Carlos Papeleira na final do Optifuel Challenge

15 outubro 2019
3min.

A final internacional da 5.ª edição do Optifuel Challenge, competição de condução ecoeficiente, terá lugar em Lyon e vai contar com o português, Carlos Papeleira, entre os 25 condutores. O evento decorre a 16 de Outubro e o vencedor ganha um modelo Renault Trucks T High 480 de 2019.

---

Vai ser precisamente na cidade francesa de Lyon, onde nasceu a Renault Trucks,  que 25 condutores de camião vão esgrimir forças entre si para alcançar o título de melhor motorista do Optifuel Challenge. Entre eles vai estar Carlos Papeleira, motorista da Ribercer que venceu as etapas que se realizaram em Portugal referentes à competição.

Para chegar a esta finalíssima, os 25 condutores de outros tantos países, tiveram de competir com os demais nas provas de qualificação que aconteceram ao longo de 2019, nos seus países de origem. Agora, é a vez de apresentarem as suas qualificações na ecocondução em Lyon Saint-Priest, onde a Renault Trucks tem a sua sede.

1 renault-trucks-optifuel-challenge-2019-00_

Esta final internacional será dividida em duas partes. Os condutores começarão por preencher um questionário que testa o seu conhecimento dos princípios da ecocondução e como reduzir o consumo de combustível. Em seguida, irão participar num teste de condução em estrada aberta de 40 minutos, ao volante dum Renault Trucks T Optifuel, com um motor Euro 6 Step D de 13 litros. O vencedor será o condutor que terá consumido menos combustível sem sacrificar a velocidade comercial.

Ao longo da competição, os condutores serão assistidos por um representante da respectiva empresa e por um membro da rede local da Renault Trucks. A equipa irá ser capaz de monitorizar o seu desempenho em tempo real graças ao sistema Optifleet de gestão de frotas.

Para se garantir a igualdade de condições entre os condutores, será feito um sorteio aleatório para se determinar a ordem de passagem e as partidas dos tractores-reboque serão faseadas. Um veículo suplementar irá acompanhar cada grupo de condutores, para se ter em conta o tráfego e quaisquer outros factores que possam afectar as condições de condução.

Lista dos finalistas:

Argélia: Nabil Bedreddine, TerrenoTrans

Bélgica: Gérald Sundermann, Coca Cola European Partners Belgium 

Bulgária: Plamen Ivanov, Sunny Co Ltd.

Chile: Miguel Vargas, Transportes Berrios

República Checa: David Suchánek, Josef Lux – Eurotrans

Estónia: Kalle Puhm, Velirek Oü

França: Pascal Bosser, Transports Rollin

Hungria: János Szabados, Moltrans

Israel: Shlomo Bezerano, Bezerano Transport

Itália: Daniele Lucertini, Autotrasporti Lucertini SRL

Letónia: Andrejs Šēfers, IFT, SIA

Lituânia: Erikas Sadauskas, MS Transport, UAB

Luxemburgo: Mickael Schmitt, Di Edigio

Marrocos: Atman Kardach, Socamtra

Polónia: Piotr Krahel, Concept Cargo Logistics

Portugal: Carlos Papeleira, Ribercer

Roménia: Costin Anghelescu, Costi Trans

Sérbia e Montenegro: Dragan Radenković, Transport Mršević

Eslováquia: František Oravec, František Oravec

Espanha: Raúl Álvarez Taboada, Galicia Direct

Suíça: Reto Winterberger, Wüthrich Transporte GmbH

Tunísia: Adel Nefzi, Transpool

Turquia: Omer Yaman, Aktur Logistic

Ucrânia: Yevhen Zhuravlov, Zhuravlov PE

Reino Unido: Gary Masterman, Earl Transport ltd


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.