Oito CaetanoBus a Hidrogénio para Barcelona

15 outubro 2020
2min.

A TBM Barcelona adjudicou recentemente oito autocarros a hidrogénio de 12m, que serão entregues no final do próximo ano.

---

Esta aquisição de oito autocarros a hidrogénio de 12m pela Transports Metropolitans de Barcelona (TMB) é financiada pelo programa europeu JIVE 2 e co-financiado pela União Europeia, que tem como objectivo promover a comercialização de autocarros a hidrogénio na Europa.

A TMB, juntamente com o consórcio de Zona Franca (CZFB), vai ainda construir uma central para a produção, armazenamento e abastecimento de hidrogénio que também estará preparada para veículos comerciais. Como será a primeira estação de abastecimento desta natureza, em Espanha, para além dos autocarros a hidrogénio Caetano, poderá, também, estar disponível para outros autocarros e veículos próprios movidos a hidrogénio.

“É uma honra para nós a TMB ter escolhido o nosso modelo H2.City Gold para ser o primeiro autocarro a hidrogénio na sua frota. Estamos muito satisfeitos por apoiar o projeto da TMB e do consórcio de Zona Franca e desejosos de entregar estas oito unidades a Barcelona” disse Kohei Umeno, Director Comercial da CaetanoBus.

Os autocarros encomendados, do modelo H2.City Gold, vão ser equipados com a pilha de combustível da Toyota e vão oferecer uma autonomia superior a 400 quilómetros com uma excelente capacidade de 94 passageiros. Os oito veículos de 3 portas e com piso rebaixado, terão tomadas de USB no compartimento de passageiros e na cabine do motorista para permitir carregar dispositivos móveis durante a viagem.

Adicionalmente, os autocarros da Caetano vão incluir várias características de segurança para dar suporte à actividade do motorista e conforto aos passageiros, como um sistema de vigilância por vídeo, sistemas de monitorização por câmara para substituir os espelhos retrovisores tradicionais, e por um sistema de ajuda à condução, o Mobileye’s Shield Plus, para evitar situações perigosas para pedestres e ciclistas.

A presidente da TMB sublinhou ainda que “somos uma empresa vocacionada para a liderança e estamos comprometidos a inovar e a combater a poluição nas cidades. Para estar na vanguarda da mobilidade sustentável e eficiente, decidimos comprar os primeiros autocarros movidos a hidrogénio em Espanha, bem como, promover o transporte do futuro, limpo e verde, através da construção de uma central de hidrogenação que priorizará a sua produção através de fontes renováveis”.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.