AD
AD
AD
AD

ePaceTruck no Goodyear FIA European Truck Racing Championship 2025

20 maio 2025
6min.

Na sua qualidade de parceiro oficial do Goodyear FIA European Truck Racing Championship (ETRC) 2025, a IVECO apoia os objetivos de descarbonização da European Truck Racing Association (ETRA) com o primeiro “ePaceTruck” 100% elétrico do mundo.

---

Na sua qualidade de parceiro oficial do Goodyear FIA European Truck Racing Championship (ETRC) 2025 (Campeonato da Europa FIA de Camiões 2025), a IVECO continua a apoiar ativamente os objetivos de descarbonização da European Truck Racing Association (ETRA) pelo quinto ano consecutivo, que visa alcançar a neutralidade de CO₂ até 2038. Este compromisso assume uma forma tangível com a introdução do primeiro pace truck 100% elétrico: o trator IVECO S-eWay.

O IVECO S-eWay faz a sua estreia como ePaceTruck oficial do ETRC

Pela primeira vez na história do campeonato, um camião elétrico a bateria irá liderar a grelha: o IVECO S-eWay Pace Truck será o pace truck oficial do ETRC 2025. Fará a sua estreia na abertura da época em Misano, Itália, a 17 e 18 de maio, juntando-se ao pace truck IVECO S-Way GNL, já utilizado nas duas últimas épocas.

Com uma autonomia de até 500 quilómetros, o veículo tem capacidade para chegar a cada evento do calendário de forma autónoma, sem necessitar de carregamentos intermédios. É alimentado por nove baterias de 82 kWh, com uma capacidade total de 738 kWh, e pode ser recarregado a 80% em apenas 90 minutos graças à sua capacidade de carregamento rápido de até 350 kW.

O trator 4x2 está equipado com um eixo elétrico com dois motores, desenvolvido pela FPT Industrial - a marca irmã da IVECO especializada em inovação de grupos propulsores - com 480 kW de potência contínua e 1.800 Nm de binário.

O seu visual exterior distinto, com uma decoração arrojada, duas barras de luz, faróis LED, uma barra de proteção frontal iluminada de três elementos e múltiplos intermitentes LED, garante a total conformidade com os regulamentos técnicos ETRA, enquanto proporciona o máximo impacto visual na grelha.

S-eWay-Pace-Truck_05

Combinar o modo elétrico e o GNL: a abordagem multi-energia da IVECO

Juntamente com a estreia do ePaceTruck 100% elétrico, a IVECO mantém a sua liderança em combustíveis renováveis com o IVECO S-Way GNL pace truck. Movido a bio- GNL, este veículo pode reduzir as emissões de CO₂ em até 95% em comparação com os camiões convencionais a gasóleo, demonstrando a estratégia holística e pragmática de multi-energias da IVECO para o transporte sustentável de mercadorias.

Esta dupla abordagem - combinando mobilidade elétrica e bio- GNL em pista - reitera a disponibilidade da IVECO para oferecer soluções reais e escaláveis para reduzir as emissões em múltiplas aplicações de transportes.

“Com o novo IVECO S-eWay como ‘pace truck’ oficial do ETRC 2025, transmitimos uma mensagem clara e orientada para o futuro: a jornada rumo à mobilidade sustentável nos transportes pesados está bem encaminhada nas nossas estradas e começa gradualmente a deixar a sua marca no mundo do desporto motorizado”, afirma Carlotta Mathis, Diretora de Estratégia e Marketing da IVECO. “Ao celebrarmos o 50º aniversário da IVECO, reafirmamos com orgulho a nossa parceria de longa data com o Goodyear FIA European Truck Racing Championship. Ao longo dos anos, o ETRC tem sido muito mais do que uma competição, tornou-se uma plataforma onde partilhamos valores fundamentais como a inovação, a perseverança e o progresso tecnológico. O nosso envolvimento contínuo no desporto motorizado reflete a nossa convicção de que o que funciona nas condições mais difíceis pode levar ao progresso nas estradas do dia a dia.”

Apoio ao “Die Bullen von IVECO” e destaques da nova temporada

A IVECO continua a ser o patrocinador técnico do “Die Bullen von IVECO”, a aliança entre o Team Schwabentruck e o Team Hahn Racing. As equipas competem com camiões IVECO S-Way-R otimizados, construídos para transmitir a fiabilidade e a inovação dos veículos de produção da IVECO.

Jochen Hahn, seis vezes Campeão Europeu, lidera a Hahn Racing, juntamente com o seu filho Lukas Hahn.

“Aproveitámos o inverno para melhorar o motor e o chassis até à perfeição. Depois dos nossos primeiros testes com o novo camião em Most, estou confiante que esta época vai oferecer aos fãs ainda mais emoção”, refere Jochen Hahn.

O Team Schwabentruck continua a contar com Steffi Halm, ao volante do seu distinto IVECO S-Way-R vermelho.

“Espero que os meus concorrentes só vejam vermelho sempre que os ultrapasso”, graceja Steffi Halm. “Estou entusiasmada e muito motivada para a próxima época”.

Novidade para 2025, o vencedor do Dakar Truck, Martin Macik, fará a sua estreia em circuito na prova Most, na República Checa, também ao volante de um IVECO S-Way-R.

 Todos os camiões de competição da IVECO que participam na temporada de 2025 do ETRC funcionam com a última geração de HVO (óleo vegetal hidrogenado), um combustível sintético e renovável que permite reduções significativas nas emissões, mantendo os padrões de elevado desempenho exigidos nas disciplinas de todo do desporto motorizado.PR


Tags

Recomendamos Também

AD
AD
Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.