ZF apresenta novo sistema de transmissão

11 outubro 2019
2min.

A ZF apresentou a última geração do seu sistema de transmissão automática para autocarros. Chama-se Ecolife 2 e caracteriza-se pela sua leveza, eficiência e robustez.

---

As inúmeras modificações técnicas aperfeiçoaram a nova versão da transmissão powershift da marca alemã, um dos maiores produtores mundiais de peças de automóveis. Isto permite que os autocarros urbanos e inter-urbanos se movam suavemente, com um binário de entrada até 2.000 Nm, fazendo passagens de caixa suaves. Além disto, todas as variantes de modelos do EcoLife 2 contêm a função "Start-Stop", que permite poupar combustível até 3%, em comparação com a geração anterior.

"Os autocarros com motor de combustão interna continuam a ser um componente central dos sistemas de transporte público e de viagens de longa distância. Portanto, é importante contribuir para reduzir as emissões e aumentar a eficiência nestas áreas. O mercado exige altos níveis de conforto, combinados com o melhor desempenho. Com o novo EcoLife 2 conseguimos isso", referiu Andreas Grossl, responsável pelos sistemas de eixo e de transmissão para autocarros da ZF.

Os engenheiros da marca conseguiram ainda reduzir mais as perdas internas de transmissão aplicando um revestimento especial à embraiagem laminar. Este revestimento também optimiza o arrefecimento, que por sua vez reduz o desgaste.

Outra inovação é referente ao conceito de refrigeração. O permutador de calor em aço inoxidável, montado atrás da transmissão, agora é de três canais, integrando o sistema refrigeração da transmissão e eliminando a necessidade para um recipiente adicional. O resultado é uma redução de peso de cerca de 10 quilogramas e maior facilidade de manutenção.

As vantagens do EcoLife 2 derivam também do seu sistema de controlo da transmissão. O software de controlo não é apenas responsável por mudanças de velocidades rápidas e suaves, mas também equipa a nova geração de transmissões de autocarros urbanos com uma função de paragem, que contribui para a economia de combustível.

A ZF pode fornecer o EcoLife 2 com diferentes características de arranque, dependendo dos requisitos do cliente. Estará disponível para os clientes actuais da ZF em 2020, posteriormente será disponibilizado ao restante mercado. Também está a ser desenvolvida uma variante do EcoLife 2 para autocarros de turismo, que cobre um intervalo de binário entre 1.700 e 2.800 Nm.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.