Armindo Araújo e Carlos Vieira na Team Hyundai Portugal

01 fevereiro 2018
16min.

A Hyundai Portugal apresentou hoje, oficialmente, o Team Hyundai Portugal que vai participar no Campeonato de Portugal de Ralis 2018.

Carlos Vieira e Jorge Carvalho
Armindo Araújo e Luís Ramalho
Team Hyundai Portugal

Carlos Vieira e Jorge Carvalho

O Team Hyundai Portugal é composto por duas duplas, comandadas pelos pilotos Armindo Araújo e Carlos Vieira. Sérgio Ribeiro, CEO da Hyundai Portugal, refere que “a seleção dos dois pilotos foi inequívoca: sentimos que ambos partilham connosco a ambição e vontade de correr com a Hyundai e queremos lutar para garantir os dois primeiros lugares do campeonato. Pelo nosso empenho, garra dos pilotos, experiência das suas equipas e capacidade do Hyundai i20 R5, naturalmente que nos sentimos muito entusiasmados com a equipa Team Hyundai Portugal. Este é o momento.”

Armindo Araújo, que contará a seu lado com o experiente navegador Luís Ramalho, afirma que “está muito satisfeito por contar com o apoio da Hyundai Portugal neste regresso à competição e muito motivado para conduzir o Hyundai i20 R5. Criamos um projecto ambicioso e vamos trabalhar no sentido de lutar pelas vitórias e pela conquista do título absoluto do Campeonato de Portugal de Ralis em 2018. Sabemos que, após a paragem que fiz na minha carreira e o lote de pilotos de qualidade que estarão presentes no campeonato, temos muito trabalho pela frente.”

Carlos Vieira, que irá manter o mesmo navegador do ano passado, Jorge Carvalho, afirma que “é um orgulho enorme para mim representar a Hyundai, é algo que sempre sonhei poder vir a participar num projeto apoiado por uma marca. Este final de ano tem sido fantástico para mim - primeiro a conquista do título e agora esta oportunidade - e estou bastante motivado e consciente da responsabilidade que é defender as cores da Hyundai no CPR".

Mensagem de Sérgio Ribeiro, CEO da Hyundai Portugal

Nestes últimos anos, a Hyundai Portugal tem vindo a seguir um percurso sustentado de crescimento. Ao ciclo de forte renovação e alargamento da gama, marcado pelo design, democratização da tecnologia e aposta na eco-mobilidade, associamos a consolidação da Rede de Concessionários, a especialização dos recursos humanos e o forte investimento em comunicação. Com esta estratégia, crescemos desde 2014 mais de 3,5 vezes em vendas, reforçámos a nossa notoriedade e melhorámos na satisfação dos clientes.

É com este enquadramento da marca em Portugal e em linha com a estratégia global da Hyundai para o desporto automóvel, que sentimos que estão agora reunidas as condições para entrarmos no Campeonato de Portugal de Ralis.

Este projecto está a ser preparado há já algum tempo para nos certificarmos que tínhamos as melhores condições, equipas e pilotos para vencer. E é com muito orgulho que iremos apoiar oficialmente dois dos mais conceituados pilotos nacionais: Armindo Araújo, duas vezes campeão mundial de ralis produção, tetracampeão nacional de Ralis e ex-piloto WRC, e Carlos Vieira, Campeão Nacional de Velocidade e atual Campeão Nacional de Ralis. Ambos estarão ao volante do Hyundai i20 R5, que tem dado boas provas das suas potencialidades.

Aproveito ainda para agradecer a todos os patrocinadores que apostaram no Team Hyundai Portugal e respetivos pilotos, contribuindo de forma fundamental para o arranque deste projecto.

Pelo nosso empenho, garra dos pilotos, experiência das suas equipas e capacidade do Hyundai i20 R5, naturalmente que nos sentimos muito entusiasmados com a equipa Team Hyundai Portugal e estamos certos que vamos seguramente lutar para garantir os dois primeiros lugares do campeonato.

Team Hyundai Portugal

O Rali é um desporto que move multidões e em Portugal não é excepção. No nosso país, a competição está associada a emoções fortes, com legiões de fãs que a seguem e vibram com cada prova, e a Hyundai, com o seu percurso internacional nesta área, não podia deixar de estar presente.

Na Hyundai Portugal decidimos que só o deveríamos fazer assim que estivessem reunidas todas as condições para ser um projeto vencedor. O Team Hyundai Portugal tem vindo a ser trabalhado há algum tempo e entendemos que chegou agora o momento.

O caminho de crescimento rápido e sustentado que a Hyundai tem preconizado em Portugal desde 2014 foi trilhado sempre com enorme ambição, empenho e foco nos objetivos. Estes são os mesmosvalores que nos fizeram acreditar e avançar para o projeto Team Hyundai Portugal, ao que associamos a confiança no Hyundai i20 R5 e a aposta em pilotos de referência.

No âmbito do projecto internacional da Hyundai Motorsport, o Hyundai i20 R5 já deu provas de todo o seu potencial, obtendo entre outras vitórias um primeiro lugar no Rali do País de Gales no WRC2 e no último evento do Torneiro Europeu de Ralis. 

