Iveco Bus renova autocarros em Campânia

10 julho 2020
4min.

A ACaMIR e a Região da Campânia (Itália), apresentaram o primeiro lote de veículos autocarros, Iveco Bus, destinados à renovação da rede de transportes públicos locais.

---

A apresentação do primeiro lote de veículos entregue ocorreu durante a visita de Vincenzo De Luca, presidente da Região da Campânia, às instalações ferroviárias do FIREMA SpA, em Caserta. Os mesmos foram adquiridos pela ACaMIR (Agência para a Mobilidade, Infraestruturas e Redes da Campânia), para o desenvolvimento da sua frota de veículos destinados ao transporte público local, na Região da Campânia.

As unidades Iveco Bus que foram agora entregues dividem-se por 4 Crossway Normal Floor, de 12 metros; 4 Crossway Low Entry, de 12 metros; 1 Urbanway Full Hybrid, de 12 metros e 1 Daily, Mobi RL7, de 7 metros, este último preparado pela Indcar

Estes autocarros Iveco são parte integrante de um lote mais abrangente de veículos, num total de 41 unidades da gama Crossway e 16 da gama híbrida Urbanway.

Os veículos da gama Crossway, das versões Line e Low Entry, serão utilizados pelos principais operadores de transporte público locais da Campânia, para as ligações entre as principais cidades da região, em linhas interurbanas de média distância. Estão equipados com motor Cursor 9, de 360 cv e uma transmissão automática ZF de 6 velocidades, assegurando uma elevada performance.

 

As versões Line podem transportar um máximo de 52 passageiros sentados e 27 em pé, enquanto as versões Low Entry têm uma ocupação máxima de 45 utilizadores sentados e 37 em pé. Ambos integram recursos destinados a melhorar o conforto a bordo, dos passageiros e dos motoristas, tal como uma plataforma elevatória para pessoas com mobilidade reduzida (eletro-pneumática na versão Line e manual versão na Low Entry), um grande espaço dedicado para passageiros com mobilidade reduzida e uma protecção integral em altura da área do condutor, para melhorar as condições de trabalho.

As diferentes versões deste autocarro demonstram a sua versatilidade e modularidade, bem como a sua capacidade de adaptação a todos os tipos de requisitos inerentes ao transporte de passageiros.

As 16 unidades Urbanway Full Hybrid de 12 metros, três dos quais serão entregues no final do ano, destacam-se pela sua capacidade máxima para 95 passageiros, destinando-se ao transporte urbano nas principais cidades (Nápoles, Salerno, Avellino, Benevento). Disponíveis em duas versões, de duas ou três portas, estes autocarros da marca italiana estão equipados com um sistema audiovisual e dispositivos a bordo para comunicação permanente com os passageiros, garantindo que os mesmos cheguem aos seus destinos em óptimas condições. Para além disso, contam com uma cabina de protecção do motorista, espaços dedicados para passageiros com deficiência e uma rampa de acesso de fácil operação manual. A verdadeira característica de destaque destes veículos está na sua mecânica híbrida, de série, operando com Stop-Start do motor em modo 100% eléctrico.

Por fim e não menos importante, destaque-se o minibus Iveco Daily 70C18HA8/P, Mobi RL7, que permitirá fortalecer a rede de transportes urbanos da cidade de Nápoles. Este faz parte de um total de 13 veículos do contrato de licitação publicado pela ACaMIR para 64 miniautocarros, que a Socom Nuova garantiu em 2019.

Os miniautocarros estão equipados com tecnologia de última geração ITS (Intelligent Transportation Systems), que inclui geolocalização, vigilância interna por vídeo, contador de passageiros e sistema AVM. Mecanicamente contam com um motor compatível com a norma Euro 6, com 180 cv de potência, associado a uma transmissão automática HI-MATIC. Com 7 metros de comprimento, podem transportar entre 41 e 44 passageiros (sentados ou em pé, dependendo da presença a bordo de pessoas com mobilidade reduzida). As suas características específicas tornam-nos únicos no sector de transporte urbano, e sua versatilidade adequa-se aos ambientes urbanos com características geomorfológicas comparáveis às da Região da Campânia.

Leia o Nº 116 da Revista Eurotransporte AQUI


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.