LUÍS SIMÕES CELEBRA 70 ANOS DE HISTÓRIA

14 novembro 2018
5min.

A Luís Simões celebra em 2018 o seu 70º aniversário. Uma longa trajectória marcada pelo empreendedorismo, pela inovação e pela sustentabilidade como motores fundamentais de crescimento.

Luis Simões

A aposta inovadora da Luís Simões traduz-se num crescimento da actividade e da produtividade da empresa. Um exemplo é o relevante aumento das unidades de copacking produzidas por mês, que alcançaram os 3,2 milhões de unidades em 2017, um valor cinco vezes superior ao de 2008, que se situou em 502.000 unidades.

Nos últimos dez anos a Luís Simões duplicou o número de centros de operações logísticas e cresceu 80% nas suas plataformas de cross docking, aumentando a sua rede na Península Ibérica. A LS já opera em 50 locais face aos 22 em que estava presente em 2008, e em 2017 os seus veículos percorreram mais de 200 milhões de quilómetros.

Também nesta última década a Luís Simões investiu 70 milhões de euros na automatização dos seus Centros de Operações Logísticas (COL). Especial destaque para o COL de Cabanillas del Campo, Guadalajara, dotado das mais recentes tecnologias em sistemas e processos, o que contribui para o incremento da produtividade das operações.

No último exercício, a Luís Simões facturou 239 milhões de euros, o que representa uma evolução de 7,7% relativamente ao ano anterior. O impulso da inovação e da sustentabilidade favoreceram o crescimento do grupo de forma exponencial. De facto, na última década a Luís Simões incrementou o seu volume de vendas em cerca de 50%.  

Sustentabilidade

Ao longo destes 70 anos de história a sustentabilidade também esteve presente em toda a atividade desenvolvida pela Luís Simões. De facto, em 2010 foi a primeira empresa de transporte e logística a nível ibérico a operar com Gigaliners. Na última década a Luís Simões reduziu a emissão de gases com efeito de estufa em 16%.

O compromisso da Luís Simões com o meio ambiente está patente também no crescimento da taxa de reciclagem de resíduos, que cresceu cerca de 55% para 79% nos últimos 10 anos. Também a atualização da frota é uma das constantes da empresa. Em 2008 apenas 33% da frota LS era composta por veículos com motorização Euro V, enquanto que atualmente 83% possuem motores Euro VI e 14% são Euro V.

70 anos de reconhecimento

Nos seus 70 anos de viagem a Luís Simões recebeu diversos reconhecimentos pelo seu desempenho no mercado ibérico, de que se destacam o Prémio Kaizen, atribuído pelo Instituto Kaizen) ou o Master Operação Logística (outorgado pela revista Distribuição Hoje, meio de referência no sector), entre outros. Em maio último José Luís Simões, presidente do conselho de administração, foi distinguido em Badajoz com o Prémio ROS Internacional.

Um galardão que em cada ano reconhece a trajectória profissional de um empresário cuja empresa tenha especial relevância na região da Extremadura Espanhola, onde a LS opera há mais de 30 anos. Para celebrar os 70 anos, a Luís Simões acaba de lançar um novo website, com uma imagem renovada e modernizada, reflexo das aprendizagens adquiridas ao longo da sua história. A aposta do operador pela digitalização reflecte-se nesta nova plataforma, com um design adaptado às exigências dos consumidores e uma melhor navegabilidade.

A Luís Simões nasce em 1948 como uma empresa familiar de transporte de mercadorias que, graças à inovação e à sustentabilidade, evoluiu até ser, hoje, líder no mercado de fluxos de transporte rodoviário entre Portugal e Espanha.

“Este ano 2018 comemoramos 70 anos de um caminho que percorremos com a dedicação de cada um dos nossos colaboradores, com a confiança dos nossos clientes e com a cumplicidade dos nossos parceiros. São 70 anos de sonhos realizados através de um árduo trabalho, de uma vontade constante e da capacidade de fazer mais e melhor. 70 anos de compromisso inequívoco com a sustentabilidade. E graças aos nossos colaboradores, aos nossos clientes e aos nossos parceiros poderemos enfrentar os desafios vindouros, porque juntos seremos capazes de continuar a avançar na estrada do futuro.”, afirma José Luís Simões, Presidente do Conselho de Administração da Luís Simões.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.