MAN Lion's City E leva visitantes a Museu

28 julho 2020
3min.

O MAN Lion's City E está a transportar de forma fiável os residentes de Munique e os visitantes da capital da Baviera na linha de autocarros do museu da cidade. A operar na Münchner Verkehrsgesellschaft (MVG), o autocarro eléctrico da MAN está assim a ser utilizado em operações de serviço regular.

---

O MAN Lion's City E foi bem recebido pelos passageiros, transportando-os em segurança aos seus destinos, agora também em Munique. O autocarro eléctrico circula na rota de autocarros MVG "Museenlinie 100" entre as estações Hauptbahnhof e Ostbahnhof, como parte de um ensaio de campo.

"Esta é uma estreia, uma vez que o Lion’s City E da marca do Leão está a ser utilizado em operações de serviço regular na capital bávara (Munique) pela primeira vez", afirmou Rudi Kuchta, Chefe da Unidade de Negócios de Autocarros da MAN Truck & Bus. O objectivo da MVG, o operador de transportes públicos em Munique, é mudar gradualmente a sua frota de autocarros para unidades sem emissões. Por este motivo, a Stadtwerke München (SWM) e a MVG mantêm parcerias de inovação com diferentes fabricantes. As empresas também testam regularmente novos autocarros eléctricos.

"Estamos encantados por a MAN estar a testar um dos seus primeiros autocarros eléctricos na nossa rede, connosco como fornecedor de transportes. Estamos ansiosos por ver como se comportam e que conhecimentos podemos adquirir. O nosso objectivo para os próximos dez anos é claro, queremos distanciar-nos do petróleo, e avançar para operações de emissão zero. Para isso, precisamos de autocarros eléctricos fiáveis e com grande autonomia", referiu o chefe da MVG, Ingo Wortmann.

Autocarro eléctrico de 12 metros nas ruas de Munique

A versão de 12 metros do MAN Lion's City E é a que está a ser utilizada nas ruas de Munique. O autocarro está personalizado com as cores e equipamento da MVG, pelo que é imediatamente reconhecído como um veículo do operador de transportes públicos de Munique. Graças às três portas, é assegurado um fluxo rápido de passageiros. No total, o autocarro eléctrico pode transportar até 88 passageiros. O design do autocarro urbano da MAN, que ganhou inúmeros prémios, introduz um novo estilo dinâmico na paisagem urbana de Munique, o que o torna um verdadeiro atractivo. Uma característica impressionante no interior do veículo é a área de assentos optimizada na traseira, resultante da omissão da torre do motor.

Alcance no topo da lista para MVG

O autocarro eléctrico é accionado por um motor central no eixo traseiro. Este é concebido de forma mais simples e mais acessível do que os motores na proximidade imediata dos cubos das rodas. O mesmo eixo motriz é também instalado como nos outros modelos da nova geração Lion's City. Isto proporciona vantagens quando se trata de trabalhos de manutenção e do custo total de propriedade (TCO). No autocarro, a linha motriz totalmente eléctrica produz entre 160 kW e um máximo de 240 kW.

A energia para isto provém de seis módulos de bateria de iões de lítio com 480 kWh de capacidade instalada. Isto permite que o MAN Lion's City E assegure de forma fiável um alcance de 200 km (e até 270km em condições favoráveis) ao longo de toda a vida útil das baterias. Com uma potência de carga até 150 kW, o autocarro pode ser completamente carregado em menos de três horas, o que significa que está rapidamente pronto para voltar a funcionar.

Leia o Nº 116 da Revista Eurotransporte AQUI

 


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.