Irizar apresenta nova geração do seu autocarro eléctrico

14 novembro 2019
2min.

O Irizar ie é o autocarro eléctrico com zero emissões, da Irizar. O modelo foi lançado em Julho de 2014, mas chega agora ao mercado com novas actualizações tecnológicas e de design.

---

Redução de peso, melhoria da capacidade de passageiros (para as regulamentações de vários países), baterias novas e uma maior autonomia, são as inovações que distinguem o novo autocarro da Irizar.

A marca espanhola aproveitou a sua presença, no mês passado, na feira Busworld, que decorreu em Bruxelas, para apresentar a nova geração.

O novo autocarro tem 12 metros de comprimento, é 100% eléctrico e com zero emissões. Mercê de todos estes itens, o autocarro oferece assim uma solução sustentável de mobilidade urbana para responder às necessidades de transporte nas cidades.

Maior capacidade de passageiros igual a maior autonomia

Esta nova geração, disponível em 10, 12, 15 e 18 metros, incorpora inovações e novas baterias. O espaço foi optimizado e, consequentemente, maior capacidade de passageiros traduz-se em maior modularidade.

Em percurso urbano, a potência de 350 kWh e em condições climáticas não adversas, é possível ter uma autonomia de 250 km (17 horas de operação). Ainda em relação às baterias, o tempo de carga também diminuiu, conseguindo-se a totalidade da carga, em três horas (carga lenta).

Um design do futuro

O interior e o exterior foi equipado com um novo design, transformando o Irizar ie num veículo mais atraente, confiável e seguro.

O design interior foi trabalhado para incorporar, opcionalmente, alguns recursos como luzes baixas, iluminação lateral e ecrãs para o condutor. O autocarro pode, também, ser entregue equipado com câmaras rectrovisoras que projectam as imagens nos ecrãs.

Um veículo mais seguro

Além de cumprir a norma europeia ECE-R66 / 02, em que consiste num aumento da resistência ao capotamento da superestrutura dos autocarros da Classe II (intercidades) e Classe III (longo curso), agora possui também o sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alerting System). Este sistema emite sons de aviso e alerta os pedestres, sobre a presença de veículos com tracção eléctrica. O Irizar ie encontra-se também em conformidade com os regulamentos de incêndio.

O grupo Irizar consegue desta forma alcançar um veículo totalmente eléctrico, eliminando toneladas de emissões poluentes e criando um ambiente mais saudável e sustentável para a sociedade.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.