Enquanto a maioria das famílias preparava a entrada no novo ano, a 30 de dezembro, toda a equipa Toyota Gazoo Racing South Africa partiu rumo à América do Sul, para a 40ª edição do Rali Dakar.
Desde 2012 que a Toyota tem competido com a Toyota Hilux na mítica prova e com a mais recente evolução do modelo, toda a equipa está preparada para a grande prova. A Toyota Gazoo Racing irá alinhar no Dakar 2018 com três Hilux.
O piloto Giniel de Villiers e o seu co-piloto Dirk von Zitzewitz venceram o Dakar em 2009 e já alcançaram quatro pódios com a Toyota. O piloto Nasser Al Attiyah, que já venceu o Dakar por duas vezes conta com o co-piloto Mathieu Baumel e depois de liderar em Hilux no início da prova do ano passado, acreditam num bom resultado em 2018. A terceira dupla é composta pelo piloto Bernard ten Brinke e Michel Périn. O piloto holandês integra este ano a equipa oficial da Toyota, no entanto, conhece bem o Dakar, tendo participado desde 2012.
A nova Toyota Hilux conhecida internamente como Hilux IMA (Independent Mid-Mounted All-Wheel drive) conta com uma colocação mais central e baixa do motor bem como uma nova geometria da suspensão, o que proporciona um centro de gravidade mais baixo. A nova Hilux mantem a tração às quatro rodas, no entanto, este ano apresenta menor peso e um curso da suspensão maior (12%). A Hilux cumpre com os mais recentes regulamentos da competição, quer no limite de curso de suspensão, quer com um restritor de ar de 38mm.
Com partida de Lima no dia 6 de janeiro e chegada a Córdoba a 20 de janeiro, as primeiras etapas são no Peru, onde toda a potência do motor V8 da Hilux será necessária para superar as grandes dunas. Em seguida atravessam a fronteira para a Bolívia onde a elevada altitude promete ser um novo obstáculo. Por fim descem para terminar no norte da Argentina.
Da competição para as estradas, a Toyota Hilux possui uma vasta gama de versões de trabalho e de lazer com a robustez que a caracteriza desde a primeira geração em 1968. Apresentada em 2017, esta oitava geração mantem uma presença dominante no mercado Pick-up global há 50 anos com vendas mundiais acumuladas de mais de 18 milhões de unidades. Para além de líder de vendas na Europa, tem sido também líder de vendas em Portugal.
PR