Siemens Mobility equipa autocarros Toyota com guiamento óptico

06 fevereiro 2020
1min.

O sistema de assistência Optiboard permite o guiamento do veículo ao longo do traçado, garantindo a acessibilidade ideal e o aumento da segurança, ao alertar o motorista para determinados incidentes.

---

A Toyota escolheu a Siemens Mobility para equipar os seus novos autocarros Sora, movidos a hidrogénio, com o sistema Optiboard, que consiste numa ferramenta óptica de guiamento concebida para acompanhar a estrada com precisão. O procedimento realiza-se através da obtenção de imagens da rota a partir de uma câmara na frente do veículo, cujos dados são analisados para condução do autocarro e adaptação da sua velocidade.

Este sistema de assistência à condução já está em operação comercial em várias cidades europeias, nomeadamente em França, Itália e Espanha.

Vantagens

A tecnologia pode ser aplicada tanto na acostagem do veículo, como na circulação alinhada pelo traçado da estrada.

Ao permitir que o autocarro pare encostado ao cais de forma automática, o sistema facilita a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, crianças e idosos, e ainda passageiros com carrinhos de criança ou bagagem. O acesso nivelado reduz também o tempo de paragem nas estações.

Já o sistema de guiamento óptico permite que o autocarro circule alinhado com a marcação na via dedicada e, não substituindo a intervenção humana, alerta o motorista para determinados incidentes, permitindo-lhe controlar melhor a sua envolvente.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.