No que respeita a pilotos, com oTeam Hyundai Portugal estamos a apoiar oficialmente dois dos mais conceituados pilotos nacionais para competirem no Campeonato de Portugal de Ralis 2018. Armindo Araújo, o mais aguardado regresso a Portugal, já duas vezes campeão mundial de ralis produção, tetracampeão nacional de Ralis e ex-piloto WRC. E Carlos Vieira, Campeão Nacional de Velocidade e o actual Campeão Nacional de Ralis, que em 2018 opta pelo Hyundai i20 R5 para participar no CPR.

Estrategicamente, e em sintonia com ambos os pilotos, no Team Hyundai Portugal optamos pela independência de cada piloto na escolha da respetiva equipa técnica, ambas altamente profissionais e com muito know-how. Estamos certos que esta solução promoverá os melhores resultados, garantindo elevados padrões de performance e competitividade.

Com o “Team Hyundai Portugal / Armindo Araújo” e o “Team Hyundai Portugal / Carlos Vieira”, abordaremos o Campeonato de Portugal de Ralis 2018 com objetivos claros de vitória e permanente luta pelos dois primeiros lugares do pódio.

Para além da vertente desportiva, estamos certos que o Team Hyundai Portugal contribuirá ainda para a estratégia de aumento de notoriedade de marca, promovendo a relação emocional com o público português e trazendo mais fãs para a Hyundai.

Para isso a Hyundai Portugal irá promover ao longo do campeonato e por todo o país, dinâmicas de activação da marca, envolvendo a rede de concessionários e o público a nível local.

Team Hyundai Portugal / Armindo Araújo

Armindo Araújo é um dos mais conceituados pilotos Portugueses de ralis de todos os tempos, destacando-se no seu curriculum o título de Bicampeão do Mundo de Ralis Produção e o Tetra Campeonato Nacional de Ralis Absoluto.

No Campeonato de Portugal de Ralis 2018, Armindo Araújo contará a seu lado com o navegador Luís Ramalho que, com cerca de centena e meia de ralis disputados é, sem duvida, um dos mais experientes e conceituados navegadores portugueses. 

Tecnicamente o “Team Hyundai Portugal / Armindo Araújo” será apoiado pela RMC que garantirá a preparação e assistência do Hyundai i20 R5 em todas a provas do campeonato. 

Armindo Araújo - Testemunho

“Estou muito satisfeito por contar com o apoio da Hyundai Portugal neste regresso à competição e muito motivado para conduzir o Hyundai i20 R5. Criamos um projeto ambicioso e vamos trabalhar no sentido de lutar pelas vitórias e pela conquista do título absoluto do Campeonato de Portugal de Ralis em 2018. Sabemos que, após a paragem que fiz na minha carreira e o lote de pilotos de qualidade queestarão presentes no campeonato, temos muito trabalho pela frente. Tanto eu como o Luís Ramalho, a quem deixo aqui uma nota de boas-vindas, já estamos muito focados e motivados para conseguir alcançar os nossos objetivos.

Não posso deixar de agradecer aos meus fiéis patrocinadores, Galp, Câmara Municipal de Santo Tirso e ACP, assim como a todos aqueles me acompanharam durante toda a minha carreira e depositam confiança neste meu regresso.”

História Desportiva

Os primeiros passos de Armindo Araújo no mundo da competição motorizada deram-se nas motas, tendo participado em campeonatos e troféus nacionais de Enduro. No ano 2000 estreia-se e nesse mesmo ano sagrar-se-ia Campeão Nacional de Ralis Promoção.

Desde então iniciou uma carreira de sucesso. Após vários títulos nacionais, em 2009 Armindo Araújo cumpre um dos seus sonhos ao sagrar-se Campeão do Mundo de Ralis Produção, feito nunca antes alcançado por um português. A primeira vitória num rali do PWRC foi precisamente no Rali de Portugal, um momento que empolgou os milhares de adeptos presentes no Estádio do Algarve.

Após a brilhante conquista do Título de Campeão Mundial de Produção, Armindo Araújo propôs-se defender a coroa e tentar a sua revalidação, feito que concretizou em 2010 após quatro vitórias e três pódios em sete ralis disputados.

Com uma ascensão bem delineada desde o início da sua carreira, o piloto, natural de Santo Tirso, conseguiu em 2011 subir ao escalão máximo dos ralis mundiais. Após realizar oito provas nesse ano, Armindo Araújo é convidado, em 2012, para ser piloto oficial da MINI no Mundial de Ralis, tornando-se o primeiro português a disputar uma temporada completa ao volante de um WRC.

