Siemens Portugal une-se à CaetanoBus

03 novembro 2020
2min.

Até 2024, a Siemens Portugal irá fornecer 650 sistemas de tracção para autocarros eléctricos CaetanoBus.

---

A Siemens Portugal estabeleceu uma nova parceria com a CaetanoBus, o maior fabricante de carroçarias e autocarros em Portugal. O projecto inclui o fornecimento e integração a bordo, até 2024, de 650 sistemas de tracção para autocarros 100% eléctricos, a hidrogénio ou que utilizem outras tecnologias actualmente em desenvolvimento. Estas soluções destinam-se a autocarros intercidades, urbanos ou para aplicação em infra-estruturas logísticas, como aeroportos.

Em 2017, as duas empresas assinaram o primeiro contrato-quadro que incluiu o fornecimento de 160 sistemas de tracção para autocarros eléctricos - 40 foram instalados em autocarros utilizados em aeroportos e 120 em autocarros urbanos, que, no total, já percorreram cerca de 10 milhões de quilómetros e evitaram a emissão de aproximadamente 3 mil toneladas de CO2. Estes veículos eléctricos, com os sistemas de tracção da Siemens, estão em utilização em diversos aeroportos e cidades na Ásia, Europa e América, bem como em várias cidades portuguesas, como Lisboa, Porto, Braga e Aveiro.

Para Fernando Silva, responsável pela Smart Infrastructure da Siemens Portugal, “a descarbonização e electrificação do sector dos transportes são processos vitais para que, a nível mundial, se consigam reduzir significativamente as emissões de gases com efeito estufa e para que seja possível combater eficazmente as alterações climáticas. Parcerias como esta que temos com a CaetanoBus e os projectos que já desenvolvemos em conjunto mostram que, em diferentes partes do mundo, os sistemas de transportes estão já a ser repensados e adaptados para se tornarem mais sustentáveis.”

Infografia_CaetanoBus_Siemens

Patrícia Vasconcelos, CEO da CaetanoBus, reforça que “a parceria com a Siemens, neste e noutros projectos, tem sido muito importante no apoio ao desenvolvimento de soluções de mobilidade sustentáveis” e recordou que “a missão da CaetanoBus passa por trazer ao mercado cada vez mais veículos zero emissões, nos vários segmentos, porque o futuro quer-se descarbonizado”.

Recorde-se que a Siemens tem sediado em Portugal um centro de competências de eBus que desenvolve sistemas de carregamento, de potência e controlo para autocarros eléctricos. Esta equipa de engenharia especializada foca-se na infraestrutura de carregamento e também em tecnologia instalada a bordo dos veículos, promovendo a exportação portuguesa para todo o mundo através dos projectos em que participa.

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.