MAN instala barreira de protecção higiénica nos autocarros

08 julho 2020
5min.

A MAN Truck & Bus oferece agora uma barreira de protecção higiénica especialmente desenvolvida para se adaptar nos seus autocarros urbanos, autocarros interurbanos e autocarros de turismo. Esta solução está destinada a garantir a protecção dos condutores .

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Todos os dias, os motoristas de autocarro asseguram que o público possa continuar a viajar e a chegar em segurança ao destino. Há uma boa razão para que sejam classificados como trabalhadores essenciais durante a retoma da pandemia do coronavírus. Com o objectivo de proporcionar a melhor protecção possível para impedir os condutores de contrair o coronavírus ou outras infecções, a MAN Truck & Bus disponibiliza agora uma barreira de protecção higiénica que pode ser adaptada em autocarros urbanos, autocarros interurbanos e autocarros de turismo.

"A segurança dos motoristas é uma prioridade e um assunto sensível para nós. Em última análise, são eles que estão lá fora dia após dia para manter o sistema de transportes em funcionamento", refere Heinz Kiess, Director de Marketing de Produtos de Autocarros da MAN Truck & Bus. "O painel de tecto elevado mantém a cabine do condutor separada da área do passageiro, protegendo tanto os condutores como os passageiros", disse ainda.

Será necessário tomar precauções para proteger os funcionários das empresas de autocarros, especialmente com o distanciamento necessário actualmente e as regras sanitárias recomendadas.

Para este responsável da MAN, "o embarque pela porta da frente ainda é proibido e as filas da frente ainda estão fora dos limites em muitos autocarros. Assim que estes forem reabertos aos passageiros, o motorista será automaticamente reexposto a muito mais contacto com novas pessoas, quer para responder a questões ou vender bilhetes", acrescenta Kiess.

Bus MAN 1

A MAN Truck & Bus trabalhou em estreita colaboração com empresas de autocarros de vários países ao discutir e implementar as suas ideias e soluções para a protecção dos condutores. O objectivo era assegurar que estes satisfaçam as necessidades e preferências dos operadores da forma mais eficaz possível. "Naturalmente, as barreiras de protecção higiénica especialmente desenvolvidas também satisfazem todos os requisitos legais e nunca prejudicam a visão do condutor", afirma Kiess.

Para a nova geração MAN Lion's City, a barreira protectora do local de trabalho do condutor pode ser instalada como um equipamento de fábrica ou adaptada como parte do serviço após-venda da MAN. Os clientes podem escolher entre uma versão totalmente selada e uma versão com um ponto de acesso para a emissão de bilhetes. "Temos visto uma procura crescente destes no mercado de autocarros urbanos", observa Kiess. "Mas também recebemos pedidos de informação para todos os outros veículos operados pelos nossos clientes, tais como autocarros interurbanos. Podemos instalá-los rapidamente no MAN Bus Modification Center em Plauen, na Alemanha".

Os peritos em modificação de autocarros também efectuam modificações personalizadas para modelos da actual geração Lion's City. Além disso, podem converter a barreira por detrás do local de trabalho do condutor numa divisória a bordo dos modelos de autocarros MAN Lion's Coach e NEOPLAN Tourliner. A barreira divisória alta é feita de policarbonato resistente a estilhaços e instalada com uma secção de alumínio, enquanto o painel inferior é feito de vidro acetinado. "O MAN Bus Modification Center, especializado em soluções práticas e personalizadas, tem um papel particularmente importante a desempenhar - especialmente agora, no meio desta crise", salienta Kiess.

As primeiras adaptações já foram concluídas em Plauen, incluindo uma solução de segurança higiénica para o MAN Lion's Coach L. "Isto faz do VfL Wolfsburg o primeiro clube alemão da Bundesliga a ter instalado um sistema de protecção de coronavírus a bordo do autocarro da sua equipa". A MAN também instalou barreiras divisoras nos dois modelos Lion's City E que estão a ser testados em campo pelos operadores em Hamburger Hochbahn AG e Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein GmbH (VHHH). "Como resultado, estes autocarros eléctricos não são apenas veículos com emissões zero - eles também terão uma protecção melhorada contra o coronavírus enquanto estão fora a servir as suas rotas", diz Kiess.

Além disso, e como é óbvio, as regras regionais, nacionais e internacionais recomendadas de higiene e distanciamento estipuladas ou recomendadas pelas autoridades competentes, também devem ser seguidas nos autocarros.

Leia o Nº 116 da Revista Eurotransporte AQUI


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