o processo de condução muito mais fácil e confortável para o condutor, uma vez que complementa o sistema de direção hidráulica com o binário de direção adicional de um motor eléctrico. O sistema LRA (Lane Return Assist) também estará disponível a partir do próximo ano: O LRA ajuda os condutores a permanecerem na faixa de rodagem, conduzindo ativamente o veículo de volta para a faixa atual. Os condutores no trânsito citadino também recebem apoio especial do assistente de viragem com sistema de aviso ativo e deteção de peões - uma forma eficaz de prevenir acidentes causados por ângulos mortos. As câmaras frontais e laterais monitorizam automaticamente os arredores do veículo, e o condutor é alertado visual e acusticamente para situações perigosas e potenciais colisões.

"O nosso objectivo é definir o rumo para o futuro com estruturas competitivas, veículos ultramodernos, não poluentes, sistemas inovadores de assistência e segurança, para não mencionar serviços sofisticados que facilitem ao máximo a adoção da e-mobilidade pelos nossos clientes", diz Kuchta. E prossegue, dizendo: "Nós enveredámos por um caminho que, por vezes, é certamente desafiante. No entanto, continuaremos a prossegui-lo com determinação, a concentrar-nos ainda mais nos nossos clientes e na questão da sustentabilidade, e a construir sobre os nossos pontos fortes. Esta abordagem permitir-nos-á desempenhar um papel decisivo em moldar a mobilidade do amanhã".

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.