Na sua qualidade de parceiro oficial do Goodyear FIA European Truck Racing Championship (ETRC) 2025 (Campeonato da Europa FIA de Camiões 2025), a IVECO continua a apoiar ativamente os objetivos de descarbonização da European Truck Racing Association (ETRA) pelo quinto ano consecutivo, que visa alcançar a neutralidade de CO₂ até 2038. Este compromisso assume uma forma tangível com a introdução do primeiro pace truck 100% elétrico: o trator IVECO S-eWay.
O IVECO S-eWay faz a sua estreia como ePaceTruck oficial do ETRC
Pela primeira vez na história do campeonato, um camião elétrico a bateria irá liderar a grelha: o IVECO S-eWay Pace Truck será o pace truck oficial do ETRC 2025. Fará a sua estreia na abertura da época em Misano, Itália, a 17 e 18 de maio, juntando-se ao pace truck IVECO S-Way GNL, já utilizado nas duas últimas épocas.
Com uma autonomia de até 500 quilómetros, o veículo tem capacidade para chegar a cada evento do calendário de forma autónoma, sem necessitar de carregamentos intermédios. É alimentado por nove baterias de 82 kWh, com uma capacidade total de 738 kWh, e pode ser recarregado a 80% em apenas 90 minutos graças à sua capacidade de carregamento rápido de até 350 kW.
O trator 4x2 está equipado com um eixo elétrico com dois motores, desenvolvido pela FPT Industrial - a marca irmã da IVECO especializada em inovação de grupos propulsores - com 480 kW de potência contínua e 1.800 Nm de binário.
O seu visual exterior distinto, com uma decoração arrojada, duas barras de luz, faróis LED, uma barra de proteção frontal iluminada de três elementos e múltiplos intermitentes LED, garante a total conformidade com os regulamentos técnicos ETRA, enquanto proporciona o máximo impacto visual na grelha.
Combinar o modo elétrico e o GNL: a abordagem multi-energia da IVECO
Juntamente com a estreia do ePaceTruck 100% elétrico, a IVECO mantém a sua liderança em combustíveis renováveis com o IVECO S-Way GNL pace truck. Movido a bio- GNL, este veículo pode reduzir as emissões de CO₂ em até 95% em comparação com os camiões convencionais a gasóleo, demonstrando a estratégia holística e pragmática de multi-energias da IVECO para o transporte sustentável de mercadorias.
Esta dupla abordagem - combinando mobilidade elétrica e bio- GNL em pista - reitera a disponibilidade da IVECO para oferecer soluções reais e escaláveis para reduzir as emissões em múltiplas aplicações de transportes.
“Com o novo IVECO S-eWay como ‘pace truck’ oficial do ETRC 2025, transmitimos uma mensagem clara e orientada para o futuro: a jornada rumo à mobilidade sustentável nos transportes pesados está bem encaminhada nas nossas estradas e começa gradualmente a deixar a sua marca no mundo do desporto motorizado”, afirma Carlotta Mathis, Diretora de Estratégia e Marketing da IVECO. “Ao celebrarmos o 50º aniversário da IVECO, reafirmamos com orgulho a nossa parceria de longa data com o Goodyear FIA European Truck Racing Championship. Ao longo dos anos, o ETRC tem sido muito mais do que uma competição, tornou-se uma plataforma onde partilhamos valores fundamentais como a inovação, a perseverança e o progresso tecnológico. O nosso envolvimento contínuo no desporto motorizado reflete a nossa convicção de que o que funciona nas condições mais difíceis pode levar ao progresso nas estradas do dia a dia.”
Apoio ao “Die Bullen von IVECO” e destaques da nova temporada
A IVECO continua a ser o patrocinador técnico do “Die Bullen von IVECO”, a aliança entre o Team Schwabentruck e o Team Hahn Racing. As equipas competem com camiões IVECO S-Way-R otimizados, construídos para transmitir a fiabilidade e a inovação dos veículos de produção da IVECO.
Jochen Hahn, seis vezes Campeão Europeu, lidera a Hahn Racing, juntamente com o seu filho Lukas Hahn.
“Aproveitámos o inverno para melhorar o motor e o chassis até à perfeição. Depois dos nossos primeiros testes com o novo camião em Most, estou confiante que esta época vai oferecer aos fãs ainda mais emoção”, refere Jochen Hahn.
O Team Schwabentruck continua a contar com Steffi Halm, ao volante do seu distinto IVECO S-Way-R vermelho.
“Espero que os meus concorrentes só vejam vermelho sempre que os ultrapasso”, graceja Steffi Halm. “Estou entusiasmada e muito motivada para a próxima época”.
Novidade para 2025, o vencedor do Dakar Truck, Martin Macik, fará a sua estreia em circuito na prova Most, na República Checa, também ao volante de um IVECO S-Way-R.
Todos os camiões de competição da IVECO que participam na temporada de 2025 do ETRC funcionam com a última geração de HVO (óleo vegetal hidrogenado), um combustível sintético e renovável que permite reduções significativas nas emissões, mantendo os padrões de elevado desempenho exigidos nas disciplinas de todo do desporto motorizado.PR