Kamaz Master lidera na primeira metade do Dakar

12 janeiro 2021
4min.

Este ano, a equipa Kamaz Master volta a ser uma das mais competitivas. Conquistou seis das sete vitórias em etapa em jogo.

---

A 43ª edição do Dakar teve início em Yeda, na Arábia Saudita, a 3 de Janeiro. Os participantes na chamada maratona do automobilismo percorrerão mais de 7500 quilómetros até que a competição chegue ao final, a 15 de Janeiro. Este rali é considerado uma das competições mais duras do mundo. 

Na edição de 2021, cada quilómetro cronometrado é totalmente novo, por comparação com o Dakar do ano passado, o que põe à prova tanto as equipas como a fiabilidade dos veículos. Para o presente ano, a organização reduziu as zonas de alta velocidade, por forma a minorar a potencial vantagem competitiva dos veículos mais potentes.

km-truckline-up

A primeira parte da corrida acabou por revelar-se difícil para algumas equipas, com cinco formações a verem-se obrigadas a abandonar na categoria de camiões durante as seis primeiras etapas. Entre elas, o camião nº 502, liderado por Viazovich Siarhei, da MAZ Autosport, terceiro classificado em 2020. O campeão de 2020, Andrey Karginov, ao volante do Kamaz Master, sofreu problemas técnicos e foi relegado para o décimo posto. Antes do dia de descanso, conseguiu recuperar até à oitava posição da classificação geral. 

Este ano, a equipa Kamaz Master volta a ser uma das mais competitivas. Conquistou seis das sete vitórias em etapa em jogo. Após sete etapas, a equipa oficial ocupa as três primeiras posições da classificação geral. Dimitry Sotnikov (nº 507) lidera, na frente dos seus companheiros Shibalov (+00 45' 46") e Mardeev (+01 05' 06). Ales Loprais, da INSTAFOREX LOPRAIS PRAGA (+01 21' 47"), e Martin Macik, da BIG SHOCK RACING (+01 42' 01"), completam o Top 5.  

km-truckline-up

"O percurso do Dakar 2021 é ainda mais duro do que o anterior. Nunca tinha visto uma corrida tão renhida, em especial na quarta etapa. Cada etapa representa novos desafios, entre eles grandes dunas de areia, em que é fácil ficar atascado, e desfiladeiros rochosos ou leitos de rio secos. Os pilotos, camiões e pneus são postos à prova diariamente. Uma vez mais, os pneus de série Goodyear OFFROAD ORD dão mostras da sua extraordinária performance em termos de aderência e durabilidade. As nossas equipas podem concentrar-se totalmente na corrida, sem terem que preocupar-se com os pneus, e, por muito duras que sejam as condições da prova, continuam a avançar", refere Vladimir Chagin, chefe de equipa da KAMAZ-master. 

"Com os seus 1150 cv e 9,5 toneladas de peso, os camiões KAMAZ Master são dos veículos mais incríveis do Dakar. Ao longo das zonas de alta velocidade podem alcançar velocidades de até 140 km/h. Os troços que exigem uma condução mais cuidadosa podem desafiar pilotos e co-pilotos com pedras afiadas escondidas sob a areia, e uma parte importante do rali decore sobre superfícies rochosas. Tal como acontece com as operações diárias dos nossos clientes, os produtos Goodyear estão a ajudar a equipa a chegar o mais rápido possível do ponto A ao ponto B, de princípio a fim, sem qualquer surpresa", afirma Maciej Szymanski, Director de Marketing da Goodyear Commercial Europe. 

km-507action

Para a Goodyear, estas condições extremas são uma oportunidade única para testar a robustez e a performance dos seus produtos de série, assim como a avançada tecnologia de carcaça utilizada para o desenvolvimento das suas gamas para estrada e off-road. 

A KAMAZ Trucks desenvolve, desenha e monta totalmente os seus camiões de competição, e escolheu a Goodyear como parceiro fornecedor de pneus de confiança. A equipa, que iniciou a sua aventura no Dakar em 1990, obteve em 2020 a sua 17ª vitória na prova. 

km-prologue2


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.