Irizar incorpora na sua gama autocarros a Gás Natural

25 novembro 2020
3min.

Como resultado do seu esforço para oferecer soluções inovadoras e sustentáveis para as diferentes necessidades de mobilidade do futuro, o Grupo Irizar incorpora na sua gama de tecnologias, o Gás Natural Comprimido (GNV) e o Gás Natural Liquefeito (GNL).

---

A Irizar, amplia sua gama de produtos e soluções tecnológicas eficientes e sustentáveis em termos de operações, tornando-se na marca que inclui todas as tecnologias actualmente no mercado. Desde autocarros integrais e convencionais com motor a combustão Euro6D diesel, HVO, B100 e gás natural ou biogás até aos veículos 100% eléctricos com tecnologia híbrida paralela, a Irizar apresenta modelos da classe I e II para serviços urbanos e intermunicipais.

Os benefícios ambientais que com essa tecnologia reduzem as emissões de CO2 em 20 a 25%, as emissões de NOx em até 60% e as emissões de material particulado em até 98%, agradecem. Além do desempenho térmico maior do que o diesel, vibrações e emissões sonoras entre 4-5 Db também são minimizadas. Em relação ao custo operacional, estima-se que a redução possa chegar até aos 35%, dependendo do diferencial entre o custo da gasolina e do diesel. O custo de manutenção permanece semelhante ao de um veículo diesel convencional.

Alcance de até 500 km em GNV e o dobro em GNL

A gama de veículos a gás inclui os modelos Irizar i4 e Irizar i3le de 12 a 15 metros na versão GNV e Irizar i4, Irizar i6 e Irizar i6S de 12 a 15 metros na versão GNL, todos com chassi Scania. O primeiro veículo equipado com essa tecnologia é o modelo Irizar i4 Class II, um autocarro versátil ideal como parav o+perar em areas urbanas ou para transporte escolar ou negócios. É um irizar i4 versão H, 12.920m de comprimento no chassi Scania K320 EB 4X2 E6D CNG.

Com um peso total de aproximadamente 750 kg., este veiculo incorpora 4 tanques cilíndricos longitudinais GNC tipo IV, um volume total de 1260 dm3 e uma capacidade de gás de aproximadamente 240 kg. No entanto, dependendo das necessidades do operador, o autocarro pode ser equipado com um tanque adicional para aumentar a sua autonomia. Além disso, inclui um painel de enchimento com duas saídas de gás e medidor de pressão. A integração dos tanques de armazenamento preserva a estéctica e aerodinâmica do veículo e permite que ele realize o mesmo tipo de serviço que um veículo diesel similar com optima aderência rodoviária e máxima segurança.

Os veículos são equipados com o mesmo sistema de ar condicionado que os veículos a diesel. A altura do tecto interno, os locais de bagagem interior e a capacidade do porta-malas são as mesmas da versão diesel.

Com mais esta medida o Grupo Irizar reafirma a sua liderança tecnológica ao oferecer cada vez mais soluções e serviços e promover definitivamente a mobilidade sustentável e o uso de autocarros como alternativa melhor para o futuro, onde o transporte colectivo permanece seguro, eficiente, conectado e livre de emissões poluentes.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.