No total, para os quatro lotes (dois na margem Norte e dois na Península de Setúbal), foram apresentadas sete propostas, contemplando todos os lotes. O júri irá verificar se as candidaturas se encontram em conformidade com as exigências do concurso e demais obrigações legais, para apurar o vencedor de cada um dos lotes.
O concurso foi lançado em Fevereiro para o serviço de transporte rodoviário de passageiros na área metropolitana (excluindo os serviços de âmbito municipal do Barreiro, Cascais e Lisboa), tendo estabelecido quatro lotes, para uma rede que, no seu conjunto, passará a fazer 88,46 milhões de vkm/ano (veículo/quilómetro/ano), correspondendo a um aumento de cerca de 40% dos serviços de transporte rodoviário, face ao que existia antes da situação pandémica.
A apresentação das propostas encerra, deste modo, uma etapa fundamental com vista ao reforço do serviço de transporte de passageiros e à sua qualificação, com uma significativa renovação da frota e níveis superiores de serviços tecnológicos de informação ao público e entretenimento a bordo.
Este concurso decorre a par com a redução significativa do preço dos transportes implementada em 2019 com o novo sistema tarifário Navegante, e com a implementação de uma plataforma tecnológica de serviços e sistemas inteligentes de transportes, numa estratégia que, no seu conjunto, deverá promover a qualidade de vida na área metropolitana de Lisboa e uma alteração da repartição modal a favor dos transportes públicos e da mobilidade sustentável.