Títulos conquistados

2010 Campeão do Mundo de Ralis Produção

2009 Campeão do Mundo de Ralis Produção

2006 Campeão Nacional de Ralis / Campeão Nacional de Ralis -Grupo N

2005 Campeão Nacional de Ralis

2004 Campeão Nacional de Ralis / Vencedor da Classe F3

2003 Campeão Nacional de Ralis / Vencedor da Classe F3

2002 Vencedor da Classe F3

2001 Vencedor do Troféu Citroën Saxo

2000 Campeão Nacional de Ralis Promoção

Prémios e distinções

Medalha Bons Serviços Desportivos –Secretaria de Estado Juventude Desporto

Medalha de Mérito Distrital –Governo Civil do Porto

Medalha de Honra do Concelho -Camara Municipal de Santo Tirso

Personalidade do Ano –WRC

Prémio César Torres –Federação Portuguesa Automobilismo e Karting

Piloto Internacional do Ano –Mitsubishi Motors

Piloto do Ano –Revista Autosport

Capacete de Ouro –Revista Autohoje

Award PT Motorsport –Portugal Motosport

Nomeado Desportista do Ano –Globos de Ouro SIC

 

Team Hyundai Portugal / Carlos Vieira

Carlos Vieira, piloto de talento indiscutível, é o actual Campeão Nacional, em título, do Campeonato Nacional de Ralis. Na temporada de 2017 ganhou três ralis, Serras de Fafe, Rali de Portugal e Vidreiro e o Rali do Algarve. Neste último venceu 12 das 13 etapas especiais que constituem o evento.

No “Team Hyundai Portugal / Carlos Vieira”, o piloto irá manter o mesmo navegador do ano passado, Jorge Carvalho, e a mesma equipa técnica, a Sports&You.

Carlos Vieira - Testemunho

“É um orgulho enorme para mim representar a Hyundai, é algo que sempre sonhei poder vir a participar num projecto apoiado por uma marca. Este final de ano tem sido fantástico para mim -primeiro a conquista do título e agora esta oportunidade -e estou bastante motivado e consciente da responsabilidade que é defender as cores da Hyundai no CPR. Agradeço a todos que ajudaram na viabilização deste projeto, que vamos tentar retribuir com vitórias.”

História Desportiva

Carlos Vieira, nascido em Fafe, a 2 de outubro de 1983, residente em Braga e desde sempre apaixonado pelo desporto motorizado, é um dos mais conceituados e versáteis pilotos portugueses da atualidade.

Dotado de um talento inato para a condução e depois de uma ou outra participação esporádica em corridas, só em 2010 chegou à competição, para brilhar desde logo nas pistas espanholas, ao volante de um Peugeot daCopa 207 THP. Revelou-se um dos melhores do pelotão, venceu provas e terminou no quinto lugar da geral do troféu, depois de ter chegado a discutir o título.

No ano seguinte, “deu o salto” para os GT, confirmando todo o seu talento aos comandos de um bem mais potente Ginetta G50 GT4, no Campeonato de Espanha IBER GT. Sagrou-se Vice-Campeão Categoria GT Light.

Chegados a 2012, nova evolução na carreira, passando a guiar um Audi R8 LMS no Campeonato de Portugal de Circuitos, no Iberian Supercars Trophy, Taça de Portugal GTe no Campeonato de Espanha IBER GT. O resultado não podia ser melhor: venceu as três primeiras competições e foi oitavo no IBER GT.

Ainda em 2012, Carlos Vieira confirmou toda a competitividade evidenciada desde o início da carreira, brilhando no Campeonato da Europa FIA GT3 com o Audi R8 LMS e voltando a vencer provas. Chegou a estar envolvido na luta pela vitória no campeonato e terminou num excelente quarto lugar final em ano de estreia.

O ano seguinte, 2013, foi de transição. Vieira mudoude carro, passando a conduzirum Lamborghini Gallardo GT3, no Campeonato de Portugal de GT, voltando a vencer corridas e a estar novamente na luta pelo título. Mas não sem antes vencer de forma impressionante a corrida de Sport-Protótipos no Circuito da Boavista.

Em 2014, abraçou um projeto no Campeonato Nacional de Velocidade, com o protótipo Tatuus PY012. Apesar de a época ter sido marcada por alguma falta de fiabilidade do carro, esteve na luta pelo título até à última corrida, mas teve de se contentar com o vice-campeonato.

Em 2015, nova mudança radical na carreira e mais uma prova da sua grande versatilidade trouxe Carlos Vieira para a disciplina dos ralis. Começou por guiar um Porsche 997 GT3, passando depois para um Citroën DS3.

Deixou desde logo boas indicações, que confirmou no ano seguinte, em que foi sempre dos pilotos mais destacados. Mas o ano da consagração chegaria apenas em 2017, em que Carlos Vieira começou por conseguir a primeira vitória da carreira nos ralis e confirmou tudo o que dele seesperava com a conquista do título no final da época.

Títulos conquistados

2010 -5ºClassificado Copa Peugeot Espanha

2011 -Vice-Campeãode Espanha de GT4

2012 -Campeão de Portugal de circuitos e vencedor do Iberian Supercars Trophy

2014 -Vice-Campeãode Velocidade

2015 -8ºLugar no Campeonato Nacional de Ralis

2016 -6ºLugar no Campeonato Nacional de Ralis

2017 -Campeão Nacional de Ralis -Absoluto

 

 

 PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.