Dachser investe em tecnologia de geolocalização

07 novembro 2018
2min.

A Solução IoT, desenvolvida em parceria com a Minsait,geolocaliza produtos em armazém. O projeto representa um marco na área da logística e revela a importância que este tipo de inovação assume na transformação digital do sector.

Dachser_Minsait_Indra

 

Conseguir identificar um produto, assim como o local exacto em que se encontra no armazém, são questões determinantes para a evolução tecnológica das empresas de logística e factores-chave para a rentabilidade e produtividade dessas organizações. Atenta a esta questão, a Dachser – dando continuidade à forte aposta ao nível da transformação digital – desenvolveu, em parceria com a Minsait, empresa do grupo Indra (multinacional especialista em soluções e serviços tecnológicos), um projecto com base na tecnologia IoT (Internet das Coisas).

Com este sistema, colocado exclusivamente nas jaulas utilizadas no transporte de carga não paletizada ou de elevado valor, passa a ser possível geolocalizar a mercadoria existente nos armazéns em toda a Península Ibérica. Refira-se, que a ferramenta de rastreabilidade recorre a dispositivos instalados nas jaulas em que a mercadoria se encontra armazenada e, ainda, a uma plataforma disponível na nuvem (suportada pela rede Sigfox) para monitorizar os movimentos, em tempo real, desses produtos, o que permite um controlo e gestão eficientes dos mesmos.

“O geoposicionamento assume-se como um elemento essencial para analisar desvios numa operação, medir tempos de utilização dos equipamentos, implementar medidas de segurança, entre outros benefícios”, indica Roberto Espina Manchón, diretor de Serviços e Infraestruturas da Minsait. Para o responsável, “este tipo de soluções, com grande potencial de evolução, é crucial para a transformação digital do sector logístico”. Por sua vez, Juan Quintana, CEO da Dachser Iberia, revela que “ter acesso a informação rigorosa, e em tempo real, sobre a operação, nos mais diversos níveis, é imprescindível para se alcançar uma gestão eficiente”. “Os dados devem, por isso, permitir antecipar e minimizar qualquer impacto nas etapas seguintes do processo”, conclui.

A tecnologia, que estará disponível nos centros European Logistics da Dachser Iberia, será implementada durante o ano de 2018 e 2019. Refira-se que este projeto assume uma importância extrema para o setor e confirma o sucesso da parceria entre a multinacional e a Minsait, um dos seus principais fornecedores de serviços na área das tecnologias de informação.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.