Ibil e Irizar “reabilitam” baterias

06 novembro 2019
2min.

A Ibil e a Irizar, empresas pioneiras em soluções para o desenvolvimento da mobilidade eléctrica, assinaram um acordo de colaboração, tendo em vista que as baterias de autocarros eléctricos tenham uma segunda vida útil.

---

O acordo assinado entre as duas partes permitirá a reutilização das baterias produzidas e instaladas pela Irizar nos seus autocarros, para usá-las como um elemento de armazenamento de energia, bem como os componentes electrónicos associados à referida aplicação.

As baterias são a parte fundamental de um veículo eléctrico. A autonomia, o preço, a velocidade de recarga e a vida útil do veículo dependem delas. No caso dos autocarros eléctricos urbanos, a vida útil das baterias pode ir até os 15 anos, uma vez que são sujeitas a cargas diárias e alta potência. Após esse período, esses acumuladores devem ser substituídos para que o veículo mantenha a sua funcionalidade original. O fim dessa primeira vida, por assim dizer, não significa que uma bateria perca toda a sua capacidade de carregar, sendo alvo de uma reutilização programada de forma a promover o compromisso ambiental e a economia circular.

A Irizar e o Ibil mostram agora, com esta parceria, a solução para essa situação, porque as baterias de segunda vida útil podem ser instaladas nos pontos de recarga do Ibil para armazenar energia, para que possam ser usadas para alcançar os seguintes objectivos: reduzir a energia necessária da rede eléctrica, reduzir os custos operacionais da infra-estrutura e, ao mesmo tempo, permitem a construção de infra-estruturas de carregamento de alta potência, mesmo nos locais em que a conexão à rede eléctrica é mais complexa e dispendiosa. Além disso, esse tipo de infra-estrutura de carregamento com suporte de armazenamento, facilita a integração da geração fotovoltaica distribuída no referido sistema, para uma geração local de energia.

 

Redacção


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.