IVECO vence Europeu FIA de Camiões 2019

10 outubro 2019
4min.

A IVECO foi a vencedora absoluta do Campeonato da Europa FIA de Camiões 2019 pelo segundo ano consecutivo, enquanto Jochen Hahn, aos comandos de um IVECO Stralis, garantiu o ceptro de Pilotos deste mesmo europeu de camiões, alcançando-o pela 6ª vez na sua carreira.

---

Sempre na qualidade de patrocinador técnico da “Die Bullen von IVECO”, estrutura resultante da parceria entre as equipas Team Schwabentruck e Team Hahn, a IVECO sagrou-se, uma vez mais, Campeã por Equipas do Campeonato da Europa FIA de Camiões, repetindo, assim, igual resultado alcançado na edição de 2018. Através da formação Die Bullen von IVECO Team, a marca italiana foi a dominadora da presente temporada, ascendendo à liderança logo na primeira jornada, em Misano, posição que depois manteve à medida que os eventos se desenrolaram. O título por Equipas foi alcançado em Le Mans, na penúltima etapa do ano, uma semana antes do Grand Prix final, realizado em Jarama.

IVECO2

Graças à excepcional performance do piloto Jochen Hahn, que somou um total de 13 vitórias em corridas – pelo menos uma em cada um dos 8 eventos – e 18 outras subidas ao pódio, a IVECO também garantiu o 1º lugar no ranking de Pilotos. Aliás, o piloto do Team Hahn reivindicou o título de Campeão Europeu FIA de Camiões pela 6ª vez na sua carreira.

Já Steffi Halm, naquela que foi a sua segunda temporada como líder do Team Schwabentruck, subiu 11 vezes ao pódio, garantindo uma pontuação que a levou do 6º lugar, alcançado no ano passado, para a 4ª posição do ranking de Pilotos em 2019.

Gerrit Marx, Presidente Comercial e de Veículos Especiais da IVECO, referiu que “estamos muito orgulhosos dos excelentes resultados alcançados pelo Team Die Bullen von IVECO com os nossos camiões Stralis, que voltaram a provar a sua capacidade de competir ao mais alto nível, de um modo fiável e consistente, garantindo uma performance vencedora”, para adiantar de seguida que “foi um grande esforço conjunto dos diferentes técnicos, engenheiros e mecânicos da equipa, que trabalharam incansavelmente ao lado dos pilotos, processo recompensado com novo título no Campeonato Europeu de Camiões. Parabéns a todos!”, disse.

IVECO3

De referir, por ultimo, que a IVECO participou no Campeonato da Europa FIA de Camiões como patrocinador técnico da Die Bullen von IVECO, formação que resulta de uma parceria entre o Team Hahn Racing e o Team Schwabentruck. Este último tem representado a marca nos últimos 10 anos, enquanto o Team Hahn competiu com um camião Stralis pelo terceiro ano consecutivo.

A marca italiana apoia a equipa através dos camiões de competição Stralis 440 E 56 XP-R de 5,3 toneladas, animado por um motor IVECO Cursor 13 desenvolvido pela FPT Industrial, com uma impressionante potência de 1180 CV. Estes veículos estão especificamente projectados e equipados para alcançar 160 km/h, a velocidade máxima permitida pelos regulamentos.

“É, de novo, uma honra, sermos o coração que bate por debaixo do capot dos camiões Stralis de competição das equipas Schwabentruck e Hahn. A versão de competição do nosso motor Cursor 13 demonstrou um equilíbrio em termos de performance e durabilidade, sob condições de enorme desafio e exigência, em perfeita simbiose com o talento de ambas as equipas”, disse Annalisa Stupenengo, presidente da FPT Industrial.

"Esta é mais uma clara evidência da excelência dos nossos produtos, em resultado dos nossos contínuos esforços em busca de novas evoluções", concluiu.

IVECO1

Classificações

Campeonato Europeu PIA Camiões 2019 (Pilotos): 1º Jochen Hahn (IVECO), com 370 pontos; 2º Antonio Albacete (MAN), 268 pts; 3º Adam Lacko (Freightliner), 261pts; 4º Steffi Halm (IVECO), 212 pts e 5º Sascha Lenz (MAN), com 192 pontos.

Equipas: 1º Die Bullen Von IVECO, com 627 pontos; 2º Löwen Power, 510pts; 3º Buggyra Racing 1969, 395pts; 4º Tankpool 24 Racing, 280pts e 5º Reboconort Truck Racing Team, com 193 pontos.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.