Primeira especial do Africa Eco Race feita

03 janeiro 2018
2min.

Elisabete Jacinto  concluiu ontem a primeira especial do Africa Eco Race 2018, uma curta jornada de 92 quilómetros cronometrados disputada entre Ameziane e Merada em Marrocos, no quinto posto entre os camiões.

Equipa Bio Ritmo no Africa Race
Elisabete Jacinto completou primeira etapa do Africa Eco race 2018

Equipa Bio Ritmo no Africa Race

A equipa Bio-Ritmo® demorou 1h13m34s a cumprir o percurso do dia e registou uma diferença de 10m47s para o primeiro lugar da categoria T4, posição alcançada pelo holandês Gerard de Rooy que participa aos comandos de um potente IVECO, e está a apenas 2m05s do húngaro Miklos Kovacs, vencedor da edição de 2010 desta corrida, que é neste momento o 3.º classificado entre os camiões.

Além de esta primeira jornada ter sido bastante exigente, uma vez que grande parte do traçado era composto por caminhos estreitos, sinuosos, com muita pedra e dificuldades de navegação, uma falha no sistema sentinel, que é um aparelho que permite aos concorrentes aperceberem-se da presença de um piloto mais rápido atrás de si e que por questões de segurança devem facilitar a ultrapassagem, acabou por atrasar Elisabete Jacinto: “as especiais feitas no norte de Marrocos são sempre as mais complicadas porque os caminhos são muito justos e torna-se difícil circular com um camião. No entanto, em termos de percurso, conseguimos ultrapassar todas as contrariedades que nos apareceram. Apesar de tudo tivemos um percalço que nos atrasou bastante. Estávamos a imprimir um bom ritmo e conseguimos aproximar-nos do Tomecek, que partiu à nossa frente. Quando finalmente apareceu uma oportunidade para o ultrapassar percebemos que não tínhamos o sistema sentinel a funcionar. Andámos muito tempo no pó do dele e acabámos por perder muito tempo devido a esta falha”, contou a piloto que ocupa a 16ª posição tabela conjunta auto/camião.

Hoje disputa-se a segunda etapa do Africa Eco Race 2018 a qual se realiza entre Dar Kaoura e Agdal. A especial, que será composta por um total de 443 quilómetros cronometrados, será um reflexo da grande variedade de terrenos que Marrocos tem para oferecer destacando-se as passagens de dunas, as pistas rápidas e os caminhos de pedra. O dia vai começar com uma aproximação ao Erg Chebbi onde os concorrentes vão encontrar as primeiras dunas desta corrida. A travessia do Oued Draa também será um dos pontos altos desta jornada.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.